Sumários

Opinião Pública na Era Digital

24 Abril 2024, 16:00 Cláudia Álvares


- Dificuldade dos modelos tradicionais da comunicação em ajudar-nos a compreender a influência dos novos media na capacidade de moldar as crenças
- Metáforas que descrevem consequências do ecossistema dos novos media - echo chambers & filter bubbles - como devendo ser substituídas por 'feedback loops'
- 'Feedback loops' como dizendo respeito a situações online em que a) a posição em que um item é exibido num site influencia o clickbait; b) os 'cliques' podem influenciar a posição desse item para quem visitar o site no futuro
- Processos de partilha por um lado e sistema de recomendações por outro lado como contribuindo para o processo designado por 'feedback loops' sobre o qual assenta o ecossistema dos novos media

Bibliografia: 

Borgesius, F. J. Z. & Trilling, D., Möller, J., Bodó, B., de Vreese, C. H. & Helberger, N. (2016). Should we worry about filter bubbles?. Internet Policy Review 5(1). https://doi.org/10.14763/2016.1.401

 

Bruns, A. (2019) It’s Not the Technology, Stupid: How the ‘Echo Chamber’ and ‘Filter Bubble’ Metaphors Have Failed Us. Comunicação apresentada no Congresso IAMCR 2019, em Madrid, Espanha 7-11 de julho de 2019, Submissão nº 19771. Mediated Communication, Public Opinion and Society Section.

 

Trilling, D., Tolochko, P., & Burscher, B. (2017). From Newsworthiness to Shareworthiness: How to Predict News Sharing Based on Article Characteristics. Journalism & Mass Communication Quarterly, 94(1), 38-60. https://doi.org/10.1177/1077699016654682

Trabalhos de grupo

23 Abril 2024, 20:30 Vania Baldi


Constituição de trabalhos de grupo, escolhas dos temas e preparação das apresentações.

Os Efeitos de Terceira e Primeira Pessoa

17 Abril 2024, 16:00 Cláudia Álvares


- Teoria do Efeito da Terceira Pessoa

- Conveniência Social das Mensagens
- Perceção de Conteúdos Indesejáveis
- Perceção de Conteúdos Desejáveis
- Efeito de Primeira Pessoa
- Investigação de Innes & Zeitz (1988), Tiede, Silverblatt, Havice & Rosenfeld (1991), Hoorens & Ruiter (1996), Day (2008)

Bibliografia: 

Conners, J.L. (2005) ‘Understanding the Third-Person Effect.’ Communication Research Trends 24(2):2-21.

 

Davison, W. P. (1983) ‘The Third-Person Effect in Communication.’ Public Opinion Quarterly 47(1): 1-15.

 


O Agendamento Mediático

20 Março 2024, 16:00 Cláudia Álvares


- Ponto de partida: Ideia de que os media alteram atitudes numa campanha eleitoral ainda não foi comprovada de modo conclusivo;
- Influência dos mass media na saliência de atitudes em torno de assuntos políticos;
- Modelo do 'Agenda-Setting' - media como definindo o calendário e hierarquia dos acontecimentos de que fala o público;
- Possíveis incompatibilidades entre Modelos de 'Agenda-Setting' e o de 'Perceção Seletiva';

Bibliografia:

McCombs, M. E. & Shaw, D. L. (1995) ‘The Agenda-Setting Function of Mass Media’, in Oliver Boyd-Barrett & Chris Newbold (eds.) Approaches to Media: A Reader. London: Arnold, 1972, pp. 153-63.

 

Silva Junior, J.A. da, Procópio, P.P., Santos Melo, M. dos (2008) ‘Entrevista a Maxwell McCombs: Um Panorama da Teoria do Agendamento, 35 anos depois de sua formulação.’ Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 31(2): 205-221.

Teste de avaliaçãp

19 Março 2024, 20:30 Vania Baldi


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