Sumários

A Teoria da Sugestão na Comunicação de Massa

11 Março 2025, 20:30 Cláudia Álvares


  •      Teorias da Multidão (Sécs. XIX e XX): Gustave Le Bon e Gabriel Tarde.

o   Aplicações históricas na propaganda e política, incluindo regimes totalitários

  • Teoria da Imitação (Gabriel Tarde): A sociedade funciona como uma rede de influências onde comportamentos e crenças são transmitidos por imitação.
  • Revolução Francesa e Psicologia das Multidões:

·       Le Bon argumenta que os líderes revolucionários exploraram a irracionalidade coletiva para provocar mudanças sociais.

·       A imprensa teve papel central na formação da opinião pública e na difusão de ideias políticas.

·       Le Bon e a Psicologia das Multidões: Defende que os indivíduos, ao se inserirem numa multidão, perdem identidade e racionalidade.

·       Elementos principais: anonimato, contágio e sugestionabilidade.

  • Hitler, Mussolini e o Uso das Teorias da Multidão:

·       Líderes autoritários utilizaram essas teorias para consolidar poder por meio de rituais de massa, propaganda emocional e discursos repetitivos.


Bibliografia: 


Álvares, C. (2024) “‘A história não é bem como a contam’: Lutas pelo Controlo da Mente do Cidadão Comum e a sua Legitimação Científica nos Primórdios da Comunicação de Massas”. In G. Cardoso (Org.) A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina.


Pooley, J. (2021). Suggestion Theory Across the Disciplines: The History of Communication Research Before Communication Research. Journalism & Communication Monographs23(2), 139-143. https://doi.org/10.1177/15226379211006120 


Propaganda e Opinião Pública: As Origens da Comunicação de Massa

19 Fevereiro 2025, 16:00 Cláudia Álvares


Introdução à Propaganda

A evolução da propaganda na I Guerra Mundial
A evolução da propaganda na II Guerra Mundial
A evolução dos modelos de comunicação com II Guerra Mundial: as teorias de persuasão (Hovland) e o modelo dos efeitos limitados (Lazarsfeld)

Bibliografia: 

 

Álvares, C. (2024) “‘A história não é bem como a contam’: Lutas pelo Controlo da Mente do Cidadão Comum e a sua Legitimação Científica nos Primórdios da Comunicação de Massas”. In G. Cardoso (Org.) A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina.


Propaganda e Opinião Pública: As Origens da Comunicação de Massa

18 Fevereiro 2025, 20:30 Cláudia Álvares


Introdução à Propaganda

A evolução da propaganda na I Guerra Mundial
A evolução da propaganda na II Guerra Mundial
A evolução dos modelos de comunicação com II Guerra Mundial: as teorias de persuasão (Hovland) e o modelo dos efeitos limitados (Lazarsfeld)

Bibliografia: 

 

Álvares, C. (2024) “‘A história não é bem como a contam’: Lutas pelo Controlo da Mente do Cidadão Comum e a sua Legitimação Científica nos Primórdios da Comunicação de Massas”. In G. Cardoso (Org.) A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina.


Opinião Pública: Uma Introdução

12 Fevereiro 2025, 16:00 Cláudia Álvares


Apresentação de conteúdos programáticos, bibliografia e métodos de avaliação da uc. 

Introdução à Opinião Pública: 

a) Quando as sondagens falham

b) Breve história da Opinião Pública


Bibliografia:

https://www.publico.pt/2021/09/27/politica/noticia/sondagens-falharam-nao-desde-testes-covid-lidas-fotografia-momento-1978928

Donsbach, W. & Traugott, M. (2007) The Sage Handbook of Public Opinion Research. Londres: Sage.

Rieffel, R. (2003) ‘Os Media, a Opinião Pública e o Espaço Público’, in Joaquim Fidalgo e Manuel Pinto (org.) Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora, Col. Comunicação, pp. 33-53.

Zhou, Z., Serafino, M., Cohan, L. et al. (2021) Why polls fail to predict elections. Journal of Big Data, 8.https://doi.org/10.1186/s40537-021-00525-8

Opinião Pública: Uma Introdução

11 Fevereiro 2025, 20:30 Cláudia Álvares


Apresentação de conteúdos programáticos, bibliografia e métodos de avaliação da uc. 

Introdução à Opinião Pública: 

a) Quando as sondagens falham

b) Breve história da Opinião Pública


Bibliografia:

https://www.publico.pt/2021/09/27/politica/noticia/sondagens-falharam-nao-desde-testes-covid-lidas-fotografia-momento-1978928

Donsbach, W. & Traugott, M. (2007) The Sage Handbook of Public Opinion Research. Londres: Sage.

Rieffel, R. (2003) ‘Os Media, a Opinião Pública e o Espaço Público’, in Joaquim Fidalgo e Manuel Pinto (org.) Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora, Col. Comunicação, pp. 33-53.

Zhou, Z., Serafino, M., Cohan, L. et al. (2021) Why polls fail to predict elections. Journal of Big Data, 8.https://doi.org/10.1186/s40537-021-00525-8