Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01725
Acrónimo :
01725
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Sociologia

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


Estudar os mundos das artes, da cultura e da criatividade, as suas organizações e profissionais, tendo em conta a natureza do seu trabalho, obras e projetos; modos de organização e funcionamento das equipas; trajetórias individuais, coletivas e organizacionais das carreiras artísticas e os seus mercados de trabalho.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Facultar instrumentos de análise que capacitem os/as estudantes para a avaliação das dimensões e dinâmicas das artes, da cultura e da criatividade, em cenários globais, nacionais e locais, nos domínios das artes do espetáculo, teatro, ópera, dança, cinema, música, artes plásticas, artesanato, arquitetura, indústrias culturais e recreativas. Dar-se-á particular relevo à situação dos mercados de trabalho e às formas e modelos de organização e gestão de instituições, estruturas e grupos que atuam nos mercados das artes e da cultura, descrevendo os trabalhos e as atividades (lucrativas e não lucrativas, públicas e privadas, em parcerias e modelos híbridos).

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Organizações Equipas, tempos de trabalho e culturas organizacionais Espaços de trabalho, programações e projetos artísticos Estratégias, poder e liderança Redes das artes e da cultura 2. Profissionais: Perfis de trabalho, carreiras e culturas profissionais Recrutamento, remuneração, formação e mobilidade Valor, reputação e reconhecimento nas artes: modos, agentes e processos Emprego e mercados de trabalho nas artes e na cultura 3. Recursos: Políticas e financiamentos (públicos e privados) Crowdfunding, patrocínio e mecenato Mercados: assistidos, empresariais e híbridos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos enunciados constituem o detalhe dos objetivos da unidade curricular.

Avaliação / Assessment


A avaliação é constituída por um trabalho individual até 10 páginas a entregar no final do semestre sobre um dos temas do programa. Os temas e os trabalhos são debatidos com os/as estudantes.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Apresentação e debate, com os/as estudantes, de conceitos e práticas generalizadas ou mais inovadoras, nos mundos das artes e da cultura. Intervenção, sempre que o programa o justifique, de convidados/as com trabalho relevante nos domínios estudados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O debate entre os/as estudantes e entre estes e a docente da unidade curricular ou o(s) convidado(s), assim como a apresentação de uma bibliografia vasta e claramente diferenciada, segundo os principais temas do programa, são condições fundamentais para a prossecução dos objetivos elencados.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Borges, V., Estudo de Avaliação do Impacto das Bolsas e Apoios às Artes, nas áreas da Formação e da Criação, da Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa: FCG & CIES-ISCTE. ISBN 978-972-8048-80-8., 2022, Borges, V. (coord). (2020). Estudo de Avaliação do Impacto das Bolsas e Apoios às Artes, nas áreas da Formação e da Criação, da Fundação Calouste Gulbenkian. Lisboa: FCG & CIES-ISCTE. ISBN 978-972-8048-80-8., Borges, V. & Veloso, L. (2020). Emerging patterns of artistic organizations in Portugal: A three-case studies analysis, Sociologia del Lavoro, 157: 84-107. DOI 10.3280/SL2020-157005. Menger, P.-M., Retrato do artista enquanto trabalhador. Metamorfoses do Capitalismo, 2005, Menger P.-M. (2005). Retrato do artista enquanto trabalhador. Metamorfoses do Capitalismo. Lisboa: Roma Editora., Comissão Europeia. (2023). O plano de trabalho da UE para a cultura 2023-2026. Official Journal of the European Union. Morató, A. R. & Santana-Acuña, A. 2023. Sociology of the Arts in Action. New Perspectives on Creation, Production, and Reception. DOI https://doi.org/10.1007/978-3-031-11305-5. Liz, M. & Owen, H. (2023). Realizadoras portuguesas. Cinema no Feminino na Era Contemporânea. Lisboa: ICS. Pais, J. M., Magalhães, P. & Antunes, M. L. (2021). Práticas Culturais dos Portugueses. Inquérito 2020. Lisboa: ICS. Becker, H., Faulkner, R. & Kirshenblatt-Gimblett, B. (Eds.) (2006). Art from start to finish: Jazz, painting, writing, and other improvisations. Chicago: University of Chicago Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Banks, M. (2015). Valuing Cultural Industries. In K. Oakley & J. O’Connor (Eds.), The Routledge Companion to the Cultural Industries. Abingdon: Routledge, 51–60. Ferro, L., Nico, M., Abrantes, M., Veloso, L. & Caeiro, T., Ser artista imigrante em Portugal: uma análise de perfis socioprofissionais, 2016, (2016). Ser artista imigrante em Portugal: uma análise de perfis socioprofissionais, Análise Social, 221, li (4.º), 850-884., https://repositorio.iscte-iul.pt/bitstream/10071/12835/5/AS_221_art04.pdf. Comunian, R. & England, L. (2020). Creative and Cultural work without filters: Covid-19 and exposed precarity in the creative economy, Cultural Trends, 29 (2): 112-128. DOI: 10.1080/09548963.2020.1770577. Holden, J. (2015). The Ecology of Culture. Arts and Humanities Research Council’s Cultural Value Project. Lundin, R. A., Arvidsson, N., Brady, T., Ekstedt, E., Midler, C. (2015). Managing and working in project society. Institutional Challenges of Temporary Organizations. Cambridge University Press. Menger, P.-M., Talent and inequalities: what do we learn from the study of artistic occupations?, 2012, Menger, P. -M. (2012). Talent and inequalities: what do we learn from the study of artistic occupations?. In V. Borges & P. Costa (Eds.), Criatividade e Instituições. Os Novos Desafios aos Artistas e Profissionais da Cultura. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 49-75., Menger, P.-M. (2014). The Economics of Creativity. Art and Achievement under uncertainty. Harvard University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16