Sumários

Pontos 1 a 4 do programa: principais noções e abordagens; apresentações orais

7 Dezembro 2022, 18:00 Rita Sousa


Apresentações orais:

TEMA 8 - Problemas de mudança, de diversificação de públicos, que estratégias podem adotar as organizações artísticas?

Glow, H., Kershaw, A., & Reason, M. (2020). Leading or avoiding change: the problem of audience diversification for arts organisations. International Journal of Cultural Policy, 1-19.

TEMA 9 - Gratuitidade do acesso à cultura: o que podemos aprender com os museus?

Neves, J. S. C., Pereira, T. M., Santos, J., & Lima, M. J. (2018). Públicos do Museu Nacional de Arte Antiga. DGPC. http://hdl.handle.net/10071/16984

Neves, J. S. (2020). L'Amour de L'Art e os públicos de Museus Nacionais em Portugal. Perspetivas analíticas, ilustrações empíricas e desafios para as políticas. Em J. S. Neves & C. F. Camacho (Eds.), Nos 50 Anos de L'Amour de L'Art: Dívidas, Críticas e Desafios (pp. 43-58). Mundos Sociais.

Pontos 1 a 4 do programa: principais noções e abordagens

1. Da tirania do autor à "obra aberta"

Características da "obra aberta"

Questões em discussão e posicionamentos sobre Obra Aberta

2. Uma perspetiva de síntese (Umberto Eco). A tríade dialética da circulação de sentido: autor, obra e recetor

Diferentes intenções presentes na interpretação

Interpretação, uso, apropriação

Os públicos na criação das obras

A mediação

"Cinema português": uma proposta de reflexão

3. O horizonte de expectativa: «arte culinária» e «desvio estético»

Enquadramento e principais conceitos

Contextualização da perspetiva de Jauss

Contributos, aplicações e limites da teoria da receção

Sociologia da receção artística

4. Os desencontros entre obras e públicos e o iconoclasmo contemporâneo

O iconoclasmo contemporâneo

Iconoclasmo e e autonomia do campo artístico

A delicadeza das intervenções em espaço público

As condições daarte pública

Pontos 1 a 4 do programa: principais noções e abordagens

28 Novembro 2022, 20:30 Rita Sousa


Pontos 1 a 4 do programa: principais noções e abordagens

1. Da tirania do autor à "obra aberta"

Características da "obra aberta"

Questões em discussão e posicionamentos sobre Obra Aberta

2. Uma perspetiva de síntese (Umberto Eco). A tríade dialética da circulação de sentido: autor, obra e recetor

Diferentes intenções presentes na interpretação

Interpretação, uso, apropriação

Os públicos na criação das obras

A mediação

"Cinema português": uma proposta de reflexão

3. O horizonte de expectativa: «arte culinária» e «desvio estético»

Enquadramento e principais conceitos

Contextualização da perspetiva de Jauss

Contributos, aplicações e limites da teoria da receção

Sociologia da receção artística

4. Os desencontros entre obras e públicos e o iconoclasmo contemporâneo

O iconoclasmo contemporâneo

Iconoclasmo e e autonomia do campo artístico

A delicadeza das intervenções em espaço público

As condições daarte pública

6. Dos públicos da cultura aos modos de relação com a cultura; apresentações orais

28 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


6. Dos públicos da cultura aos modos de relação com a cultura (Conclusão)

Dos públicos da ciência aos públicos da cultura, aos modos de relação com a cultura

Modos de relação com a cultura: uma aplicação tendo por objeto de estudo as bibliotecas públicas

Classificações e tipologias

O conceito de desenvolvimento de públicos

Apresentações orais de trabalhos de grupo

Apresentação e debate em torno dos temas:

TEMA 3 - Metodologia qualitativa na análise dos públicos dos museus: Que contributos para o conhecimento das suas opiniões?

