Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01815
Acrónimo :
01815
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


No fim do curso os alunos deverão ser capazes de: Compreender e analisar críticamente os principais conceitos e teorias de comunicação de marketing. Capacidade para aplicar estes conceitos no design de estratégias comunicacionais para solução de problemas de marketing.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Compreender e analisar criticamente os principais conceitos e teorias da comunicação de marketing. OA2= Implementar esses conceitos no desenho de estratégias e táticas de comunicação capazes de resolver problemas de marketing. OA3= Desenvolver o pensamento crístico sobre estratégias de comunicação OA4= Elaborar um plano criativo de comunicação integrada de marketing.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1- Conhecer as principais ferramentas da Comunicação de marketing 2- Desenvolver o briefing de comunicação e o pensamento crítico sobre a sua execução. 3- Desenvolver competências de criação e de interpretação do briefing de media. 4 Conhecer e desenvolver competências de aplicação das principais métricas de media. 5- Desenvolver um entendimento alargado acerca do mix de comunicação, ferramentas e critérios de seleção

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Pontos do programa: 1 OA2 - Ponto do programa: 2 e 3 OA3 - Ponto do programa: 2, 3 e 4 OA4 - Ponto do programa: 5

Avaliação / Assessment


A avaliação processa-se em épocas Normal e de Recurso. Os alunos com avaliação contínua, terão que ter uma assiduidade mínima de 80% e serão avaliados: Teste escrito 50% (mínimo 9.5); Trabalhos de grupo 40%; avaliação individual 10%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas, trabalho de grupo e análise de casos de estudo

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas Objetivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Trabalho de grupo Objetivos de aprendizagem (OA): OA2 e OA4 Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo Objetivos de aprendizagem (OA): OA2 e OA3

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo "Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais" deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na 1ª semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Andrews, J. C., & Shimp, T. A., Advertising, promotion, and other aspects of integrated marketing communications. Cengage Learning, 2017.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Scott, D.M. (2015). The New Rules of Marketing and PR: How to Use Social Media, Online Video, Mobile Applications, Blogs, News Releases, and Viral Marketing to Reach Buyers Directly. Wiley & Sons, New Jersey. Barker, M., Barker, D., Bormann, N., e Neher, K., Social Media Marketing: A Strategic Approach, South- Western, 3rd edition, Cengage Learning, 2022 Chaffey, D., Ellis- Chadwick, F, Digital Marketing, 7th Edition, Pearson, 2019. Clow, K. E., Baack, D.E., Integrated advertising, promotion and marketing communications, 8th Edition, Pearson Education, 2018

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16