Sumários
Apresentações de Grupo
21 Maio 2025, 16:00 • Cláudia Álvares
Apresentação de grupo, na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Apresentações de Grupo
21 Maio 2025, 14:00 • Cláudia Álvares
Apresentação de grupo, na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Apresentações de Grupo
19 Maio 2025, 20:30 • Cláudia Álvares
Apresentação de grupo, na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
Apresentações de Grupo
19 Maio 2025, 18:00 • Cláudia Álvares
Apresentação de grupo, na modalidade de avaliação ao longo do semestre.
O Agendamento Mediático na Era Digital
30 Abril 2025, 16:00 • Cláudia Álvares
Abordou-se o modelo clássico de agenda-setting, segundo o qual os media influenciam os temas sobre os quais o público pensa, ao definir a hierarquia dos assuntos no espaço público. Discutiu-se a transformação desse modelo na era digital, marcada pela descentralização informativa, pela participação ativa dos utilizadores e pela lógica algorítmica das redes sociais. Analisaram-se ainda os impactos da fragmentação mediática e a emergência de múltiplas agendas paralelas, ilustrados pelos casos do #BlackLivesMatter e da atuação digital de Rafael Glucksmann. Concluiu-se que o modelo tradicional permanece relevante, mas precisa de ser atualizado para refletir as dinâmicas interativas e híbridas do ecossistema comunicacional contemporâneo.
McCombs, M.
& Shaw, D. L. (1972) “The Agenda-Setting Function of Mass Media.” Public
Opinion Quarterly, 36(2), 176–187
Harder, R. A.,
Sevenans, J., & Van Aelst, P. (2017). Intermedia Agenda Setting in the
Social Media Age: How Traditional Players Dominate the News Agenda in Election
Times. The International Journal of Press/Politics, 22(3),
275-293. https://doi.org/10.1177/1940161217704969 (Original
work published 2017)
Meraz, S. &
Papacharissi, Z. (2013) “Networked Gatekeeping and Networked Framing on
#Egypt.” The International Journal of
Press/Politics, 18(2), 138–166.