Sumários

A institucionalização da Opinião Pública através das sondagens

19 Março 2025, 16:00 Cláudia Álvares


– A institucionalização da opinião pública mediante três formas principais: parlamento, imprensa e sondagens
– O parlamento é visto como expressão da vontade de uma elite, segundo Tönnies e Splichal
– A imprensa, inicialmente defensora da liberdade contra o poder estatal, torna-se instrumento de partidos e corporações
– As sondagens, desenvolvidas por Gallup, visam compensar limites da democracia representativa, mas recebem críticas de autores como Rogers, Albig e Blumer por distorcerem a opinião pública e favorecerem elites
– Splichal e outros alertam para a crescente influência dos media e sondagens na definição do espaço público, muitas vezes de forma sensacionalista


Bibliografia: 

Splichal, S. (1997) ‘Political Institutionalisation of Public Opinion through Polling.’ Javnost – The Public 4(2): 17-38.

A institucionalização da Opinião Pública através das sondagens

18 Março 2025, 20:30 Cláudia Álvares


– A institucionalização da opinião pública mediante três formas principais: parlamento, imprensa e sondagens
– O parlamento é visto como expressão da vontade de uma elite, segundo Tönnies e Splichal
– A imprensa, inicialmente defensora da liberdade contra o poder estatal, torna-se instrumento de partidos e corporações
– As sondagens, desenvolvidas por Gallup, visam compensar limites da democracia representativa, mas recebem críticas de autores como Rogers, Albig e Blumer por distorcerem a opinião pública e favorecerem elites
– Splichal e outros alertam para a crescente influência dos media e sondagens na definição do espaço público, muitas vezes de forma sensacionalista


Bibliografia: 

Splichal, S. (1997) ‘Political Institutionalisation of Public Opinion through Polling.’ Javnost – The Public 4(2): 17-38.

A Teoria da Sugestão na Comunicação de Massa

12 Março 2025, 16:00 Cláudia Álvares


  •      Teorias da Multidão (Sécs. XIX e XX): Gustave Le Bon e Gabriel Tarde.

o   Aplicações históricas na propaganda e política, incluindo regimes totalitários

  • Teoria da Imitação (Gabriel Tarde): A sociedade funciona como uma rede de influências onde comportamentos e crenças são transmitidos por imitação.
  • Revolução Francesa e Psicologia das Multidões:

·       Le Bon argumenta que os líderes revolucionários exploraram a irracionalidade coletiva para provocar mudanças sociais.

·       A imprensa teve papel central na formação da opinião pública e na difusão de ideias políticas.

·       Le Bon e a Psicologia das Multidões: Defende que os indivíduos, ao se inserirem numa multidão, perdem identidade e racionalidade.

·       Elementos principais: anonimato, contágio e sugestionabilidade.

  • Hitler, Mussolini e o Uso das Teorias da Multidão:

·       Líderes autoritários utilizaram essas teorias para consolidar poder por meio de rituais de massa, propaganda emocional e discursos repetitivos.


Bibliografia: 


Álvares, C. (2024) “‘A história não é bem como a contam’: Lutas pelo Controlo da Mente do Cidadão Comum e a sua Legitimação Científica nos Primórdios da Comunicação de Massas”. In G. Cardoso (Org.) A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina.


Pooley, J. (2021). Suggestion Theory Across the Disciplines: The History of Communication Research Before Communication Research. Journalism & Communication Monographs23(2), 139-143. https://doi.org/10.1177/15226379211006120 


A Teoria da Sugestão na Comunicação de Massa

11 Março 2025, 20:30 Cláudia Álvares


  •      Teorias da Multidão (Sécs. XIX e XX): Gustave Le Bon e Gabriel Tarde.

o   Aplicações históricas na propaganda e política, incluindo regimes totalitários

  • Teoria da Imitação (Gabriel Tarde): A sociedade funciona como uma rede de influências onde comportamentos e crenças são transmitidos por imitação.
  • Revolução Francesa e Psicologia das Multidões:

·       Le Bon argumenta que os líderes revolucionários exploraram a irracionalidade coletiva para provocar mudanças sociais.

·       A imprensa teve papel central na formação da opinião pública e na difusão de ideias políticas.

·       Le Bon e a Psicologia das Multidões: Defende que os indivíduos, ao se inserirem numa multidão, perdem identidade e racionalidade.

·       Elementos principais: anonimato, contágio e sugestionabilidade.

  • Hitler, Mussolini e o Uso das Teorias da Multidão:

·       Líderes autoritários utilizaram essas teorias para consolidar poder por meio de rituais de massa, propaganda emocional e discursos repetitivos.


Bibliografia: 


Álvares, C. (2024) “‘A história não é bem como a contam’: Lutas pelo Controlo da Mente do Cidadão Comum e a sua Legitimação Científica nos Primórdios da Comunicação de Massas”. In G. Cardoso (Org.) A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina.


Pooley, J. (2021). Suggestion Theory Across the Disciplines: The History of Communication Research Before Communication Research. Journalism & Communication Monographs23(2), 139-143. https://doi.org/10.1177/15226379211006120 


Propaganda e Opinião Pública: As Origens da Comunicação de Massa

19 Fevereiro 2025, 16:00 Cláudia Álvares


Introdução à Propaganda

A evolução da propaganda na I Guerra Mundial
A evolução da propaganda na II Guerra Mundial
A evolução dos modelos de comunicação com II Guerra Mundial: as teorias de persuasão (Hovland) e o modelo dos efeitos limitados (Lazarsfeld)

Bibliografia: 

 

Álvares, C. (2024) “‘A história não é bem como a contam’: Lutas pelo Controlo da Mente do Cidadão Comum e a sua Legitimação Científica nos Primórdios da Comunicação de Massas”. In G. Cardoso (Org.) A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina.