Sumários
Aprendizagens não formais na relação com o grupo de pares: sociabilidades e culturas juvenis
14 Março 2024, 20:30 • Otávio Ribeiro Raposo
Realizou-se um ponto de situação dos métodos de avaliação da UC no início da aula, tendo se debatido em seguida o impacto da instituição escolar para a emergência da infância / juventude. Na segunda parte da aula abordou-se a importância do grupo de pares e das aprendizagens não formais para a afirmação da juventude e das culturas juvenis, tendo-se apresentado uma pesquisa sobre o coletivo de Red Eyes Gang.
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente cerca de 25 alunos.
Infância e Juventude como construções sociais
7 Março 2024, 20:30 • Otávio Ribeiro Raposo
Na primeira parte da aula houve uma apresentação da trajetória de pesquisa do docente, bem como dos alunos, uma forma de partilhar interesses de investigação e criar um ambiente acolhedor. Em seguida, abordou-se o programa da UC, bem como o seu método de avaliação. A segunda parte da aula foi dedicada a abordar um conjunto de conceitos e ideias introdutórias da infância e juventude como construção sociocultural. O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente cerca de 20 alunos.
A "infância em rede" e a caracterização da infância contemporânea
29 Fevereiro 2024, 20:30 • Tiago Lapa
A "cultura de rua" vs. "cultura do quarto de dormir".
Consequências nas configurações familiares da penetração dos novos media no lar
Modalidades de apropriação dos media por parte da crianças.
Impactos dos novos media na construção social da infância.
Comunicação e crianças (da "passividade" das audiências infantis à agência infantil nos processos comunicativos).
As perspetivas da "natividade digital" das crianças e os seus críticos.
A idade como princípio básico de organização social em diferentes contextos sociais e culturais (2)
22 Fevereiro 2024, 20:30 • Filipe Marcelo Reis
Idade como terreno simbólico para legitimar relações de hierarquia e dependência, diferença e semelhança e padrões de temporalidade (parte 2).
Perspetivas sociohistóricas e sociológicas sobre a idade e a infância;
A historiografia da infância de Ariès.
Estudos contemporâneas sobre a Infância.
A nova sociologia da Infância.
Apresentação. Idade como princípio básico de organização social (1)
8 Fevereiro 2024, 20:30 • Filipe Marcelo Reis
Apresentação do Programa, sistema de trabalho e avaliação.
Breve apresentação de cada estudante.
A idade como princípio básico de organização social em diferentes contextos sociais e culturais (Parte 1)
Idade como terreno simbólico para legitimar relações de hierarquia e dependência, diferença e semelhança e padrões de temporalidade;