Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02205
Acrónimo :
02205
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
10.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
10.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
40.0h/sem
Trabalho Autónomo :
110.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2013/2014

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Objetivos Gerais / Objectives


Esta Unidade Curricular proporcionará uma visão geral do que é o papel e o estatuto dos média na abordagem a assuntos e temáticas específicas, numa perspetiva global, e também refletir sobre a interdependência do jornalismo e dos diversos ramos da sociedade. Pretende-se também que o aluno obtenha conhecimento teórico e capacidade de análise das diversas temáticas abordadas, de forma a compreender a forma como os média se tornam em recursos de comunicação e mediação, em diferentes vertentes da vida social.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC o estudante deverá: OA1 | identificar o que é o jornalismo especializado OA2 | descrever os problemas de cada uma das áreas específicas OA3 | explicar os equilíbrios e as relações entre o jornalista e as suas fontes especializadas OA4 | avaliar o jornalismo e a educação OA5 | avaliar o jornalismo e a cultura OA6| avaliar o jornalismo e a ciência OA7 |avaliar o jornalismo e a tecnologia OA8| avaliar o jornalismo e o trabalho e o sindicalismo OA9| avaliar o jornalismo e a saúde

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1.1 OA2 | CP1.2 OA3 | CP1.3, 1.4 OA4 | CP2 OA5 | CP3 OA6 | CP4 OA7 | CP5 OA8 | CP6 OA9 | CP7 OA10 | CP8 OA11 | CP9

Avaliação / Assessment


Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração de trabalhos de grupo e individuais permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática.

Observações / Observations


Bibliografia Principal / Main Bibliography


Lash & Lurry (2007) “Global Cultures industry” Polity. Rowman & Littlefield; Montgomery, K. (2009) “Generation Digital” MIT Press; O' Sullivan, T. (et al. Eds.) (2009) “Globalization and culture: global mélange”, Mattelart, A. (1997), “História das Teorias da Comunicação”, Lisboa, Campo das Letras; Mansell, R.[et al.] (Eds.) (2007) “The Oxford Handbook of ICT”, Oxford U Press; Lash & Lurry (2007) “Global Cultures Industry” Polity Press; Lievrouw & Livingstone (Eds.) (2009) “New Media”, Sage; Jensen, K. B. (2010), “Media Convergence” Routledge;

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16