Sumários

Teatro Nacional D. Maria II e a Luta Armada. Esta aula vai ser leccionada no dia 5 de dezembro.

8 Outubro 2025, 18:00 Vera Borges


Teatro Nacional D. Maria II e a "Luta Armada": Ida ao teatro, na Sala Estúdio Valentim de Barros (no Jardins do Bombarda). Conversa com os atores e os responsáveis da estrutura teatral, Hotel Europa. 


Será agendada uma aula de substituição com os/as Estudantes deste Mestrado.

TALK | Conversa com Rui Catarino, Presidente do Conselho de Administração, do TNDMII.

1 Outubro 2025, 20:30 Vera Borges


A entrevista aberta e a entrevista semi-estruturada como ferramentas de trabalho no terreno.

TALK | Conversa com Rui Catarino, Presidente do Conselho de Administração, do TNDMII.


O TNDMII lançou uma linha de programação dedicada à Palestina: “Gaza: Pensar, Resistir, Imaginar”. Acolheu e desenvolveu a criação de Itinerário, no âmbito do Projeto da Europa Criativa, STAGES. Promove, ainda, um novo ciclo de formação dirigido a artistas com e sem deficiência.

 

Com uma programação tão diversificada e comprometida com um modelo de ação plural e inclusivo, 

como é pensada a missão do TNDMII, nos dias de hoje? 

Que pressupostos, ideias, valores e princípios estão subjacentes a esta programação? 

Como se organizam e funcionam as equipas de trabalho para dar voz à missão pública do TNDMII?


sessão decorreu com a participação (preparada previamente) dos/as Estudantes da UC, dos Mestrados em Estudos e Gestão da Cultura e Estudos da Deficiência e Direitos Humanos.

TALK | Conversa com Rui Catarino, Presidente do Conselho de Administração, do TNDMII

1 Outubro 2025, 18:00 Vera Borges


Esclarecimentos sobre a bibliografia disponibilizada no Moodle.

A entrevista aberta e a entrevista semi-estruturada como ferramentas de trabalho no terreno.

TALK | Conversa com Rui Catarino, Presidente do Conselho de Administração, do TNDMII.


O TNDMII lançou uma linha de programação dedicada à Palestina: “Gaza: Pensar, Resistir, Imaginar”. Acolheu e desenvolveu a criação de Itinerário, no âmbito do Projeto da Europa Criativa, STAGES. Promove, ainda, um novo ciclo de formação dirigido a artistas com e sem deficiência.

 

Com uma programação tão diversificada e comprometida com um modelo de ação plural e inclusivo, 

como é pensada a missão do TNDMII, nos dias de hoje? 

Que pressupostos, ideias, valores e princípios estão subjacentes a esta programação? 

Como se organizam e funcionam as equipas de trabalho para dar voz à missão pública do TNDMII?


A sessão decorreu com a participação (preparada previamente) dos/as Estudantes da UC, dos Mestrados em Estudos e Gestão da Cultura e Estudos da Deficiência e Direitos Humanos.

Apresentação da Docente e dos/as Estudantes. O Programa, a bibliografia e a avaliação (métodos e critérios).

24 Setembro 2025, 20:30 Vera Borges


Primeira Parte
Apresentação da Docente e dos/as Estudantes.
Apresentação do Programa e da bibliografia principal.
Métodos de trabalho e esclarecimentos sobre a avaliação: 
A prova escrita com consulta, a data de entrega dos trabalhos finais e os critérios de avaliação.
Segunda Parte
Preparação dos/as Estudantes para TALK À Conversa com… Rui Catarino, TNDMII. 
Qual deve ser a missão do Teatro Nacional, hoje? 
As instituições culturais têm/devem ter um papel político?
Proposta de visualização de vídeo (em casa): https://www.tndm.pt/pt/gazapensar-resistir-imaginar/

Apresentação da Docente e dos/as Estudantes: Que trabalhos/projetos são desenvolvidos pelos/as Estudantes? Como podem estes trabalhos ser lidos à luz dos contributos da UC?

24 Setembro 2025, 18:00 Vera Borges


Primeira Parte
Apresentação da Docente e dos/as Estudantes: 
Que trabalhos/projetos são desenvolvidos pelos/as Estudantes? 
Como podem estes trabalhos ser lidos à luz dos contributos da UC? 

Apresentação do Programa e da bibliografia principal.
Métodos de trabalho e esclarecimentos sobre a avaliação: 
A prova escrita com consulta, a data de entrega dos trabalhos finais e os critérios de avaliação.

Segunda Parte
Apresentação de TALK | À Conversa com… Rui Catarino, TNDMII. 
Qual deve ser a missão do Teatro Nacional, hoje?