Sumários

Fecho -balanço final

19 Dezembro 2024, 18:00 João Guerra


A última aula serviu para fazer um balanço e discutir alguns dos conceitos e das teorias trabalhadas nas sessões anteriores. Na primeira parte foi ainda apresentado o último trabalho que, por falta de tempo, não foi apresentado na aula anterior. 

Apresentações dos alunos (Segunda sessão)

5 Dezembro 2024, 20:00 João Guerra


Os alunos foram convidados a apresentar os 17 ODS, explorando desafios, sinergias e trade offs entre eles. Para isso reservaram-se 2 sessões, tendo esta sido a segunda.

Apresentações de trabalhos práticos (primeira sessão)

5 Dezembro 2024, 18:00 João Guerra


Os alunos foram convidados a apresentar os 17 ODS, explorando desafios, sinergias e trade offs entre eles. Para isso reservaram-se 2 sessões, tendo esta sido a primeira.

Água e Saneamento - Acesso e impactos das mudanças climáticas no semiárido brasileiro

28 Novembro 2024, 18:00 João Guerra


As Mudanças Climáticas estão a provocar mudanças profundas no uso da água. No semiárido brasileiro, onde a escassez é já um problema de raízes antigas, as mudanças tornam-se ainda mais profundas. Com recursos a três convidados Brasileiros da UFCG (José Irivaldo e Ângela Ramalho) e da FURB (Cristiane Mansur) exploraram-se alguns resultados de dois projetos de pesquisa que incluíram, para além de um diagnóstico, uma explanação de metodologias participativas que procuraram envolver as populações.

Cultura e sustentabilidade

14 Novembro 2024, 18:00 João Guerra


Nesta aula começou-se por precisar as noções de cultura e sustentabilidade para, de seguida, se pôr em primeiro plano três pontos-chave: o que as une e quais os aspetos críticos e virtuosos que se geram nas relações entre ambas. Por fim, com base num estudo de caso realizado durante a pandemia da Covid-19 num parque de natureza situado nos arredores de Lisboa, confere-se que obras de arte cobrem atualmente uma série de tópicos ambientais, desde as catástrofes naturais às alterações climáticas, e nos vêm ajudando a lidar com a precariedade de cenários próximos e distantes. Destacam-se, em particular, três intervenções artísticas ao ar livre, que fazem parte do movimento artístico conhecido como land art ou arte ambiental, para ilustrar a designada viragem ecológica nas artes.