Sumários

Apresentações de Grupo

21 Maio 2025, 16:00 Cláudia Álvares


Apresentação de grupo, na modalidade de avaliação ao longo do semestre. 

Apresentações de Grupo

21 Maio 2025, 14:00 Cláudia Álvares


Apresentação de grupo, na modalidade de avaliação ao longo do semestre. 

Apresentações de Grupo

19 Maio 2025, 20:30 Cláudia Álvares


Apresentação de grupo, na modalidade de avaliação ao longo do semestre. 

Apresentações de Grupo

19 Maio 2025, 18:00 Cláudia Álvares


Apresentação de grupo, na modalidade de avaliação ao longo do semestre. 

O Agendamento Mediático na Era Digital

30 Abril 2025, 16:00 Cláudia Álvares


Abordou-se o modelo clássico de agenda-setting, segundo o qual os media influenciam os temas sobre os quais o público pensa, ao definir a hierarquia dos assuntos no espaço público. Discutiu-se a transformação desse modelo na era digital, marcada pela descentralização informativa, pela participação ativa dos utilizadores e pela lógica algorítmica das redes sociais. Analisaram-se ainda os impactos da fragmentação mediática e a emergência de múltiplas agendas paralelas, ilustrados pelos casos do #BlackLivesMatter e da atuação digital de Rafael Glucksmann. Concluiu-se que o modelo tradicional permanece relevante, mas precisa de ser atualizado para refletir as dinâmicas interativas e híbridas do ecossistema comunicacional contemporâneo.

McCombs, M. & Shaw, D. L. (1972) “The Agenda-Setting Function of Mass Media.” Public Opinion Quarterly, 36(2), 176–187

Harder, R. A., Sevenans, J., & Van Aelst, P. (2017). Intermedia Agenda Setting in the Social Media Age: How Traditional Players Dominate the News Agenda in Election Times. The International Journal of Press/Politics, 22(3), 275-293. https://doi.org/10.1177/1940161217704969 (Original work published 2017)

Meraz, S. & Papacharissi, Z. (2013) “Networked Gatekeeping and Networked Framing on #Egypt.” The International Journal of Press/Politics, 18(2), 138–166.