Sumários

7. Invertendo a perspetiva: lusodescendentes e educação

12 Novembro 2025, 18:00 Sandra Cristina Mateus Gomes


Os filhos de portugueses como objeto de análise na produção sociológica de vários países da emigração portuguesa.
Diversidade de experiências que jovens de uma mesma origem (portuguesa) podem ter em contextos diversos.
Analogias com as tendências encontradas na investigação sobre os filhos de imigrantes em Portugal. 

Famílias imigrantes e educação.

5 Novembro 2025, 18:00 Teresa Seabra


Educação familiar, práticas culturais, sociabilidades e aspirações.

Modos de relação com a cultura de origem.
Acompanhamento familiar da escolaridade.

Respostas à diversidade sociocultural: políticas de educação multi/intercultural

29 Outubro 2025, 18:00 Teresa Seabra


Interculturalidade e Multiculturalidade. Diferentes processos de adaptação na sociedade de acolhimento.

Apresentação de dois textos por parte dos estudantes:
Araújo, M. (2018), "As narrativas da indústria da interculturalidade (1991-2016): Desafios para a educação e as lutas anti-racistas", Investigar em Educação - Revista da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação, II Série, 7, 9-35;
- Mateus, Sandra (2019), "‘Antes de nos conhecerem, às vezes, tratam-nos mal’ – perceções sobre discriminação e diversidade étnica em contexto escolar”, Mediações – Revista OnLine da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal, Vol. 7, n.º 2, pp. 123-135.

Descendentes de imigrantes na escola portuguesa: presença, trajetos e resultados

22 Outubro 2025, 18:00 Teresa Seabra


Comparação entre alunos estrangeiros e alunos com origem na imigração: resultados, trajetos e implicações.

3. Modos de integração nas sociedades de acolhimento

15 Outubro 2025, 18:00 Sandra Cristina Mateus Gomes


Continuação da aula anterior.
Dilemas e práticas na quantificação e categorização dos filhos de imigrantes.
Exercício prático de categorização.
Modos de integração: conceitos de cultura, identidade e etnicidade.
As perspectivas teóricas norte-americanas e europeias no domínio da integração.