Sumários
6. Dos públicos da cultura aos modos de relação com a cultura; apresentações orais
14 Novembro 2022, 20:30 • Rita Sousa
6. Dos públicos da cultura aos modos de relação com a cultura (Introdução)
Segmentações de públicos
Entre públicos e não públicos, gostos legítimos e ilegítimos, processos de legitimação
Apresentações orais de trabalhos de grupo
Apresentação e debate em torno dos temas:
TEMA 2 - Dos públicos e não-públicos aos modos de relação com as instituições culturais. Que contributo deste conceito para a compreensão dessa relação e das procuras?
Costa, A. F. (2004). Dos públicos da cultura aos modos de relação com a cultura: algumas questões teóricas e metodológicas para uma agenda de investigação. Em AAVV. Públicos da Cultura (pp. 121-140). Observatório das Actividades Culturais.
TEMA 6 - Novas tendências? Arte participativa e arte comunitária: perspetivas teóricas, exemplos em Portugal.
Matarasso, F. (2019). Uma Arte Irrequieta. Reflexões sobre o triunfo e importância da prática participativa. Fundação Calouste Gulbenkian.
Costa, P. (2020). Cultural participation and territorial development: some insights from the Portuguese case. Em F. Dupin-Meynard & E. Négrier (Eds.), Cultural Policies in Europe: a Participatory Turn? (pp. 123-140). Éditions de L'Attribut.
TEMA 9 - Gratuitidade do acesso à cultura: o que podemos aprender com os museus?
Neves, J. S. C., Pereira, T. M., Santos, J., & Lima, M. J. (2018). Públicos do Museu Nacional de Arte Antiga. DGPC. http://hdl.handle.net/10071/16984
Neves, J. S. (2020). L'Amour de L'Art e os públicos de Museus Nacionais em Portugal. Perspetivas analíticas, ilustrações empíricas e desafios para as políticas. Em J. S. Neves & C. F. Camacho (Eds.), Nos 50 Anos de L'Amour de L'Art: Dívidas, Críticas e Desafios (pp. 43-58). Mundos Sociais.
5. Públicos e contrapúblicos; apresentações orais
14 Novembro 2022, 18:00 • Rita Sousa
5. Públicos e contrapúblicos (concl.)
Variáveis explicativas na análise dos públicos da cultura: estrutura sociodemográfica da população portuguesa, indicadores de referência e de evolução
Perfis sociais predominantes dos públicos da cultura: ilustrações por domínios culturais
Perfis de públicos numa perspetiva europeia - participação cultural
Apresentações orais de trabalhos de grupo
Apresentação e debate em torno dos temas:
TEMA 6 - Novas tendências? Arte participativa e arte comunitária: perspetivas teóricas, exemplos em Portugal.
Matarasso, F. (2019). Uma Arte Irrequieta. Reflexões sobre o triunfo e importância da prática participativa. Fundação Calouste Gulbenkian.
Costa, P. (2020). Cultural participation and territorial development: some insights from the Portuguese case. Em F. Dupin-Meynard & E. Négrier (Eds.), Cultural Policies in Europe: a Participatory Turn? (pp. 123-140). Éditions de L'Attribut.
TEMA 10 - Questões de gosto e tipos de participantes culturais: que revisitações do conceito de omnívoros culturais?
Villarroya, A. A., & Llopis-Goig, R. (2021). Elites and culture: Social profiles in the cultivated population. Cultural Sociology, 15(4), 509-538. https://doi.org/10.1177/1749975521998303
Cicchelli, V., Octobre, S., & Riegel, V. (2016). After the Omnivore, the Cosmopolitan Amateur: Reflections about Aesthetic Cosmopolitanism. The Global Studies Journal, 9(1), 55-70
5. Públicos e contrapúblicos; apresentações orais
7 Novembro 2022, 20:30 • Rita Sousa
5. Públicos e contrapúblicos (concl.)
Variáveis explicativas na análise dos públicos da cultura: estrutura sociodemográfica da população portuguesa, indicadores de referência e de evolução
Perfis sociais predominantes dos públicos da cultura: ilustrações por domínios culturais
Perfis de públicos numa perspetiva europeia - participação cultural
Apresentações orais de trabalhos de grupo
Apresentação e debate em torno dos temas:
TEMA 1 - Como se posicionam as instituições culturais (os diretores e outros responsáveis) para com os seus públicos? Que opiniões têm sobre os públicos? Com que informação?
