Sumários
Sessão temática com membros da AMUCIP
9 Maio 2024, 20:30 • Otávio Ribeiro Raposo
Esta aula contou com a participação de convidadas da Associação para o Desenvolvimento das Mulheres Ciganas Portuguesas (AMUCIP). Os quatro membros dessa associação abordaram desde às representações que a sociedade portuguesa tem das populações roma-ciganas, às experiências de vida das mulheres dessa comunidade. No final da aula, a última oradora partilhou uma ferramenta pedagógica que desenvolveram para apoiar os educadores no ensino dessas populações. Participaram presencialmente da aula 28 alunos.
Métodos e fontes estatísticas sobre crianças e jovens
2 Maio 2024, 20:30 • Tiago Lapa
Visão geral sobre as principais tendências e desafios metodológicos na investigação com crianças e jovens, bem como sobre as fontes estatísticas oficiais disponíveis, entre outras fontes (INE, Pordata, UNICEF, etc.), no sentido de se entender como podem ser (ou não) relevantes para ajudar a enquadrar e contextualizar estruturalmente pesquisas extensivas sobre a infância.
Crianças como respondentes: O desafio dos métodos quantitativos.
A exclusão de crianças nos questionários e as suas causas.
Metodologias: pesquisa etnográfica com crianças e jovens
18 Abril 2024, 20:30 • Filipe Marcelo Reis
Métodos de pesquisa etnográfica com/sobre crianças e jovens
Políticas de juventude e inclusão social
11 Abril 2024, 20:30 • Otávio Ribeiro Raposo
O documentário “Na Quinta com Kally” foi exibido na primeira parte de aula de forma a iniciar o debate sobre as políticas de juventude e inclusão social em Portugal. Na segunda parte da aula, abordou-se os projetos de Street Art na periferia de Lisboa, aprofundando o caso da Galeria de Arte Pública da Quinta do Mocho. O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente da aula cerca de 15 alunos.
Arte e Criatividade nas margens da cidade
21 Março 2024, 20:30 • Otávio Ribeiro Raposo
Na primeira parte da aula exibiu-se uma parte do documentário “Nu Bai. O rap negro de Lisboa”, momento em que se deu continuidade ao debate sobre o coletivo Red Eyes Gang. Na segunda parte da aula, o enfoque sobre a criatividade nas margens da cidade alargou-se para outras práticas artísticas, como o graffiti e a batida, tendo-se dialogado com um conjunto de conceitos como artificação, diáspora e selling place.
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente cerca de 15 alunos.