Sumários
A Teoria da Sugestão na Comunicação de Massa
11 Março 2025, 20:30 • Cláudia Álvares
- Teorias
da Multidão (Sécs. XIX e XX): Gustave Le Bon e Gabriel Tarde.
o Aplicações históricas na propaganda
e política, incluindo regimes totalitários
- Teoria da Imitação (Gabriel Tarde): A sociedade funciona como uma rede de influências onde comportamentos e crenças são transmitidos por imitação.
- Revolução Francesa e Psicologia das
Multidões:
·
Le Bon argumenta que os líderes
revolucionários exploraram a irracionalidade coletiva para provocar mudanças
sociais.
·
A imprensa teve papel central na formação
da opinião pública e na difusão de ideias políticas.
·
Le Bon e a Psicologia das Multidões: Defende
que os indivíduos, ao se inserirem numa multidão, perdem identidade e
racionalidade.
·
Elementos principais: anonimato,
contágio e sugestionabilidade.
- Hitler, Mussolini e o Uso das Teorias
da Multidão:
·
Líderes autoritários utilizaram essas
teorias para consolidar poder por meio de rituais de massa, propaganda
emocional e discursos repetitivos.
Bibliografia:
Álvares, C. (2024) “‘A história
não é bem como a contam’: Lutas pelo Controlo da Mente do Cidadão Comum e a sua
Legitimação Científica nos Primórdios da Comunicação de Massas”. In G.
Cardoso (Org.) A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina. Pooley, J. (2021). Suggestion Theory Across the Disciplines: The History of Communication Research Before Communication Research. Journalism & Communication Monographs, 23(2), 139-143. https://doi.org/10.1177/15226379211006120
Propaganda e Opinião Pública: As Origens da Comunicação de Massa
19 Fevereiro 2025, 16:00 • Cláudia Álvares
Introdução à Propaganda
Álvares, C. (2024) “‘A história não é bem como a contam’: Lutas pelo Controlo da Mente do Cidadão Comum e a sua Legitimação Científica nos Primórdios da Comunicação de Massas”. In G. Cardoso (Org.) A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina.
Propaganda e Opinião Pública: As Origens da Comunicação de Massa
18 Fevereiro 2025, 20:30 • Cláudia Álvares
Introdução à Propaganda
Álvares, C. (2024) “‘A história
não é bem como a contam’: Lutas pelo Controlo da Mente do Cidadão Comum e a sua
Legitimação Científica nos Primórdios da Comunicação de Massas”. In G.
Cardoso (Org.) A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina.
Opinião Pública: Uma Introdução
12 Fevereiro 2025, 16:00 • Cláudia Álvares
Apresentação de conteúdos programáticos, bibliografia e métodos de avaliação da uc.
Introdução à Opinião Pública:
a) Quando as sondagens falham
b) Breve história da Opinião Pública
Bibliografia:
https://www.publico.pt/2021/09/27/politica/noticia/sondagens-falharam-nao-desde-testes-covid-lidas-fotografia-momento-1978928
Donsbach, W. & Traugott, M. (2007) The Sage Handbook of Public Opinion Research. Londres: Sage.
Rieffel, R. (2003) ‘Os Media, a Opinião Pública e o Espaço Público’, in Joaquim Fidalgo e Manuel Pinto (org.) Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora, Col. Comunicação, pp. 33-53.
Zhou, Z., Serafino, M., Cohan, L. et al. (2021) Why polls fail to predict elections. Journal of Big Data, 8.https://doi.org/10.1186/s40537-021-00525-8
Opinião Pública: Uma Introdução
11 Fevereiro 2025, 20:30 • Cláudia Álvares
Apresentação de conteúdos programáticos, bibliografia e métodos de avaliação da uc.
Introdução à Opinião Pública:
a) Quando as sondagens falham
b) Breve história da Opinião Pública
Bibliografia:
https://www.publico.pt/2021/09/27/politica/noticia/sondagens-falharam-nao-desde-testes-covid-lidas-fotografia-momento-1978928
Donsbach, W. & Traugott, M. (2007) The Sage Handbook of Public Opinion Research. Londres: Sage.
Rieffel, R. (2003) ‘Os Media, a Opinião Pública e o Espaço Público’, in Joaquim Fidalgo e Manuel Pinto (org.) Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora, Col. Comunicação, pp. 33-53.
Zhou, Z., Serafino, M., Cohan, L. et al. (2021) Why polls fail to predict elections. Journal of Big Data, 8.https://doi.org/10.1186/s40537-021-00525-8