Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01727
Acrónimo :
01727
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências e Tecnologias da Informação

Departamento / Department


Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


OA1: enunciar várias propostas de definição da categoria "fã". OA2: problematizar as definições patológicas de fãs, desconstruindo processos de construção social. OA3: deter um olhar histórico sobre os estudos de fãs, descrevendo influências de várias escolas. OA4: compreender o carácter socialmente construído das hierarquias de valor cultural. Perspetivar o consumo como instrumento de distinção através dos contributos clássicos de Bourdieu a par com visões contemporâneas: dos omnívoros e dissonantes culturais. OA5: perceber o consumo como prática performativa e como parte dos fãs assumem papéis mais produtivos e criativos no âmbito de uma cultura participativa. OA6: equilibrar as visões triunfalistas da cultura participativa e com as desigualdades sociais e as diversidades de (não) acesso(s), usos, literacias e resultados retirados do uso das TIC.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Esta UC está estruturada em torno da investigação académica sobre os fãs de cultura popular, sobretudo de forma mediada através dos media. Pretende-se tomar o fandom enquanto fenómeno contemporâneo especialmente pertinente para olhar, não só para práticas de consumos culturais, mas também para práticas de produção assentes numa cultura participativa. Se por um lado são apresentados os grandes contributos dos estudos de fãs para as teorias da cultura e dos media e comunicação, por outro, alarga-se o olhar para além dos estudos de fãs incorporando ensinamentos da sociologia e estudos da cultura, à sociologia dos media e comunicação em particular. No final da UC o aluno deverá conseguir perceber várias propostas de definição da categoria "fã", problematizar as definições patológicas dos mesmos e conhecer a história dos estudos de fãs. Deverá ainda deter competências para analisar criticamente as dimensões de consumo e de cultura participativa dos fãs. Por fim deverá ser capaz de

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Esta UC aborda os estudos de fãs desdobrando o percurso pedagógico sobre várias dimensões constitutivas. P1: Propostas de definição da categoria ""fã"" P2: Os fãs no senso comum e nos media e os processos de construção social P3: As influências e génese dos estudos de fãs. Um estado da arte dos estudos de fãs P4: O gosto e a distinção social P5: Do consumo performativo à participação e produção dos fãs P6: Limites epistemológicos às visões triunfalistas da cultura participativa. O perigo do determinismo tecnológico. As desigualdades sociais e digitais.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


O objetivo desta UC é familiarizar os alunos com várias problemáticas dos estudos de fãs, mas também com abordagens das ciências sociais pertinentes para a análise dos fãs. Para esse efeito as sessões (como refletido no programa) irão concentrar-se nos estudos de fãs e em abordagens transdisciplinares complementares das ciências sociais às humanidades — com especial enfoque na sociologia da cultura e da comunicação, estudos da cultura e estudos de media. Os conteúdos estão organizados de forma integrada, partindo-se de dimensões mais gerais e de enquadramento teórico e conceptual dando acesso a um estado da arte e depois partindo para para aspetos mais específicos e empíricos articulados com estudos de caso.

Avaliação / Assessment


A avaliação periódica consiste em 2 momentos de apresentação em sala (30%) e 1 de trabalho escrito (70%): 1) apresentação oral do tema do trabalho final em aula no período letivo 2) apresentação oral e problematização do trabalho final em aula no período letivo 3) um trabalho individual escrito com peso de 70% de acordo com enunciado facultado pelo docente em aula e a entregar em 1ª época. A possibilidade de avaliação periódica implica uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas. A avaliação por exame (em 1ª época, 2ª época e época especial) será por via de trabalho individual escrito com peso de 100% com enunciado a facultar pelo docente e poderá ser complementado com uma discussão oral, caso o docente considere necessário. A avaliação desta UC não contempla a possibilidade de avaliação única exclusivamente por prova oral.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


M1 A metodologia de ensino combina métodos expositivos, participativos ativos e demonstrativos. Pretende articular métodos de ensino diretos (estratégias expositivas/demonstrativas/dedutivas com vários recursos multimedia) e experienciais (estratégias exploratórias, indutivas, reflexivas, construtivas, interativas, resolução de problemas, casos de estudo, etc.). M2 Serão assim utilizadas várias estratégias pedagógicas fazendo uso de técnicas de exposição participada assentes uma pedagogia heurística e práticas pedagógicas ativas e experimentais. Os alunos serão convocados a participar ativa e criticamente, nomeadamente em momentos de problematização, role playing (simulações), de gamificação das aprendizagens e de convocação de exemplos práticos. M3 Auto-estudo através do trabalho autónomo do discente.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


