Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Relações Internacionais
Departamento / Department
Departamento de História
Ano letivo / Execution Year
2020/2021
Pré-requisitos / Pre-Requisites
n.a.
Objetivos Gerais / Objectives
n.a.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Ao completar com sucesso esta UC, o estudante será capaz de: OA1. Definir teoricamente dimensões relevantes dos conflitos militares contemporâneos, dispositivos internos e externos da sua resolução, pacificação e capacitação, e mecanismos internacionais de regulação e estabilização. OA2. Analisar teoricamente e ilustrar empiricamente a importância de uma abordagem interdisciplinar à temática da UC; OA3. Explicar concepções relevantes de compreensão dos conflitos militares e sua resolução no mundo contemporâneo; OA4. Caracterizar formas de conflito violento de natureza militar em distintos contextos regionais; OA5. Caracterizar as dinâmicas globais e locais dos conflitos militares OA6. Utilizar de maneira metodologicamente fundamentada e heuristicamente crítica os principais indicadores, medidas e categorizações dos conflitos militares, processos conducentes à sua pacificação, e mecanismos de regulação internacional;
Conteúdos Programáticos / Syllabus
Semana 1: Introdução ao estudo do conflito e ao módulo Semana 2: Prevenção, gestão e resolução de conflitos Semana 3: O estudo da guerra Semana 4: Terrorismo, contraterrorismo e conflito Semana 5: Desenvolvimentos nos estudos da paz Semana 6: Manutenção e consolidação da paz Semana 7: Estados dilacerados pela guerra e reconstrução pós-conflito Semana 8: Construção da paz por meio de reconciliação: África do Sul, Ruanda e Guiné Semana 9: Conflito, DDR e justiça transicional na Colombia Semana 10: Uma abordagem crítica à construção da paz na Bósnia-Herzegovina
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
OA1: CP1, CP2, CP4, CP5 OA2: CP2, CP3, CP4, CP6 OA3: CP1, CP6 OA4: CP4, CP5, CP6 OA5: CP2, CP3, CP4 OA6: CP3, CP7, CP8, CP9 OA7: CP3, CP5, CP6, CP7, CP8, CP9
Avaliação / Assessment
assiduidade (10%); apresentação e debate nas aulas (10%); trabalho escrito composto por compilação de 5 blog posts de natureza académica (máximo de 500 palavras, excluindo referências). Critérios de avaliação: 1) estrutura e escrita; 2) teorização; 3) uso de exemplos; 4) reflexividade crítica. Penalidades: 1) prazo de entrega é às 23h59 do dia da submissão. 0,5 pontos deduzidos por casa dia de atraso da; 2) trabalhos que excedam o limite em mais de 10% receberão redução de 0,5 pontos (80%).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
Contacto directo do docente com os alunos através de aulas teórico-práticas (20 h) e orientação tutorial (1 h). Trabalho autónomo dos alunos (129 h), incluindo estudo da bibliografia, preparação das intervenções nas aulas, elaboração do trabalho final. O planeamento da UC indica a sequência dos conteúdos programáticos e das actividades a desenvolver pelos alunos ao longo do semestre.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As aulas teórico-práticas visam a exposicão dos principais conteúdos programáticos e sua articulacão (dois terços de cada aula) e apresentação e debate de análises por parte dos alunos (um terço de cada aula). O trabalho autónomo dos alunos compõe-se de três elementos principais: o estudo da bibliografia, a pesquisa de indicadores e a elaboração do trabalho final (ensaio teórico-empírico). A orientação tutorial destina-se a fornecer sugestões de estudo e tirar dúvidas. A componente de exposição docente nas aulas e a componente de estudo bibliográfico autónomo pelos alunos tem particular relevância para os OA 1, 2 e 3; a componente interactiva das aulas e a pesquisa autónoma de indicadores pelos alunos para os OA 6 e 7; e a elaboração do trabalho final para os OA 4, 5 e 6, e para a integração destes com os outros OA.
Observações / Observations
Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Stedman, S., Rothchild, D. and Cousens, E. (2003) Ending Civil Wars, the Implementation of Peace Agreements. Boulder: Lynne Rienner. Paris, R. (2003) At War?s End. Cambridge: Cambridge University Press. Jackson, R. (2016) Routledge Handbook of Critical Terrorism Studies. London: Routledge. Collins, A. (2019) Contemporary Security Studies. Oxford: Oxford University Press. Chesterman, S. (2004) You the People: The United Nations, Transitional Administration and State-Building. Oxford: Oxford University Press. Brown, M. (1996) The International Dimensions of Internal Conflict. Cambridge, MA: MIT Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Turney-High, H. 1991 (1949). Primitive war. Its Practices and Concepts. South Carolina: University of South Carolina Press Keegan, J., 1993. The History of Warfare. London: Random House.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16