Sumários

(1) Da tirania do autor à “obra aberta”; (2) Uma perspetiva de síntese, a tríade dialética da circulação de sentido: autor, obra e recetor

28 Outubro 2024, 18:00 José Soares Neves


1. Da tirania do autor à “obra aberta”

A obra de arte (contemporânea) e as suas características, de um duplo ponto de vista:
(i) o da sua execução (na música) por contraposição à obra clássica;
(ii) e o da relação e interpretação com/pelo público, pelo fruídor/recetor: do acento no autor para o acento no recetor.

Questões em discussão: que “novo tipo” de relações entre artista e público? Posicionamentos de autores de diversos domínios sobre a relevância de Obra Aberta de Umberto Eco.

Da autonomia do leitor aos limites dos direitos dos intérpretes.

 2. Uma perspetiva de síntese, a tríade dialética da circulação de sentido: autor, obra e recetor

Interpretações e intenções do autor, da obra ou do leitor. Interpretação, uso, apropriação da obra. Os diferentes graus da abertura das obras. Contratos de leitura. O sistema das artes. A mediação. A produção simultânea da obra e do público pelo autor.

Introdução (final)

21 Outubro 2024, 20:30 José Soares Neves


Introdução: em torno da noção de cultura, sentido estrito e alargado, sistema cultural, classificações, domínios culturais, práticas culturais e de lazer, sectores cultural e criativo.

Enquadramentos sobre públicos da cultura: perspetivas teóricas e disciplinares; das ofertas para as procuras, emergência da pesquisa empírica sobre estas; Portugal, evolução das ofertas e das procuras potenciais (em democracia, pós-1974).

Principais linhas de problematização e orientações metodológicas.

Introdução (final)

21 Outubro 2024, 18:00 José Soares Neves


Introdução: em torno da noção de cultura, sentido estrito e alargado, sistema cultural, classificações, domínios culturais, práticas culturais e de lazer, sectores cultural e criativo.

Enquadramentos sobre públicos da cultura: perspetivas teóricas e disciplinares; das ofertas para as procuras, emergência da pesquisa empírica sobre estas; Portugal, evolução das ofertas e das procuras potenciais (em democracia, pós-1974).

Principais linhas de problematização e orientações metodológicas.

Introdução: principais conceitos

14 Outubro 2024, 20:30 José Soares Neves


Introdução: principais conceitos; procuras culturais: público, não-publico, públicos, práticas culturais.

Questão central da unidade curricular: como se constituem os públicos da cultura? Algumas pistas iniciais de resposta.

Introdução: principais conceitos

14 Outubro 2024, 18:00 José Soares Neves


Introdução: principais conceitos; procuras culturais: público, não-publico, públicos, práticas culturais.

Questão central da unidade curricular: como se constituem os públicos da cultura? Algumas pistas iniciais de resposta.