Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
01871
Acrónimo :
01871
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Introduzir os alunos ao conceito de Relações Públicas 2.0., nas suas principais componentes e ferramentas, de modo a que possam delinear, no seu âmbito de atuação profissional, estratégias de comunicação com uma abordagem para além das RP tradicionais, sempre que aplicáveis, bem como capacitar para a análise e avaliação de estratégias ou planos de comunicação desenvolvidos por terceiros, no âmbito da tomada de decisões estratégicas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da disciplina os alunos deverão ser capazes de: -Diferenciar as abordagens de RP tradicional e digital(0A 1) -Identificar as principais ferramentas(0A 2) -Selecionar os canais adequados e elaborar um plano de comunicação para uma estratégia de comunicação RP digital(0A 3) -Identificar e maximizar oportunidades de comunicação(0A 4) -Identificar riscos e elaborar um plano de ação para crises(0A 5) -Analisar os resultados e retirar insights para futuras estratégias (0A 6)

Conteúdos Programáticos / Syllabus


-Introdução e Objetivos -Definição de RP na aceção tradicional -RP 2.0 e RP tradicional: o que mudou? -O conceito de PR-2-PEER e Hybrid PR: o triplo papel do consumidor (recetor/produtor/influenciador da mensagem) -Novo contexto e paradigmas dos profissionais de RP As Ferramentas de RP Digitais Relações com jornalistas vs Relações com Influencers/Criadores Digitais Plano de comunicação RP digital;Mix de meios/canais + cases -A monitorização em social media: ferramentas, parâmetros e objetivos -Serviço de Apoio a cliente e RP Digitais Gestão de Crises em Social Media;Brand Reputation, Brand Influence & Brand Advocate;Social Media Guidelines;Gestão do relacionamento com agências e outros departamentos;Media e Social Media training Tendências de futuro em RP.;Revisões e Q&A;Conclusões e encerramento

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) desta UC estão expressos e concretizados no conteúdo programático (CP), com as seguintes relações: - OA1- CP aula 1 - OA2- CP aula 2 - OA3- CP aulas 2 e 3 - OA4- CP aula 4 - OA5- CP aula 4 e 5

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Participação em aula: 10% - Trabalho de grupo: 20% - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


O processo de aprendizagem da UC será teórico-prático, com componente teórica de apresentação dos conceitos e conteúdos e uma componente prática, que se traduzirá na apresentação de um trabalho elaborado pelos alunos, bem como a discussão de casos e participação dos alunos durante todas as sessões da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada visa dar aos alunos a possibilidade de aplicação prática dos conteúdos da UC, mediante a discussão de casos durante as aulas, bem como da realização e apresentação dos trabalhos de grupo, que contribuem para consolidação dos conteúdos programáticos, fortalecimento de dinâmicas da turma e intercâmbio de aprendizagens e testar a aplicabilidade prática dos conceitos.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Henricks, Barbara Cave & Shelton, Rusty , Mastering the New Media Landscape: Embrace the Micromedia Mindset, Berrett - Koehler Publishers, Inc, March 2016 Scott, David Meerman, The New Rules of Marketing & PR: How to Use Social Media, Online Video, Mobile Applications, Blogs, News Releases, and Viral Marketing to Reach Buyers Directly, John Wiley & Sons,Inc , 5th edition, New Jersey, October 2015

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Dionísio, Pedro e Rodrigues,Vicente, Publicitor, Dom Quixote ,7ª edição, Alfragide, 2010 [p.297 -326] Dionísio, Rodrigues, Canhoto e Faria Nunes, b-Mercator- Blended Marketing, Dom Quixote, 1ª edição, Alfragide, 2009 [p.159-202]

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16