Sumários

Grupos de Foco

15 Dezembro 2021, 18:00 Rita Sousa


Definição de grupo de foco

Grupo de foco como contexto social i.e. osclação de opinião de um qualquer elemento em função do grupo em que se encontra pontualmente inserido

Grupo de foco Vs. entrevista coletiva

Organização de grupo de foco

Papel do facilitador

Estudo de caso

Espiral do silêncio (Noelle-Neumann)

Bibliografia:

Kitzinger, Jenny & Barbour, Rosaline (1999) 'Introduction: The Challenge and Promise of Focus Groups', in Developing Focus Group Research: Politics, Theory and Practice, org. Rosaline Barbour et al. Londres: Sage.

Inquéritos: A Avaliação de Atitudes e de Comportamentos

24 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


Relação entre Atitudes e Comportamentos

Medir Atitudes para Controlar Comportamentos

Escala de Likert

Dissonância entre Atitudes e Comportamentos

Questionário deve ter em conta a) crenças do indíviduo sobre consequências da adoção de um comportamento; b) crenças sobre as expetativas sociais relativas à adoção do comportamento; c) crenças sobre os obstáculos e elementos facilitadores na adopção de determinado comportamento.

Como Elaborar um Questionário

Amostragens

Implementação do Quesitonário

Crítica Qualitativa à Análise Estatística

Como Captar a Contradição nas Respostas entre o que as Pessoas Dizem que Fazem e o que efetivamente Fazem

Bibliografia:

Leyens, J.P (2004) 'Atitudes e Persuasão', in V. Yzerbyt e J.P. Leyens Psicologia Social, trad. Bertrand Lalardy et al. Lisboa: Edições 70, pp. 91-115.

Sølvberg L.M. & Jarness V. (2019) Assessing Contradictions: Methodological Challenges when Mapping Symbolic Boundaries. Cultural Sociology 13(2):178-197.

Opinião Pública na Era Digital II

17 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


Lógica das Redes Sociais e Automação

Lógia dos Mass Media

'Curadoria' de Notícias nas Redes Sociais

Design de Plataformas e Encobrimento de Intervenção Humana

Intervenção Direta na Perceção de Notícias pelo FB e Twitter

Padrões Algorítmicos de Inclusão i.e. determinam o que é coligido, exibido e avaliado como 'relevante'

Conversão em Dados da Interação dos Utilizadores com as Notícias

Agregação de Dados Vendidos a Agências Noticiosas

Bibliografia:

Duguay S. (2018) Social media's breaking news: the logic of automation in Facebook Trending Topics and Twitter Moments. Media International Australia 166(1):20-33.

Opinião Pública na Era Digital

10 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


Formação de crenças na atualidade

Metáforas Populares do Ecossistema dos Media Atual ('filter bubbles' e 'echo chambers')

Processos de Partilha de Notícias Online

Sistema de Recomendação

'Feedback Loops' e Consumo de Notícias

'Feedback Loops' Manuais e Algorítmicos

Valores Normativos e Arquitetura das Redes

'Newsworthiness' e 'Shareworthiness'

- Dieta Noticiosa Contemporânea: Interação entre consumidores, conteúdos e contexto e modo como os 'feedback loops' agem em cada um destes níveis

Bibliografia:

Dahlgren, P., Shehata, A. & Strömbäck, J. (2019) 'Reinforcing spirals at work? Mutual influences between selective news exposure and ideological leaning', European Journal of Communication 34(2): 159-174.

Flaxman, S.R., Goel, S., & Rao, J.M. (2016) 'Filter bubbles, echo chambers, and online news consumption'. Public Opinion Quarterly 80(S1): 298-320.

Hilbert, M., Vásquez, J., Halpern, D., Valenzuela, S., & Arriagada, E. (2016) 'One Step, Two Step, Network Step? Complementary Perspectives on Communication Flows in Twittered Citizen Protests.' Social Science Computer Review 35(4): 444-461.

Webster, F. (2008) 'Book Review: Cass R. Sunstein - Infotopia: How Many Minds Produce Knowledge'. New York: Oxford University Press, 2006. 273 pp. ISBN 978 0 19 518928 5. Global Media and Communication 4(1): 95-98.

Os Efeitos de Terceira e Primeira Pessoa

3 Novembro 2021, 18:00 Rita Sousa


1983 - Teoria do Efeito da Terceira Pessoa

Componentes chave da Teoria do Efeito de Terceira Pessoa

Perceção de Conteúdos Indesejáveis

Comportamentos com base na Perceção de Conteúdos Indesejáveis

1988 - Teoria do Efeito de Primeira Pessoa (apresentação de diversos estudos)

Primeira década de 2000 - Expansão do Efeito de Primeira Pessoa

Bibliografia:

Conners, J.L. (2005) 'Understanding the Third-Person Effect.' Communication Research Trends 24(2):2-21.

Davison, W. P. (1983) 'The Third-Person Effect in Communication.' Public Opinion Quarterly 47(1): 1-15.