Sumários
Fluxo de Comunicação a Dois Níveis
1 Abril 2025, 20:30 • Cláudia Álvares
A aula abordou a teoria dos efeitos limitados dos media, destacando a importância das interações sociais e dos líderes de opinião no processo de formação de opiniões. Com base em estudos de Lazarsfeld, demonstrou-se que os media raramente influenciam diretamente os indivíduos, sendo a comunicação mediada por figuras de confiança nos grupos sociais. Foram ainda discutidos os modelos atuais de fluxo de comunicação em rede, marcados pela influência algorítmica e pelo papel central das redes sociais.
Bibliografia
Brosius, H.B. & Weimann, G. (1996) ‘Who Sets the
Agenda?: Agenda-Setting as a Two-Step Flow.’ Communication Research 23(5):
561–580.
Katz, E. (1957) ‘The Two-Step Flow
of Communication: An Up-To-Date Report on an Hypothesis.’ Public Opinion
Quarterly 21(1, Anniversary Issue Devoted to Twenty Years of Public Opinion
Research): 61-78.
Mediatização e Opinião Pública
26 Março 2025, 16:00 • Cláudia Álvares
Strömbäck, J. (2008) ‘Four Phases of Mediatization: An Analysis of the Mediatization of Politics’, The Harvard International Journal of Press/Politics 13(3):228-246.
Mediatização e Opinião Pública
25 Março 2025, 20:30 • Cláudia Álvares
Strömbäck, J. (2008) ‘Four Phases of Mediatization: An Analysis of
the Mediatization of Politics’, The
Harvard International Journal of Press/Politics 13(3):228-246.
A institucionalização da Opinião Pública através das sondagens
19 Março 2025, 16:00 • Cláudia Álvares
– O parlamento é visto como expressão da vontade de uma elite, segundo Tönnies e Splichal
– A imprensa, inicialmente defensora da liberdade contra o poder estatal, torna-se instrumento de partidos e corporações
– As sondagens, desenvolvidas por Gallup, visam compensar limites da democracia representativa, mas recebem críticas de autores como Rogers, Albig e Blumer por distorcerem a opinião pública e favorecerem elites
– Splichal e outros alertam para a crescente influência dos media e sondagens na definição do espaço público, muitas vezes de forma sensacionalista
Splichal, S. (1997) ‘Political Institutionalisation of Public Opinion through Polling.’ Javnost – The Public 4(2): 17-38.
A institucionalização da Opinião Pública através das sondagens
18 Março 2025, 20:30 • Cláudia Álvares
– O parlamento é visto como expressão da vontade de uma elite, segundo Tönnies e Splichal
– A imprensa, inicialmente defensora da liberdade contra o poder estatal, torna-se instrumento de partidos e corporações
– As sondagens, desenvolvidas por Gallup, visam compensar limites da democracia representativa, mas recebem críticas de autores como Rogers, Albig e Blumer por distorcerem a opinião pública e favorecerem elites
– Splichal e outros alertam para a crescente influência dos media e sondagens na definição do espaço público, muitas vezes de forma sensacionalista
Splichal, S. (1997) ‘Political
Institutionalisation of Public Opinion through Polling.’ Javnost – The Public 4(2): 17-38.