Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02395
Acrónimo :
02395
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


História de Arte

Departamento / Department


Departamento de História

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


No fim do curso os alunos deverão ser capazes de: compreender e discutir a estrutura e o processo de funcionamento dos principais mercados da arte: o da arte antiga/artes decorativas e o da arte contemporânea; o mercado primário e o mercado secundário.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1= Compreender a estrutura básica dos mercados da arte (mercado primário e mercado secundário). OA2= Compreender o processo de funcionamento dos mercados da arte (interação entre todas as componentes do sistema). OA3= Discutir criticamente a estrutura e o funcionamento dos mercados da arte.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


I. Introdução aos mercados da arte. II. História dos mercados da arte. III. Os criadores. IV. Os bens artísticos. V. A vertente da oferta. VI. A vertente da procura. VII. Cânones e convenções. VIII. Os institucionalizadores. IX. Ética, legislação e criminalidade. X. Tendências dos mercados da arte.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA). Em cada ponto do programa é apresentado mais um elemento da estrutura dos mercados da arte (OA1), o modo como interage com outros elementos (OA2) e discutido criticamente (OA3).

Avaliação / Assessment


A avaliação consiste em três elementos: 1) teste presencial com várias perguntas de desenvolvimento abrangendo toda a matéria lecionada (40%); 2) resumo comentado de um livro relacionado com o tema da UC (40%); 3) participação oral e assiduidade (20%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aulas expositivas, discussões baseadas em artigos e análise de casos de estudo.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Aulas expositivas Objectivos de aprendizagem (OA): Todos Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Discussões baseadas em artigos Objectivos de aprendizagem (AO): OA2 e OA3. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA): Análise de casos de estudo Objectivos de aprendizagem (AO): OA2 e OA3.

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


ZORLONI, Alessia, 2013. The Economics of Contemporary Art: Markets, strategies, and stardom, Berlim, Springer. THORNTON, Sarah, 2010. Sete Dias no Mundo da Arte, Lisboa, Arcádia. THOMPSON, Don, 2008. The $12 Million Stuffed Shark. The curious economics of contemporary art and auction houses, Londres, Aurun Press. SCHMITT, Jean-Marie, 2008. Le Marché de l'Art, Paris, La Documentation Française. ROBERTSON, Iain, 2016. Understanding Art Markets. Inside the world of art and business, Londres, Routledge POLI, Francesco, 2006. Il sistema dell'arte contemporanea, Roma, Laterza (1ª ed. 1999). MELO, Alexandre, 2012. Sistema da Arte Contemporânea, Lisboa, Documenta. HARRIS, Jonathan, 2017. The Global Contemporary Art World, Oxford, Wiley Blackwell. FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís, 2012 (eds.). Os Leilões e o Mercado da Arte em Portugal. Estrutura, história, tendências, Lisboa, Scribe. ADAM, Georgina, 2014. Bib Bucks. The explosion of the art market in the 21st century, Farnham, Lund Humphries.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


