Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02322
Acrónimo :
02322
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
0.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
24.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
4.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
28.0h/sem
Trabalho Autónomo :
140.0
Horas de Trabalho Total :
168.0h/sem

Área científica / Scientific area


História

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2011/2012

Pré-requisitos / Pre-Requisites


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Objetivos Gerais / Objectives


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Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Este seminário cobre de forma articulada as áreas de estudos sobre impérios, colonialismo e pós-colonialismo. Dá prioridade a questões de natureza mais teórica, conceptual, metodológica e historiográfica. Definem-se conceitos, estabelecem-se tipologias e analisam-se as principais correntes e debates que atravessam os estudos sobre impérios, colonialismo e pós-colonialismo. Pretende-se que os alunos: OA1 Dominem o enquadramento teórico, os principais conceitos e as categorias analíticas do campo disciplinar de impérios, colonialismo e pós-colonialismo. OA2 Tomem conhecimento dos principais debates e tendências recentes no campo historiográfico da especialidade. OA3 Aprofundem a reflexão crítica sobre alguns dos temas actualmente mais relevantes deste campo disciplinar. OA4 Desenvolvam a capacidade de debater e comunicar oralmente com especialistas e não especialistas. OA5 Desenvolvam técnicas avançadas de pesquisa, leitura e análise crítica de bibliografia especializada.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


O Programa compreende 4 conteúdos programáticos principais: CP1. Impérios: historiografia, teoria, conceitos, categorias analíticas. CP2. Colonialismo: historiografia, teoria, conceitos, categorias analíticas. CP3. Pós-Colonialismo: historiografia, teoria, conceitos, categorias analíticas. CP4. Temas historiográficos seleccionados.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os três primeiros CP promovem uma reflexão sobre a natureza do campo disciplinar desta especialidade, e as principais tendências da sua evolução historiográfica. O quarto CP permite aprofundar alguns dos temas mais dinâmicos desta área de estudos, sendo objecto de actualização anual, e podendo incluir temas como: História do Atlântico; Ideologias imperiais; Estado-Nação, Nacionalismo e Imperialismo; etc. A articulação entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP) pode esquematizar-se assim: OA1 ? CP1 a CP3. OA2 ? CP1 a CP3. OA3 ? CP4.

Avaliação / Assessment


Além de exigir a presença em um mínimo de 75% das sessões, a avaliação assenta em duas componentes principais, cada uma com uma ponderação de 50% na nota final: AV1. Participação activa nos debates e nas discussões em aula, a partir da preparação e apresentação de leituras seleccionadas. AV2. Elaboração de um Ensaio Bibliográfico sobre um tema da especialidade.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Todas as aulas são de tipo seminarial, com pouca exposição magistral pelo docente e uma grande participação dos estudantes na discussão dos tópicos da matéria e da bibliografia de referência. Alguns seminários contam com a colaboração de especialistas convidados. Tanto este modelo de aulas como o sistema de avaliação concorrem para uma estratégia pedagógica que privilegia o saber adquirido em detrimento do saber transmitido.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Tal como se espera de um programa doutoral, o modelo de aulas, em conjugação com o sistema de avaliação, permitem aos alunos, por um lado, aprofundar conhecimentos (teóricos, metodológicos, históricos), e, por outro, desenvolver algumas competências e capacidades adequadas ao nível de estudos (3º ciclo). No que se refere concretamente ao alinhamento entre os elementos de avaliação (AV) e os objectivos de aprendizagem (AO), pode estabelecer-se a seguinte a relação: AV1 ? OA1 a OA4. AV2 ? OA5.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


A bibliografia básica é constituída por cerca de 20 títulos, incluindo autores de referência na área, como: Adelman, Armitage, Bayly, Bentley, Benton, Black, Chakrabarty, Colley, Cooper, Doyle, Games, Greene, Gruzinski, Hopkins, Howe, Inikori, Middell, O?Brien, Pagden, Pomeranz, Pomper, Prakash, Reynolds, Russell-Wood, Sachsenmaier, Schaub, Seed, Subrahmanyam, Turchin.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16