Sumários

Fluxo de Comunicação a Dois Níveis

1 Abril 2025, 20:30 Cláudia Álvares




A aula abordou a teoria dos efeitos limitados dos media, destacando a importância das interações sociais e dos líderes de opinião no processo de formação de opiniões. Com base em estudos de Lazarsfeld, demonstrou-se que os media raramente influenciam diretamente os indivíduos, sendo a comunicação mediada por figuras de confiança nos grupos sociais. Foram ainda discutidos os modelos atuais de fluxo de comunicação em rede, marcados pela influência algorítmica e pelo papel central das redes sociais.



Bibliografia

 

Brosius, H.B. & Weimann, G.  (1996) ‘Who Sets the Agenda?: Agenda-Setting as a Two-Step Flow.’ Communication Research 23(5): 561–580.

Katz, E. (1957) ‘The Two-Step Flow of Communication: An Up-To-Date Report on an Hypothesis.’ Public Opinion Quarterly 21(1, Anniversary Issue Devoted to Twenty Years of Public Opinion Research): 61-78.

Mediatização e Opinião Pública

26 Março 2025, 16:00 Cláudia Álvares


Nesta aula abordou-se o conceito de mediatização, entendido como o processo pelo qual as instituições sociais se adaptam à lógica dos media. Discutiu-se como esta lógica - caracterizada por simplificação, personalização e espetacularização - se impõe sobre a lógica da política, moldando a opinião pública e o funcionamento das democracias contemporâneas. Analisou-se também os efeitos da digitalização e da plataformização do jornalismo, bem como a crescente crise da política formal e a importância das culturas cívicas na construção de significados no quotidiano.




Bibliografia: 

Strömbäck, J. (2008) ‘Four Phases of Mediatization: An Analysis of the Mediatization of Politics’, The Harvard International Journal of Press/Politics 13(3):228-246.


Mediatização e Opinião Pública

25 Março 2025, 20:30 Cláudia Álvares


Nesta aula abordou-se o conceito de mediatização, entendido como o processo pelo qual as instituições sociais se adaptam à lógica dos media. Discutiu-se como esta lógica - caracterizada por simplificação, personalização e espetacularização - se impõe sobre a lógica da política, moldando a opinião pública e o funcionamento das democracias contemporâneas. Analisou-se também os efeitos da digitalização e da plataformização do jornalismo, bem como a crescente crise da política formal e a importância das culturas cívicas na construção de significados no quotidiano.




Bibliografia: 

Strömbäck, J. (2008) ‘Four Phases of Mediatization: An Analysis of the Mediatization of Politics’, The Harvard International Journal of Press/Politics 13(3):228-246.


A institucionalização da Opinião Pública através das sondagens

19 Março 2025, 16:00 Cláudia Álvares


– A institucionalização da opinião pública mediante três formas principais: parlamento, imprensa e sondagens
– O parlamento é visto como expressão da vontade de uma elite, segundo Tönnies e Splichal
– A imprensa, inicialmente defensora da liberdade contra o poder estatal, torna-se instrumento de partidos e corporações
– As sondagens, desenvolvidas por Gallup, visam compensar limites da democracia representativa, mas recebem críticas de autores como Rogers, Albig e Blumer por distorcerem a opinião pública e favorecerem elites
– Splichal e outros alertam para a crescente influência dos media e sondagens na definição do espaço público, muitas vezes de forma sensacionalista


Bibliografia: 

Splichal, S. (1997) ‘Political Institutionalisation of Public Opinion through Polling.’ Javnost – The Public 4(2): 17-38.

A institucionalização da Opinião Pública através das sondagens

18 Março 2025, 20:30 Cláudia Álvares


– A institucionalização da opinião pública mediante três formas principais: parlamento, imprensa e sondagens
– O parlamento é visto como expressão da vontade de uma elite, segundo Tönnies e Splichal
– A imprensa, inicialmente defensora da liberdade contra o poder estatal, torna-se instrumento de partidos e corporações
– As sondagens, desenvolvidas por Gallup, visam compensar limites da democracia representativa, mas recebem críticas de autores como Rogers, Albig e Blumer por distorcerem a opinião pública e favorecerem elites
– Splichal e outros alertam para a crescente influência dos media e sondagens na definição do espaço público, muitas vezes de forma sensacionalista


Bibliografia: 

Splichal, S. (1997) ‘Political Institutionalisation of Public Opinion through Polling.’ Javnost – The Public 4(2): 17-38.