Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01721
Acrónimo :
01721
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não aplicável.

Objetivos Gerais / Objectives


Os objetivos gerais desta unidade curricular consistem em capacitar os estudantes para uma compreensão crítica da relação entre os media e a opinião pública, explorando as dinâmicas que moldam a formação de opiniões em diferentes contextos históricos e contemporâneos. Através de uma abordagem teórico-prática, a UC visa analisar o impacto das sondagens, o papel da mediatização, e as teorias do agendamento e do fluxo de comunicação a dois níveis. Além disso, serão explorados o efeito da terceira pessoa e os desafios impostos pela era digital, como as “echo chambers” e “filter bubbles”, permitindo aos estudantes avaliar as profundas transformações que o jornalismo e a opinião pública enfrentam no atual ecossistema mediático global.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Capacitar os estudantes para uma compreensão crítica da evolução do conceito de opinião pública, desde as suas origens até ao impacto das sondagens e os desafios associados à sua precisão. 2. Analisar criticamente o impacto dos media no processo político e na formação de opinião pública. 3. Explorar a função do Agendamento Mediático e os Efeitos dos Media na Opinião Pública 4. Avaliar o impacto das redes sociais e da desinformação na opinião pública A combinação de exposições teóricas, estudos de caso, debates e pesquisa autónoma garante a coerência entre os métodos de ensino e os objetivos de aprendizagem, permitindo que os estudantes desenvolvam uma compreensão crítica e aplicada das matérias.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução à Opinião Pública: Quando as Sondagens Erram II. História da Opinião Pública II. Mediatização e Opinião Pública III. A Institucionalização Política da Opinião Pública IV. Fluxo de Comunicação a Dois Níveis V. O Agendamento Mediático e a Opinião Pública: Os Efeitos dos Media VI. ‘The Third Person Effect’ (Efeito da Terceira Pessoa) na Comunicação VII. A Opinião Pública na Era Digital

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos indicados expressam os objetivos da unidade curricular, focando-se em teorias, conceitos e temáticas específicas sobre Media e Opinião Pública, e reconduzindo aos diferentes objetivos apontados nos pontos anteriores.

