Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2014/2015
Pré-requisitos / Pre-Requisites
não existem
Objetivos Gerais / Objectives
Elaborar uma dissertação abordando uma temática específica da área científica de marketing, aplicando os conhecimentos teóricos e as metodologias específicas de forma a aprofundar uma questão teórica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Definir um problema científico e a sua pertinência; OA2. Definir objectivos de investigação e possíveis hipóteses de investigação; OA3. Conduzir uma revisão de literatura que suporte ao problema definido na dissertação ; OA4. Aplicar metodologias adequadas à recolha e análise de dados; OA5. Refletir de forma crítica sustentada no enquadramento teórico e resultados empíricos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
P1. Escrita de introdução e abstract; P2. Definição de um problema de investigação; P3. Definição de objectivos de pesquisa; P4. Revisão de literatura; P5. Definição de modelo conceptual e hipóteses de investigação; P6. Técnicas de recolha de dados; P7. Técnicas de análise de dados; P8. Escrita de conclusões e definição de possibilidades de pesquisa; futura; P9. Recomendações e Implicação em termos académicos e empresariais.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Para desenvolver as competências de definição de problemas de investigação e respectivos objectivos (OA1, OA2) os estudantes deverão refletir criticamente sobre a literatura existente, para determinar quais as perguntas especificas (P1, P2, P3) Para sistematizar a teoria e definir hipóteses de investigação (OA3, OA4) os estudantes elaborarão uma revisão de literatura adequada ao problema de investigação e hipóteses específicas (P4,P5) A capacidade de recolha e análise de dados (OA4) será desenvolvida pela concretização de uma investigação empírica que responda aos objectivos de investigação definidos, recolhendo e tratando os dados necessários (P6, P7) Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de reflexão teórica e avaliação de resultados (OA5), os estudantes deverão escrever as conclusões dos seus estudos e explicitar possibilidades de investigação futura assim como apresentar um conjunto de recomendações e implicações académicas e empresariais (P8, P9).
Avaliação / Assessment
- Apresentação escrita da dissertação - Apresentação oral da síntese da dissertação e posterior discussão pública perante um júri
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De forma a desenvolver as competências de investigação e reflexão crítica utilizar-se-ão as seguintes metodologias: - Estudo acompanhado - Discussão colectiva em sessões tutoriais - Aplicação de metodologias de recolha e tratamento de dados
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
De forma a desenvolver as competências de definição de problemas de investigação e respectivos objectivos (OA1, OA2) os estudantes efectuarão uma proposta escrita que será discutida em sessões tutoriais. Para sistematizarem os conhecimentos teóricos de forma sintética e definirem hipóteses de investigação (OA3, OA4) os estudantes deverão elaborar uma revisão de literatura que será discutida em sessões tutoriais. A capacidade de recolha e análise de dados (OA4) deverá ser desenvolvida pela aplicação de metodologias de recolha e tratamento de dados. Para que os estudantes desenvolvam a sua capacidade crítica de reflexão teórica e avaliação de resultados (OA5), deverão escrever as conclusões dos seus estudos e discuti-las em sessões tutoriais.
Observações / Observations
Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Fisher, C. (2007). Researching and writing a dissertation: A guidebook for business students. Essex: Prentice Hall Bryman, A. (2003). Business Research Methods. Oxford: Oxford University Press
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Pidd, M. (2003). Tools for thinking: Modelling in Mangement Science. West Sussex: Wiley. Gummesson, E. (1991). Qualitative Methods in Management Research. London: Sage Publications. Ellet, W. (2007). The case study handbook. USA: Harvard Business Press.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16