Programa
Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas
Licenciatura em Informática e Gestão de Empresas (PL)
Programa
CP1. Especificidades da gestão do Marketing para bens tecnológicos e de informação tecnológica (IT products). Domínios de Marketing. Estrutura do Plano de Marketing e abordagem do business model canvas. Conceitos chave: proposta de valor, vantagem competitiva e posicionamento. CP2. Curva da Adopção da Tecnologia e o seu papel no processo de decisão de compra no B2C e no B2B. A jornada do consumidor. CP3. O Mercado:caracterização, agentes, ciclo de vida, análise concorrencial e de distribuição. E-marketplaces e E-commerce CP4. Sistema de informação de Marketing. Métodos simples de pesquisa de mercado e de objectivos Vendas CP5. Análise Competitiva: instrumentos de análise como matriz Mckinsey e SWOT dinâmica, factores criticos de sucesso do mercado e vantagem competitiva da marca /empresa. CP6. Objectivos e Estratégia de Marketing. Segmentação, Target, posicionamento e proposta de valor. CP7. Politicas de Marketing-mix CP8. Métricas e ferramentas de análise, como SEO, KPIs