Avaliação / Assessment


Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou pelo exame final. Apenas os alunos que tenham feito as apresentações em aula poderão entregar trabalhos em 1ª Época. A avaliação ao longo do semestre comporta os seguintes elementos: Apresentação Oral sobre Estudo de Caso (35%) O aluno deverá desenvolver um tópico de atualidade noticiosa, nacional ou global, de acordo com os parâmetros lecionados num dos módulos da UC. A apresentação do estudo de caso (proveniente dos media noticiosos) será feita em grupo e não poderá exceder os 10 minutos, reservando-se 5 minutos para comentários. Trabalho Individual Final (60%) Pede-se ao aluno que submeta, na plataforma Moodle do ISCTE-IUL, um trabalho final individual (3000 palavras) em que desenvolve o tópico apresentado previamente em aula, com uma maior complexidade, permitindo interligação, na sua análise, de teorias e debates relevantes abordados no módulo na sua análise. Essa maior sofisticação esperada prende-se também com a incorporação dos comentários tecidos pelo docente na altura da apresentação. Colaboração em Sala de Aula (5%) A colaboração em sala de aula avalia a capacidade do aluno trabalhar de forma cooperativa em contexto de sala de aula, contribuindo de maneira positiva para a aprendizagem coletiva e demonstrando habilidades de comunicação e espírito de equipa.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As metodologias de ensino e aprendizagem desta unidade curricular são concebidas para proporcionar uma abordagem equilibrada entre teoria e prática, promovendo a interação ativa dos estudantes com os conteúdos e o desenvolvimento de competências críticas e aplicadas. As aulas expositivas proporcionam aos estudantes uma base teórica sólida sobre a evolução da opinião pública, a mediatização e os seus impactos. Estas aulas estruturadas facilitam a compreensão de conceitos centrais e a apresentação de casos históricos e atuais que ilustram os temas do curso. Esta metodologia está diretamente ligada ao objetivo de proporcionar uma compreensão crítica das dinâmicas da opinião pública e dos media. A análise de casos reais relacionados com os temas abordados, como a mediatização política ou os efeitos das redes sociais na opinião pública, permite aos estudantes aplicar os conceitos teóricos em situações concretas. Os debates promovem a participação ativa dos estudantes, incentivando a troca de ideias e a discussão de diferentes perspetivas sobre os efeitos dos media e a formação da opinião pública.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e avaliação da UC estão alinhadas com os objetivos de aprendizagem, garantindo que os estudantes não apenas compreendam os conceitos fundamentais, mas que também os apliquem criticamente em contextos reais. A integração entre teoria, prática e avaliação contínua permite um desenvolvimento completo das competências críticas e analíticas necessárias para a compreensão da opinião pública e do papel dos media na sociedade atual. As apresentações orais incentivam a investigação e a análise crítica de estudos de caso, permitindo aos estudantes aplicar teorias aprendidas em sala de aula a exemplos concretos, estimulando a sua capacidade de reflexão crítica. O trabalho final exige que os estudantes aprofundem um dos pontos programáticos da UC, interligando teorias e conceitos com debates contemporâneos. Esta avaliação promove a autonomia e o pensamento crítico, assegurando que os estudantes alcancem um nível mais elevado de sofisticação na análise.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Álvares, C. (2024) “A História não é bem como a Contam”: Lutas pelo Controlo da Mente do Cidadão Comum e a sua Legitimação Científica nos Primórdios da Comunicação de Massas. In A Nova Comunicação (org. G. Cardoso). Lisboa: Almedina, pp. 61-78. Conners, J. L. (2005). Understanding the Third-Person Effect. Communication Research Trends, 24(2), 2-21. Katz, E. (1957). The Two-Step Flow of Communication: An Up-To-Date Report on an Hypothesis. Public Opinion Quarterly, 21(1), 61-78. McCombs, M. E., & Shaw, D. L. (1995). The Agenda-Setting Function of Mass Media. In Oliver Boyd-Barrett & Chris Newbold (Eds.), Approaches to Media: A Reader (pp. 153-163). London: Arnold. Splichal, S. (1997). Political Institutionalisation of Public Opinion through Polling. Javnost – The Public, 4(2), 17-38. Strömbäck, J. (2008). Four Phases of Mediatization: An Analysis of the Mediatization of Politics. The Harvard International Journal of Press/Politics, 13(3), 228-246.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Brosius, H. B., & Weimann, G. (1996). Who Sets the Agenda?: Agenda-Setting as a Two-Step Flow. Communication Research, 23(5), 561–580.Davison, W. P. (1983). The Third-Person Effect in Communication. Public Opinion Quarterly, 47(1), 1-15. Bruns, A. (2019). It’s Not the Technology, Stupid: How the ‘Echo Chamber’ and ‘Filter Bubble’ Metaphors Have Failed Us. Paper presented at the IAMCR 2019 Conference in Madrid, Spain, 7-11 July 2019. Submission nº 19771 (Mediated Communication, Public Opinion and Society Section). Duguay, S. (2017). Social Media’s Breaking News: The Logic of Automation in Facebook Trending Topics and Twitter Moments. Media International Australia, 166(1), 20-33. Flaxman, S. R., Goel, S., & Rao, J. M. (2016). Filter Bubbles, Echo Chambers, and Online News Consumption. Public Opinion Quarterly, 80(S1), 298-320. Rieffel, R. (2003). Os Media, a Opinião Pública e o Espaço Público. In Joaquim Fidalgo & Manuel Pinto (Eds.), Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora, Col. Comunicação, pp. 33-53. Silva Junior, J. A. da, Procópio, P. P., & Santos Melo, M. dos. (2008). Entrevista a Maxwell McCombs: Um Panorama da Teoria do Agendamento, 35 anos depois de sua formulação. Intercom – Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, 31(2), 205-221.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-09-19