Sumários
A Opinião Pública na Era Digital
9 Abril 2025, 16:00 • Cláudia Álvares
Bruns, A. (2019) It’s Not the Technology, Stupid: How the ‘Echo Chamber’ and ‘Filter Bubble’ Metaphors Have Failed Us. PAPER PRESENTED AT THE IAMCR 2019 CONFERENCE IN MADRID, SPAIN, 7-11 JULY 2019. SUBMISSION NO. 19771. MEDIATED COMMUNICATION, PUBLIC OPINION AND SOCIETY SECTION.
Borgesius, F.J., Trilling, D., Möller, J., Bodó, B., de Vreese, C.H., & Helberger, N. (2016). Should we worry about filter bubbles? Internet Policy Review, 5(1). https://doi.org/10.14763/2016.1.401
Shrum, L. J. (2008). Attitudes, Values, and Beliefs, Media Effects on. The International Encyclopedia of Communication. doi:10.1002/9781405186407.wbie
Trilling, D., Tolochko, P., & Burscher, B. (2016). From Newsworthiness to Shareworthiness: How to Predict News Sharing Based on Article Characteristics. Journalism & Mass Communication Quarterly, 94(1), 38-60.
A Opinião Pública na Era Digital
8 Abril 2025, 20:30 • Cláudia Álvares
Bruns, A. (2019) It’s Not the Technology,
Stupid: How the ‘Echo Chamber’ and ‘Filter Bubble’ Metaphors Have Failed Us. PAPER
PRESENTED AT THE IAMCR 2019 CONFERENCE IN MADRID, SPAIN, 7-11 JULY 2019. SUBMISSION
NO. 19771. MEDIATED COMMUNICATION, PUBLIC OPINION AND SOCIETY SECTION.
Borgesius, F.J., Trilling, D., Möller, J.,
Bodó, B., de Vreese, C.H., & Helberger, N. (2016). Should we worry about
filter bubbles? Internet Policy Review, 5(1).
https://doi.org/10.14763/2016.1.401
Shrum, L. J. (2008). Attitudes, Values, and
Beliefs, Media Effects on. The International Encyclopedia of
Communication. doi:10.1002/9781405186407.wbie
Trilling, D., Tolochko, P., & Burscher, B.
(2016). From Newsworthiness to Shareworthiness: How to Predict News Sharing
Based on Article Characteristics. Journalism & Mass
Communication Quarterly, 94(1), 38-60.
Fluxo de Comunicação a Dois Níveis
2 Abril 2025, 16:00 • Cláudia Álvares
A aula abordou a teoria dos efeitos limitados dos media, destacando a importância das interações sociais e dos líderes de opinião no processo de formação de opiniões. Com base em estudos de Lazarsfeld, demonstrou-se que os media raramente influenciam diretamente os indivíduos, sendo a comunicação mediada por figuras de confiança nos grupos sociais. Foram ainda discutidos os modelos atuais de fluxo de comunicação em rede, marcados pela influência algorítmica e pelo papel central das redes sociais.
Bibliografia
Brosius, H.B. & Weimann, G. (1996) ‘Who Sets the Agenda?: Agenda-Setting as a Two-Step Flow.’ Communication Research 23(5): 561–580.
Katz, E. (1957) ‘The Two-Step Flow of Communication: An Up-To-Date Report on an Hypothesis.’ Public Opinion Quarterly 21(1, Anniversary Issue Devoted to Twenty Years of Public Opinion Research): 61-78.
Fluxo de Comunicação a Dois Níveis
1 Abril 2025, 20:30 • Cláudia Álvares
A aula abordou a teoria dos efeitos limitados dos media, destacando a importância das interações sociais e dos líderes de opinião no processo de formação de opiniões. Com base em estudos de Lazarsfeld, demonstrou-se que os media raramente influenciam diretamente os indivíduos, sendo a comunicação mediada por figuras de confiança nos grupos sociais. Foram ainda discutidos os modelos atuais de fluxo de comunicação em rede, marcados pela influência algorítmica e pelo papel central das redes sociais.
Bibliografia
Brosius, H.B. & Weimann, G. (1996) ‘Who Sets the
Agenda?: Agenda-Setting as a Two-Step Flow.’ Communication Research 23(5):
561–580.
Katz, E. (1957) ‘The Two-Step Flow
of Communication: An Up-To-Date Report on an Hypothesis.’ Public Opinion
Quarterly 21(1, Anniversary Issue Devoted to Twenty Years of Public Opinion
Research): 61-78.
Mediatização e Opinião Pública
26 Março 2025, 16:00 • Cláudia Álvares
Strömbäck, J. (2008) ‘Four Phases of Mediatization: An Analysis of the Mediatization of Politics’, The Harvard International Journal of Press/Politics 13(3):228-246.