Sumários
O Agendamento Mediático
27 Outubro 2021, 18:00 • Rita Sousa
- Agendamento noticioso (Estudo de McCombs e Shaw centrando-se na capacidade de agendamento dos mass media na campanha presidencial de 1968 nos EUA, em que se defrontaram Hubert Humphrey, Richard Nixon e George Wallace)
- Estudos sobre perceção seletiva (Debates entre Nixon/Kennedy nas eleições norte-americanas de 1960)
- Contradições possíveis entre as correntes do Agendamento noticioso e os Estudos de perceção seletiva
- Metodologia seguida por McCombs e Shaw: procurar correspondência entre aquilo que os eleitores de Chapel Hill apontavam como ideias-chave da campanha e o conteúdo dos media utilizados por esses eleitores durante a campanha; Codificação de temas-chave que os eleitores apontavam como caraterizando a situação do país por um lado e, por outro lado, temas-chave da campanha nos media
- Classificação por níveis de cobertura intensa e fraca nas estações de TV e nos jornais
- Resultados: eleitores como prestando a mesma atenção às notícias políticas independentemente de versar sobre ou ter origem no seu candidato preferido; essa tendência revela-se particularmente saliente entre os indecisos
- Cobertura noticiosa dos mass media sobrepõe-se à comunicação interpessoal no impacto que surte sobre a formação de opinião
Referências bibliográficas:
McCombs, M. E. & Shaw, D. L. (1995) 'The Agenda-Setting Function of Mass Media', in Oliver Boyd-Barrett & Chris Newbold (eds.) Approaches to Media: A Reader. London: Arnold, 1972, pp. 153-63.
Silva Junior, J.A. da, Procópio, P.P., Santos Melo, M. dos (2008) 'Entrevista a Maxwell McCombs: Um Panorama da Teoria do Agendamento, 35 anos depois de sua formulação.' Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação 31(2): 205-221.
Fluxo de Comunicação a Dois Níveis
20 Outubro 2021, 18:00 • Rita Sousa
- Lazarsfeld e os Estudos sobre Influência dos Media
- Modelo dos Efeitos Limitados ou Fluxo de Comunicação a Dois Níveis
- Perceção Seletiva e Reforço de Opiniões
- Espiral do Silêncio (Elizabeth Noelle-Neumann)
- Estatuto e Caraterísticas dos Líderes de Opinião
- Multi-Step Flow of Communication ou Networked Flow of Communication
Referências bibliográficas:
Brosius, H.B. & Weimann, G. (1996) 'Who Sets the Agenda?: Agenda-Setting as a Two-Step Flow.' Communication Research 23(5): 561-580.
Katz, E. (1957) 'The Two-Step Flow of Communication: An Up-To-Date Report on an Hypothesis.' Public Opinion Quarterly 21(1, Anniversary Issue Devoted to Twenty Years of Public Opinion Research): 61-78.
Rieffel, R. (2003) 'Os Media, a Opinião Pública e o Espaço Público', in Joaquim Fidalgo e Manuel Pinto (org.) Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora, Col. Comunicação, pp. 33-53.
A Institucionalização da Opinião Pública através das Sondagens
13 Outubro 2021, 18:00 • Rita Sousa
- Como Definir a Opinião Pública?
- Formas de institucionalizar a Opinião Pública: Parlamento, Imprensa, Sondagens
- Gallup Vs. Rogers
- Críticas de Albig, Blumler, Key e Ginsberg
- Media, Sondagens e Opinião Pública
Texto:
Splichal, S. (1997) 'Political Institutionalisation of Public Opinion through Polling.' Javnost - The Public 4(2): 17-38.
Mediatização e Opinião Pública
6 Outubro 2021, 18:00 • Rita Sousa
- A era da mediatização
- Mediatização e lógica dos media
- Críticas à mediatização
- Lógica dos media e tipificação
- Mediatização e noticiabilidade
- Lógica da política
- Como Avaliar Grau de Mediatização de uma Sociedade
Texto:
Strömbäck, J. (2008) 'Four Phases of Mediatization: An Analysis of the Mediatization of Politics', The Harvard International Journal of Press/Politics 13(3):228-246.
Aula de Apresentação
29 Setembro 2021, 18:00 • Rita Sousa
Aula de apresentação de conteúdos programáticos, bibliografia e métodos de avaliação da unidade curricular.
Introdução à Opinião Pública: raiz etimológica, história, conflação com sondagens, opinião pública enquanto artifício (Bourdieu) ou abstração inatingível ; momentos nominais Vs. reaiis da opinião pública
Bilbiografia:
Rieffel, R. (2003) 'Os Media, a Opinião Pública e o Espaço Público', in Joaquim Fidalgo e Manuel Pinto (org.) Sociologia dos Media. Porto: Porto Editora, Col. Comunicação, pp. 33-53.