WITTMAN, Robert, 2011. O Mundo Secreto da Arte Roubada, Lisboa, Círculo de Leitores. WATSON, Peter; TODESCHINI, Cecilia, 2006. The Medici Conspiracy. The illicit journey of looted antiquities. From Italy's tomb raiders to the world's greatest museums, Nova Iorque, Public Affairs. VELTHUIS, Olav, 2007. Talking Prices. Symbolic meanings of prices on the market for contemporary art, Princeton e Oxford, Princeton University Press (1ª ed. 2005). VADI, Valentina; SCHNEIDER, Hildegard, (eds.), 2014. Art, Cultural Heritage, and the Market. Ethical and legal issues, Berlim, Springer. STOURTON, J., 2007. Great Collectors of Our Time. Art collections since 1945, Londres, Scala. SIMÕES, Pedro, 2016. O Mercado da Arte Moderna e Contemporânea em Portugal (2005-2013). Doutoramento em História, especialização em História da Arte, FLUL. SHINNER, Larry, 2004. La Invención del Arte. Una historia cultural, Madrid, Paidós. ROBERTSON, Iain (ed.), 2005. Understanding International Art Markets and Management, Londres, Routledge. ROBERTSON, Iain, 2011. A New Art from Emerging Markets, Farnham, Lund Humphries. PROWDA, Judith, 2013. Visual Arts and the Law. A handbook for professionals, Farnham, Lund Humphries. POLSKI, Richard, 2011. The Art Prophets: The Artists, Dealers, and Tastemakers Who Shook the Art World, Nova Iorque, Other Press. NAIRNE, Sandy, 2011. Art Theft and the Case of the Stolen Turners, Londres, Reaktion Books. MOUREAU, Nathalie e Dominique SAGOT-DUVAUROUX, 2006. Le marché de l'art contemporain, Paris, Découverte. MOULIN, R., 1997. L'artiste, l'institution et le marché, Paris, Flammarion (1ª ed. 1992). MONCADA, Miguel Cabral de, 2006. Peritagem e Identificação de Obras de Arte, s.l., Civilização Editora. MELO, Alexandre, 1999. Arte e Mercado em Portugal: Inquérito às Galerias e Uma Carreira de Artista, Lisboa, Observatório das Actividades Culturais. ________, 2010 (ed.). Fine Art and High Finance. Expert advice on the economics of ownership, Nova Iorque, Bloomberg Press. McANDREW, Clare, 2007. The Art Economy. An investor's guide to the art market, Dublin, The Liffey Press. LINDEMANN, Adam, 2006. Collecting Contemporary, Colónia, Taschen. LENAIN, Thierry, 2011. Art Forgery. The history of a modern obsession, Londres, Reaktion Books. HOROWITZ, Noah, 2011. Art of the Deal: Contemporary Art in a Global Financial Market, Princeton, Princeton University Press. HEINICH, Nathalie, 2014. Le paradigme de l'art contemporain. Structures d'une révolution artistique, Gallimard. HARGREAVES, Manuela, 2013. Colecionismo e Mercado da Arte em Portugal. O território e o mapa, Porto, Afrontamento HACKFORTH-JONES, Jos; ROBERTSON, Iain (eds.), 2016. Art Business Today. 20 key topics, Farnham, Lund Humphries. GRAMPP, William, 1989. Pricing the Priceless. Art, artists and economics, Nova Iorque, Basic Books. GOODWIN, James, 2008. The International Art Markets. The essential guide for collectors and investors, Londres e Filadélfia, Kogan Page. GINSBURGH, Victor; WEYERS, Sheila, 2008. "On the contemporaneousness of Roger de Piles' Balance des peintres'", in J. Amariglio et al. (eds.), Sublime economy: on the intersection of art and economics, Londres, Routledge, pp. 112-123. FERNANDES, Alexandra; AFONSO, Luís U., 2014. "Joana Vasconcelos: managing an artist's studio in the early 21st century", International Journal of Arts Management, vol. 17, n. 1, 2014, pp. 54-64. ELSNER, J.; CARDINAL, R. (eds.), 1994. The Cultures of Collecting, Londres, Reaktion Books. DUARTE, Adelaide, 2016. Da coleção ao museu. O colecionismo privado de arte moderna e contemporânea em Portugal, Casal de Cambra, Caleidoscópio. DICKIE, George, 1997. The Art Circle. A theory of art, Evanston, Chicago Spectrum Press. DANTO, A. C., 1964. "The artworld", Journal of Philosophy, 61, pp. 571-584. DE MARCHI, Neil; MIEGROET, Hans, 2006. "The history of art markets", Victor Ginsburgh e David Throsby (eds.), Handbook of the Economics of Art and Culture, vol. I, North-Holland / Elsvier, pp. 69-122. CLUNAS, Craig, 2004. Superfluous Things. Material culture and social status in Early Modern China, Honolulu, University of Hawai'i Press. CHARNEY, Noah (ed.), 2009. Art and Crime: Exploring the Dark Side of the Art World, Santa Barbara, Greenwood Press. CARROL, Nöel (ed.). Theories of Art Today, Madison, University of Wisconsin Press, 2000. BUCK, Louisa; GREER, Judith, 2006. Owning Art. The contemporary art collector's handbook, Londres, Thames & Hudson. BOURDIEU, Pierre; DARBEL, Alain, 1997. L'amour de l'art. Les musées d'art européens et leur public, Paris, Minuit (1ª ed. 1969). BOURDIEU, P., 1996. La distinction. Critique sociale du jugement, Paris, Minuit (1ª ed. 1979). BOLL, Dirk, 2011. Art for sale. A candid view of the art market, Ostfildern, Hatje Cantz Verlag. BECKER, Howard, 1982. Art Worlds, Berkeley, University of California Press. BAUDRILLARD, Jean, 2006. O Sistema dos Objetos, São Paulo, Perspectiva (1ª ed. 1968). ATWOOD, Roger, 2004. Stealing History: Tomb Raiders, Smugglers, and the Looting of the Ancient World, Nova Iorque, St Martin's Press. APPLEYARD, Charlotte; SALZMANN, James, 2012. Corporate Art Collections. A handbook to corporate buying, Farnham, Lund Humphries. ALFORD, Kenneth, 2011. Allied Looting in World War II: Thefts of Art, Manuscripts, Stamps and Jewelry in Europe, McFarland & Co Inc. AFONSO, Luís, 2015. "A China e o mercado da arte português na atualidade". In L. F. Barreto e V. Serrão (eds.). Património Cultural Chinês em Portugal, CCCM/Fundação Jorge Álvares, pp. 215-226.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16