ME1 - todos os OA ME2 - todos os OA ME3 - todos os OA Esta UC requer conceitos teóricos, fundamentais para a compreensão dos diferentes conteúdos programáticos, mas pretende também uma ligação à prática e à investigação aplicada. As aulas teórico-práticas permitem uma compreensão teórica articulada com uma aplicação de conhecimentos com uma dimensão prática, o que também implica participação em aula e trabalho autónomo por parte do estudante.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Bennett, Lucy & Booth, P. (2016) Seeing Fans: Representations of Fandom in Media and Popular Culture, Londres, Bloomsbury Booth, P. (2018) A Companion to Media Fandom and Fan Studies, Oxford, Wiley Blackwell. Click, Melissa A. & Scott, S. (Eds.) (2018) The Routledge Companion to Media Fandom, Londres, Routledge Duffett, Mark (2013) Understanding Fandom. Londres: Bloomsbury Academic Gray, Jonathan A; Cornel, S.& Harrington, C. L. (Eds.) (2007) Fandom: Identities and Communities in a Mediated World (2nd ed.), Nova Iorque: New York University Press Hills, M. (2002) Fan Cultures. Nova Iorque: Routledge Jenkins, H. (2012) Textual Poachers: television fans and participatory culture (2 ed). Nova Iorque: Routledge Larsen, Katherine & Zubernis, L. (2013) Fan Culture. Theory/Practice. Cambridge: Cambridge Lewis, Lisa A. (ed.) (1992) The Adoring audience: fan culture and popular media. Nova Iorque: Routledge Sandvoss, C. (2005) Fans: the mirror of consumption. Cambridge: Polity Press

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


"Abercrombie, N. & Longhurst, Brian (1998) Audiences: A sociological theory of performance and imagination. Londres: Sage. Amesley, Cassandra (1989) ""How to Watch Star Trek."" Cultural Studies 3.3: 323-339. Aranda, Daniel; Jordi Sánchez-Navarro & Antoni Roig Fanáticos (eds.) (2013) Fanáticos. La cultura fan. Barcelona, UOC Press Bickerdike, Jennifer Otter (2015) The Secular Religion of Fandom. Pop Culture Pilgrim, Londres, Sage Bourdieu, Pierre (2010) A Distinção. Uma Crítica Social da Faculdade do Juízo, Lisboa: Edições 70 Busse, Kristina & Gray, Jonathan ""Fan Cultures and Fan Communities"" in Nightingale, Virginia (ed.) (2011) The Handbook of Media Audiences, Malden, Wiley-Blackwell, pp. 425-443 Devereux, Eoin, Dillane, Aileen & Power, Martin J. (Eds.) (2011) Morrissey: Fandom, Representations and Identities, Bristol: Intellect Books Dijck, J. (2009) Users Like You: Theorizing Agency in User-Generated Content, Media, Culture and Society, 31 (1), pp.41-58. Gray, Jonathan A. & S Murray (2016) 'Hidden: Studying media dislike and its meaning', International Journal of Cultural Studies 19(4), 357-372. Hargittai, e. & Walejko, G. (2008) The Participation Divide: Content creation and sharing in the digital age. Information, Communication & Society, 11 (2), pp.239 - 256. Harris, Cheryl & Alexander, Alison (Editores) (1998) Theorizing Fandom: fans, subcultures and identity. Nova Jersey: Hampton Press Hennion, Antoine (2007), ""Those things that hold us together: Taste and Sociology"", in Cultural Sociology, 1, pp. 97-114 Hutchins, Amber & Natalie T. J. Tindall (eds) (2016) Public relations and participatory culture: fandom, social media and community engagement, New York, Routledge Jancovich, Mar (2002) ""Cult Fictions: Cult Movies, Subcultural Capital and the Production of Cultural Distinctions."" Cultural Studies 16.2 : 306-322. Jenkins, Henry (2006) Fans, bloggers and gamers: exploring participatory culture. Nova Iorque: New York University Press. Lincoln Geraghty (2014) Cult Collections: Nostalgia, Fandom and Collecting Popular Culture, New York: Routledge Lincoln Geraghty (ed.) (2015) Popular Media Cultures: Fans, Audiences and Paratexts, Hampshire, Palgrave Macmillan Linden, Henrik e Sara Linden (2017) Fans and fan cultures. Tourism, consumerism and social media, Londres, Palgrave Macmillan Williams, Rebecca (2015) Post-Object Fandom: Television, Identity and Self-narrative, Londres, Bloomsbury"

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16