Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Sociologia
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum.
Objetivos Gerais / Objectives
Proporcionar aos alunos os elementos conceptuais e analíticos disponibilizados pela sociologia do ambiente que lhes permitam inserir futuras decisões sociais e profissionais numa abordagem mais abrangente da complexidade e especificidade sociais dos problemas ambientais e da crise ecológica.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O objetivo central desta UC é proporcionar aos alunos os elementos conceptuais e analíticos disponibilizados pela sociologia do ambiente que lhes permitam inserir futuras decisões sociais e profissionais numa abordagem mais abrangente da complexidade e especificidade sociais dos problemas ambientais e da crise ecológica, ela própria um eixo ontológico das sociedades globais contemporâneas. Na posse desses saberes, os alunos deverão desenvolver competências de leitura interpretativa e analítica dos mais diferentes e atuais problemas que no seu todo fazem a crise ecológica contemporânea, tendo como foco os principais elementos sociais e políticos que aí confluem. Finalmente, serão chamados a desenvolver e competências que lhes permitam fazer pontes interdisciplinares com as abordagens que outras ciências sociais e técnicas fazem desses problemas e da problemática da crise ecológica em geral, em reforço da sua capacidade de análise crítica.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Ambiente e sociedade (I): a Sociologia do Ambiente 1.1. Sociedade, natureza e ambiente: algumas questões paradigmáticas sobre teoria social e ambiente. 1.2. Perspetivas teóricas sobre ambiente e mudança social (I): da ecologia humana ao «novo paradigma ecológico». 1.3. Perspetivas teóricas sobre ambiente e mudança social (II): modernização ecológica e sociedade de risco. 1.4. Estado, ação coletiva e cidadania na área do ambiente: perspetivas de ação social para o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade. 2. Ambiente e sociedade (II): problemas e debates contemporâneos 2.1. Ambiente, globalização e biodiversidade. 2.2. Risco ambiental, governança e novas tecnologias. 2.3. Mudanças ambientais, participação e perceção pública.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa desta unidade curricular procura assegurar a cobertura das problemáticas presentes no campo das relações sociedade e ambiente na perspetiva da sociologia do ambiente. Essas problemáticas perspetivam um processo alargado e global de mudança social, seja ele entendido como a expansão incessante da modernização ou como um caminho para a institucionalização do risco ambiental como fundamento ontológico da vida social contemporânea. À luz dessas perspetivas e abordagens teóricas, procurar-se-á analisar um conjunto diversificado problemas e de debates contemporâneos que conhecem uma aproximação analítica a partir das ferramentas teóricas da sociologia do ambiente. O programa procura integrar a diversidade temática e as principais problemáticas e orientações teóricas da sociologia do ambiente. Na segunda parte do programa propõe-se o exercício da análise sociológica de alguns problemas ambientais contemporâneos.
Avaliação / Assessment
a) Avaliação ao longo do semestre (elaboração de dois ensaios): 1. um ensaio individual sobre as perspetivas teóricas e paradigmáticas da Sociologia do Ambiente; 2. um ensaio realizado em grupo, a partir de um problema ambiental/social selecionado pelo grupo, sobre a discussão de uma das temáticas exploradas na segunda parte do programa (Ambiente e sociedade (II): problemas e debates). 3. Cada um dos ensaios contará com 50% para a nota final. No entanto, a participação nas aulas poderá dar lugar a um bonus de até 20% da média dos dois ensaios 4. Conclui com sucesso quem tenha classificações superiores a 7 valores nos dois momentos de avaliação e média maior ou igual a 9,5; b) Exame final escrito: Alunos sem avaliação ao longo do semestre ou sem aprovação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
No processo de aprendizagem assume particular relevância o trabalho pessoal do estudante. Em concreto, consta de (a) trabalho de estudo individual visando o contacto direto com a bibliografia, a pesquisa pessoal e a elaboração de 2 ensaios; (b) aulas de ensino teórico-prático de exposição oral; (c) orientação tutorial em apoio do trabalho independente do aluno.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
O acompanhamento das aulas e a participação nos debates a ter lugar nesse quadro, seguidos de trabalho individual de preparação de pequenos ensaios analíticos e interpretativos, apoiados em leitura das bibliografias e em pesquisa pessoal, no caso, sobre problemas e debates contemporâneos do foro ambiental, constituem a nosso ver a melhor forma de alunos, quiçá, menos preparados nas questões básicas da sociologia e da sociologia do ambiente em particular, acederam a um domínio essencial e útil dos contributos desta área científica à compreensão, análise e soluções da crise ambiental das sociedades contemporâneas. Os pequenos ensaios (à volta de 15 000 e 25 000 caracteres cada um) que serão chamados a elaborar servem não apenas para avaliar a aquisição dessas capacidades e competências, mas são também um momento estruturante da aprendizagem dos conceitos, interpretações e teorias principais focadas nesta u.c., mesmo quando limitados a um tema específico. O debate nas aulas é importante para fomentar a capacidade de análise crítica dos estudantes capacitando-os a questionar de forma mais consistente as dimensões sociais dos grandes desafios ambientais que se colocam hoje à humanidade.
Observações / Observations
Idioma de Ensino: português (Se não dominar o português aconselha-se contacto prévio com o professor)
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Spaargaren, G.; A. P.J. Mol & F. H. Buttel (eds.) (2000). Environment and Global Modernity. London: Sage Publications. Eder, Klaus & Maria Kousis (eds.) (2001). Environmental Politics in Southern Europe: Actors, Institutions and Discourses in a Europeanizing Society. Doderecht/Boston/London: Kluwer Academic Publications. Dunlap, Riley E.& W.Michaelson (eds.) (2002). Handbook of Environmental Sociology. USA: Greenwood Press. Dunlap, Riley E. and F. H. Buttel, P. Dickens & A. Gijswijt (ed.s) (2002). Sociological Theory and the Environment. Classical Foundations, Contemporary Insights. N.Y/Oxford/Lanham/Boulder: Rowman & Littlefield Publishers. Jasanoff, Sheila and M. Long Martello (eds.) (2004). Earthly Politics. Local and Global in Environmental Governance. The MIT Press. Hess, David J. (2007). Alternative Paths in Science and Industry. Activism, Innovation, and the Environment in an Era of Globalizaztion. The MIT Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Dunlap, R. & Brulle, R. (2015). Climate Change and Society – Sociological Perspectives. Oxford: Oxford University Press. Albrecht, G & Van Horn, G. (2016). Exiting the Anthropocene and entering to the Biocene. Human and Nature, Goldman, M. & Schurman, R. (2000). Closing the Great Divide: New Social Theory on Society and Nature. Annual Review of Sociology, 26: 563-584. Guerra, J. & Schmidt, L. (2013). Environmental Awareness, Ecological Values – The Portuguese casa in European context. Lisboa: Observa/ICS-ULisoba Guerra, J. & Schmidt, L. (2016) Concretizar o whishfull thinking – Dos ODS à COP21. Ambiente e Sociedade. XIX (4): 157-174 Schmidt et al. (2018). Sustentabilidade - Primeiro Grande Inquérito em Portugal. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais. Schmidt, l. & Guerra, J. (2019). Sustainability: dynamics, pitfalls, and transitions. In Delicado et al.(eds.) The diverse worlds of sustainability. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Spaargaren. G. & Mol, A. (2008). Sociology, environment, and modernity: Ecological modernization as a theory of social change. Society & Natural Resources: An International Journal, 5:4, 323-344, DOI: 10.1080/08941929209380797
Data da última atualização / Last Update Date
2024-09-05