Sumários

Apresentações de Alunos

8 Maio 2024, 16:00 Cláudia Álvares


Apresentações de alunos em cumprimento de modalidade de avaliação contínua.

Preparação Apresentações

7 Maio 2024, 20:30 Vania Baldi


Avaliação dos trabalhos em curso por cada grupo.

Apresentações de Alunos

7 Maio 2024, 16:00 Cláudia Álvares


Apresentações de alunos em cumprimento de modalidade de avaliação contínua.

Preparação trabalhos de grupo

30 Abril 2024, 20:30 Vania Baldi


Discussão sobre temas e autores para a apresentações finais de grupo

Opinião Pública na Era Digital

24 Abril 2024, 16:00 Cláudia Álvares


- Dificuldade dos modelos tradicionais da comunicação em ajudar-nos a compreender a influência dos novos media na capacidade de moldar as crenças
- Metáforas que descrevem consequências do ecossistema dos novos media - echo chambers & filter bubbles - como devendo ser substituídas por 'feedback loops'
- 'Feedback loops' como dizendo respeito a situações online em que a) a posição em que um item é exibido num site influencia o clickbait; b) os 'cliques' podem influenciar a posição desse item para quem visitar o site no futuro
- Processos de partilha por um lado e sistema de recomendações por outro lado como contribuindo para o processo designado por 'feedback loops' sobre o qual assenta o ecossistema dos novos media

Bibliografia: 

Borgesius, F. J. Z. & Trilling, D., Möller, J., Bodó, B., de Vreese, C. H. & Helberger, N. (2016). Should we worry about filter bubbles?. Internet Policy Review 5(1). https://doi.org/10.14763/2016.1.401

 

Bruns, A. (2019) It’s Not the Technology, Stupid: How the ‘Echo Chamber’ and ‘Filter Bubble’ Metaphors Have Failed Us. Comunicação apresentada no Congresso IAMCR 2019, em Madrid, Espanha 7-11 de julho de 2019, Submissão nº 19771. Mediated Communication, Public Opinion and Society Section.

 

Trilling, D., Tolochko, P., & Burscher, B. (2017). From Newsworthiness to Shareworthiness: How to Predict News Sharing Based on Article Characteristics. Journalism & Mass Communication Quarterly, 94(1), 38-60. https://doi.org/10.1177/1077699016654682