Sumários
Mediatização e Opinião Pública
26 Março 2025, 16:00 • Cláudia Álvares
Strömbäck, J. (2008) ‘Four Phases of Mediatization: An Analysis of the Mediatization of Politics’, The Harvard International Journal of Press/Politics 13(3):228-246.
Mediatização e Opinião Pública
25 Março 2025, 20:30 • Cláudia Álvares
Strömbäck, J. (2008) ‘Four Phases of Mediatization: An Analysis of
the Mediatization of Politics’, The
Harvard International Journal of Press/Politics 13(3):228-246.
A institucionalização da Opinião Pública através das sondagens
19 Março 2025, 16:00 • Cláudia Álvares
– O parlamento é visto como expressão da vontade de uma elite, segundo Tönnies e Splichal
– A imprensa, inicialmente defensora da liberdade contra o poder estatal, torna-se instrumento de partidos e corporações
– As sondagens, desenvolvidas por Gallup, visam compensar limites da democracia representativa, mas recebem críticas de autores como Rogers, Albig e Blumer por distorcerem a opinião pública e favorecerem elites
– Splichal e outros alertam para a crescente influência dos media e sondagens na definição do espaço público, muitas vezes de forma sensacionalista
Splichal, S. (1997) ‘Political Institutionalisation of Public Opinion through Polling.’ Javnost – The Public 4(2): 17-38.
A institucionalização da Opinião Pública através das sondagens
18 Março 2025, 20:30 • Cláudia Álvares
– O parlamento é visto como expressão da vontade de uma elite, segundo Tönnies e Splichal
– A imprensa, inicialmente defensora da liberdade contra o poder estatal, torna-se instrumento de partidos e corporações
– As sondagens, desenvolvidas por Gallup, visam compensar limites da democracia representativa, mas recebem críticas de autores como Rogers, Albig e Blumer por distorcerem a opinião pública e favorecerem elites
– Splichal e outros alertam para a crescente influência dos media e sondagens na definição do espaço público, muitas vezes de forma sensacionalista
Splichal, S. (1997) ‘Political
Institutionalisation of Public Opinion through Polling.’ Javnost – The Public 4(2): 17-38.
A Teoria da Sugestão na Comunicação de Massa
12 Março 2025, 16:00 • Cláudia Álvares
- Teorias da Multidão (Sécs. XIX e XX): Gustave Le Bon e Gabriel Tarde.
o Aplicações históricas na propaganda e política, incluindo regimes totalitários
- Teoria da Imitação (Gabriel Tarde): A sociedade funciona como uma rede de influências onde comportamentos e crenças são transmitidos por imitação.
- Revolução Francesa e Psicologia das Multidões:
· Le Bon argumenta que os líderes revolucionários exploraram a irracionalidade coletiva para provocar mudanças sociais.
· A imprensa teve papel central na formação da opinião pública e na difusão de ideias políticas.
· Le Bon e a Psicologia das Multidões: Defende que os indivíduos, ao se inserirem numa multidão, perdem identidade e racionalidade.
· Elementos principais: anonimato, contágio e sugestionabilidade.
- Hitler, Mussolini e o Uso das Teorias da Multidão:
· Líderes autoritários utilizaram essas teorias para consolidar poder por meio de rituais de massa, propaganda emocional e discursos repetitivos.
Bibliografia:
Álvares, C. (2024) “‘A história não é bem como a contam’: Lutas pelo Controlo da Mente do Cidadão Comum e a sua Legitimação Científica nos Primórdios da Comunicação de Massas”. In G. Cardoso (Org.) A Nova Comunicação. Coimbra: Almedina.
Pooley, J. (2021). Suggestion Theory Across the Disciplines: The History of Communication Research Before Communication Research. Journalism & Communication Monographs, 23(2), 139-143. https://doi.org/10.1177/15226379211006120