Neves, J. S. (Ed.), Azevedo, J., Gomes, R. T., & Lima, M. J. (2017). Estudo posicionamentos das entidades artísticas no âmbito da revisão do modelo de apoio às artes. DGARTES e CIES-IUL. http://hdl.handle.net/10071/14962 (cap. "A vertente dos públicos", pp. 226-253)
TEMA 5 - Que interação dos públicos com as instituições culturais, presenciais e pelas redes sociais online: como se caracteriza?
Evrard, Y., & Krebs, A. (2017). The authenticity of the museum experience in the digital age: the case of the Louvre. Journal of Cultural Economics, 42(3), 353-363. https://doi.org/10.1007/s10824-017-9309-x
Marty, P. F. (2007). Museum Websites and Museum Visitors: Before and After the Museum Visit. Museum Management and Curatorship, 22(4), 337-360. https://doi.org/10.1080/09647770701757708
TEMA 8 - Problemas de mudança, de diversificação de públicos, que estratégias podem adotar as organizações artísticas?
Glow, H., Kershaw, A., & Reason, M. (2020). Leading or avoiding change: the problem of audience diversification for arts organisations. International Journal of Cultural Policy, 1-19.
5. Públicos e contrapúblicos; apresentações orais
31 Outubro 2022, 20:30 • Rita Sousa
5. Públicos e contrapúblicos (cont.)
Fontes estatísticas na análise dos públicos, contributos para o conhecimento das relações com a cultura.
Inquéritos sobre sobre práticas culturais, estudos, resultados, hierarquia da frequência de atividades culturais.
Inquéritos aos públicos, estudos, resultados.
Um sistema de informação: ilustrações do uso articulado das três fontes estatísticas (fontes administrativas, inquéritos à população, inquéritos aos públicos), conceitos e resultados
Apresentação oral de trabalhos de grupo
Apresentação e debate em torno do tema 10 - Questões de gosto e tipos de participantes culturais: que revisitações do conceito de omnívoros culturais?
Villarroya, A. A., & Llopis-Goig, R. (2021). Elites and culture: Social profiles in the cultivated population. Cultural Sociology, 15(4), 509-538.
Cicchelli, V., Octobre, S., & Riegel, V. (2016). After the Omnivore, the Cosmopolitan Amateur: Reflections about Aesthetic Cosmopolitanism. The Global Studies Journal, 9(1), 55-70.
5. Públicos e contrapúblicos; apresentações orais
31 Outubro 2022, 18:00 • Rita Sousa
5. Públicos e contrapúblicos (cont.)
Fontes estatísticas na análise dos públicos, contributos para o conhecimento das relações com a cultura.
Inquéritos sobre sobre práticas culturais, estudos, resultados, hierarquia da frequência de atividades culturais.
Inquéritos aos públicos, estudos, resultados.
Um sistema de informação: ilustrações do uso articulado das três fontes estatísticas (fontes administrativas, inquéritos à população, inquéritos aos públicos), conceitos e resultados
Apresentação oral de trabalhos de grupo
Apresentação e debate em torno do tema 2 - Dos públicos e não-públicos aos modos de relação com as instituições culturais. Que contributo deste conceito para a compreensão dessa relação e das procuras?
Costa, A. F. (2004). Dos públicos da cultura aos modos de relação com a cultura: algumas questões teóricas e metodológicas para uma agenda de investigação. Em AAVV. Públicos da Cultura (pp. 121-140). Observatório das Actividades Culturais.