Lima, M. J., Neves, J. S., & Apolinário, S. (2022). Públicos e participação em museus. Um modelo interpretativo de sugestões pós-visita. Observatório (OBS*) 16(3).

Neves, J. S., (Ed.), Santos, J., Lima, M. J., & Miranda, A. P. (2019). Públicos do Museu Nacional dos Coches. DGPC.

TEMA 7 - Quais as fontes estatísticas para a análise das procuras culturais? O que nos podem dizer as estatísticas oficiais?

Bollo, A., Pozzolo, L. D., Frederico, E. D., & Gordon, C. (2012). Measuring Cultural Participation. UNESCO-UIS. http://www.uis.unesco.org/culture/Pages/fcs-measuring-participation-handbook.aspx

Instituto Nacional de Estatística (2021). Estatísticas da Cultura 2020. INE. (disponível online).

Beck-Domżalska, M. (2019). Culture statistics 2019 edition. Eurostat. (disponível online).

6. Dos públicos da cultura aos modos de relação com a cultura; apresentações orais

21 Novembro 2022, 20:30 Rita Sousa


6. Dos públicos da cultura aos modos de relação com a cultura (Conclusão)

Dos públicos da ciência aos públicos da cultura, aos modos de relação com a cultura

Modos de relação com a cultura: uma aplicação tendo por objeto de estudo as bibliotecas públicas

Classificações e tipologias

O conceito de desenvolvimento de públicos

Apresentação oral de trabalho de grupo

Apresentação e debate em torno dos temas:

TEMA 4 - Estudos sobre práticas/participação: o que nos dizem sobre a relação da população portuguesa com a cultura, numa perspetiva comparada da UE?

Pais, J. M., Magalhães, P., & Antunes, M. L. (Eds.). (2022). Práticas culturais dos portugueses. Inquérito 2020. Imprensa de Ciências Sociais.

Eurobarómetro. (2017). Cultural Heritage. Special Eurobarometer 466. Comissão Europeia.

Eurobarómetro (2013). Cultural Access and Participation. Special Eurobarometer 399. Comissão Europeia.

6. Dos públicos da cultura aos modos de relação com a cultura; apresentações orais

21 Novembro 2022, 18:00 Rita Sousa


6. Dos públicos da cultura aos modos de relação com a cultura (Introdução)

Segmentações de públicos

Entre públicos e não públicos, gostos legítimos e ilegítimos, processos de legitimação

Apresentações orais de trabalhos de grupo

Apresentação e debate em torno dos temas:

TEMA 1 - Como se posicionam as instituições culturais (os diretores e outros responsáveis) para com os seus públicos? Que opiniões têm sobre os públicos? Com que informação?

Neves, J. S. (Ed.), Azevedo, J., Gomes, R. T., & Lima, M. J. (2017). Estudo posicionamentos das entidades artísticas no âmbito da revisão do modelo de apoio às artes. DGARTES e CIES-IUL. (cap. "A vertente dos públicos", pp. 226-253)

TEMA 4 - Estudos sobre práticas/participação: o que nos dizem sobre a relação da população portuguesa com a cultura, numa perspetiva comparada da UE?

Pais, J. M., Magalhães, P., & Antunes, M. L. (Eds.). (2022). Práticas culturais dos portugueses. Inquérito 2020. Imprensa de Ciências Sociais.

Eurobarómetro. (2017). Cultural Heritage. Special Eurobarometer 466. Comissão Europeia.

Eurobarómetro (2013). Cultural Access and Participation. Special Eurobarometer 399. Comissão Europeia.

TEMA 5 - Que interação dos públicos com as instituições culturais, presenciais e pelas redes sociais online: como se caracteriza?

Evrard, Y., & Krebs, A. (2017). The authenticity of the museum experience in the digital age: the case of the Louvre. Journal of Cultural Economics, 42(3), 353-363.

Marty, P. F. (2007). Museum Websites and Museum Visitors: Before and After the Museum Visit. Museum Management and Curatorship, 22(4), 337-360.