Sumários

Da Sociedade de Risco e Modernização Ecológica à Solastalgia no Antropoceno: exemplos e reflexões

31 Outubro 2024, 18:00 João Guerra


As mudanças ambientais de que se destacam as alterações climáticas representam prementes questões da modernidade e exigem uma ação coletiva e transversal que promova a necessária adaptação social às novas condições delas decorrentes. Salientando-se a interligação dos sistemas sociais, políticos, culturais, económicos e ambientais, surgiram diversas abordagens teóricas para lidar com a complexidade do problema e compreender suas implicações nas sociedades contemporâneas. Neste contexto, destacam-se, entre outras, as Teorias da Sociedade de Risco e da Modernização Ecológica, mas não se menosprezam abordagens emergentes como a Solastalgia num contexto de Antropoceno.

Agenda 2030 e Desenvolvimento Sustentável - um melro branco que nunca ninguém viu?

24 Outubro 2024, 20:00 João Guerra


Com base na COSMOVISÂO resultante dos primeiros alertas sobre a degradação ambiental (anos 70) e a possibilidade que se mantêm de catástrofe ecológica várias instâncias de governança global (e.g., ONU, OCDE, UE) têm vindo a propor agendas de mudança e de ação que, apesar da sua aceitação crescente e transversal, não têm vindo a conseguir os resultados esperados. A Agenda 2030 mostrou-se, assim, no mote de reflexão sobre sucessos e insucessos conseguidos, mas também enquanto possibilidade histórica de que a humanidade venha a equilibrar a sua relação com a biosfera, evitando o colapso referido em Silent Spring e em  Limits to Growth.

Abordagem da teoria das práticas ao consumo de energia

17 Outubro 2024, 18:00 João Guerra


Uma abordagem da teoria das práticas ao consumo de energia - introdução aos conceitos centrais e ilustração com estudos empíricos. Nesta sessão contámos com uma convidada especialista na matéria: ana Horta , ICS-ULisboa

Bananas e Globalização

3 Outubro 2024, 18:00 João Guerra


Com recurso a um convidado de uma ONGD (Oikos – Cooperação e Desenvolvimento) procurou-se explorar o conceito de justiça ambiental com indicadores e estatísticas internacionais, exemplos práticos e um exercício de role play centrado n a cadeia de valor  do comércio de bananas. Focaram-se város problemas, entre os quais: a utilização de grande quantidade de produtos químicos; a violação de direitos dos trabalhadores; o “Land grab” e o poder concentrado em 5 grandes companhias a nível global…
A Oikos atua em vários países do mundo nas áreas do ambiente e alterações climáticas; segurança alimentar e economia local; acesso aos serviços sociais básicos; cidadania e direitos humanos. É, portanto, uma ONGD portuguesa voltada para o Mundo que trabalha com as comunidades e regiões mais pobres e vulneráveis, independentemente da sua localização geográfica.

Apresentação

26 Setembro 2024, 20:00 João Guerra


Esta primeira sessão foi a ocasião para que os alunos expusessem o seu interesse pelas questões ambientais e, sobretudo, suas interligações com a sociedade. Nessa perspetiva o programa foi apresentado, bem como os seus principiais objetivos e metodologias de avaliação que, em boa parte, corresponderam às expectativas dos estudantes.

Os alunos foram ainda informados que, nalgumas sessões, teremos convidados com origens diversas, incluindo ONG e academia para refletir em conjunto sobre problemas atuais e prementes na prossecução da sustentabilidade.