Sumários
Aula 5 - Aprendizagens não formais na relação com o grupo de pares: sociabilidades e culturas juvenis
16 Março 2023, 20:30 • Rita Sousa
Realizou-se um ponto de situação dos textos que seriam apresentados em aula, bem como do método de avaliação e dos horários da UC. Três grupos de alunos fizeram o comentário crítico/apresentação dos seus textos, reservando-se um período para debate em sala de aula. No conjunto das apresentações, aprofundou-se o debate sobre o impacto da instituição escolar para a emergência da infância / juventude e das culturas juvenis, cujos significados devem ser enquadrados em termos sociais e culturais.
Participaram presencialmente da aula um total de 30 alunos.
A caracterização da infância contemporânea: mudanças institucionais na família e na esfera comunicacional
9 Março 2023, 20:30 • Rita Sousa
A "cultura de rua" vs. "cultura do quarto de dormir".
Consequências nas configurações familiares da penetração dos novos media no lar
Modalidades de apropriação dos media por parte da crianças.
Impactos dos novos media na construção social da infância.
Comunicação e crianças (da "passividade" das audiências infantis à agência infantil nos processos comunicativos).
As perspetivas da "natividade digital" das crianças e os seus críticos.
Apresentações de textos na aula por parte dos discentes e discussão.
A idade como princípio básico de organização social em diferentes contextos sociais e culturais
2 Março 2023, 20:30 • Rita Sousa
Idade como terreno simbólico para legitimar relações de hierarquia e dependência, diferença e semelhança e padrões de temporalidade;
Perspetivas sociohistóricas e sociológicas sobre a idade e a infância;
A historiografia da infância de Ariès.
Estudos contemporâneas sobre a Infância.
A nova sociologia da Infância.
Aula 2 - Infância e juventude como construções sociais
16 Fevereiro 2023, 20:30 • Rita Sousa
Nesta sessão revisamos as noções debatidas na aula passada, aprofundando um conjunto de categorias, definições e tendências sobre a infância e a juventude como construção sociocultural. A importância da instituição escola foi um dos tópicos principais desta aula, que também abordou os conceitos de moratória social, geração social, jovens juvenis (e não juvenis), geração incerta, etc.
O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado 13 alunos presencialmente.
Aula 1 - Idade como princípio básico de organização social
9 Fevereiro 2023, 20:30 • Rita Sousa
Na primeira parte da aula houve uma apresentação da trajetória de pesquisa do docente, bem como dos alunos, uma forma de partilhar interesses de investigação e criar um ambiente acolhedor. Em seguida, abordou-se o programa e os objetivos da UC, bem como o seu método de avaliação.
A segunda parte da aula foi dedicada a abordar a idade como princípio básico de organização social em diferentes contextos sociais e culturais. O powerpoint foi um instrumento de apoio durante toda a sessão, tendo participado presencialmente 9 alunos.