Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02496
Acrónimo :
02496
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Tecnologia, Produção e Operações

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2017/2018

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não Existem

Objetivos Gerais / Objectives


Apresentar aos estudantes os conceitos chave da Gestão da Qualidade em Saúde, génese e a mais recente investigação, de forma a permitir que possam: 1. compreender o papel estratégico da qualidade em saúde; 2. desenhar um plano de melhoria da qualidade para uma situação concreta ou problema e 3. identificar as metodologias e ferramentas da qualidade mais adequadas.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Pretende-se que no final da unidade curricular os alunos sejam capazes: 1.Explicar a abordagem sistémica da qualidade em saúde. 2.Descrever a relação entre gestão da qualidade e processos de mudança e identificar os principais constrangimentos e obstáculos; 3.Identificar os mecanismos de avaliação e monitorização do desempenho dos sistemas e organizações de saúde; 4.Identificar as dimensões da Qualidade em saúde; 5.Descrever os principais sistemas de gestão da qualidade (SGQ); 6.Descrever as principais metodologias e ferramentas de melhoria da qualidade; 7.Identificar as organizações líder da qualidade ao nível internacional e nacional; 8.Explicar o conceito e papel da gestão do risco; 9.Descrever o Movimento da Segurança do Doente, seus objetivos e identificar soluções e casos de sucesso.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Evolução história e perspetivas do conceito da Qualidade em Saúde; 2. Programas de certificação e acreditação; 3. Mecanismos de avaliação e monitorização do desempenho dos sistemas e organizações de saúde; 4. Liderança e a Qualidade na Saúde; 5. Ferramentas e Metodologias de melhoria da Qualidade; 6. Indicadores na Qualidade em Saúde: estrutura, processo e resultado; 7. Enquadramento nacional e internacional da Segurança do Doente; 8. Gestão de risco: desafios e soluções; 9. A literacia e a Segurança do Doente

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos do programa (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: . CP 1 - OA 1,2 . . CP 3 - OA 1,2,3,4 . CP 4 - OA 3,4 . CP 5 - OA 2,5 . CP 6 - OA 1,5,6 . CP 7 - OA 1,2,3 . CP 8 - OA 7,8 . CP 9 - OA 7,8 . CP 10 - OA 7,8

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 20%; - Uma prova individual, com a ponderação de 80% e uma nota mínima de 10 valores. Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período letivo, o aluno deverá desenvolver competências na área e capacidade de análise, de pesquisa e investigação no âmbito desta UC em conformidade com os objetivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados, nas horas de contacto desta UC, um conjunto de métodos de ensino, como exposições teóricas, análise e discussão de casos ou artigos em sala que permitam o domínio das competências acima assinaladas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Relação entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os objetivos de aprendizagem: 1. Exposição teórica: todos os objetivos 2. Participativa: OA 5 e 8

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


DAVID B. NASH, ELIZABETH R. RANSOM, MAULIK S. JOSHI, SCOTT B. RANSOM (2019) The Healthcare Quality Book: Vision, Strategy, and Tools, Fourth Edition. Chicago: Health Administration Press. 513p. PATRICE SPATH (2013). Introduction to Healthcare Quality Management, Second Edition. Chicago: Health Administration Press. 289p. https://www.gov.uk/government/publications/berwick-review-into-patient-safety NATIONAL ADVISORY GROUP ON THE SAFETY OF PATIENTS IN ENGLAND (2013). Improving the Safety of patients in England (The Berwick Report), Agosto. 46, Disponível em: FRAGATA, J.(2012).. Segurança dos Doentes - Uma Abordagem Prática, Lidel - Edições Técnicas, Ldª, Lisboa, 2012, 324 p.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


SESCAM Servicio de Salud de Castilla-La Mancha. Manual de Calidad Asistencial. 2009, 671. Disponivel em: http://sescam.jccm.es/web1/profesionales/Calidad/Manual_Calidad_Asistencial-SESCAM_SCLM.pdf REASON, James e Alan Hobbs. Managing Maintenance Error. A Pratical Guide, Ashgate Publishing Company, 2003, 183. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Guidance on developing quality and safety strategies with a health system approach, Copenhaga, 2008, 48. NICE. Principles for Best Practice in Clinical Audit, Radcliffe Medical Press, Oxon, Reino Unido, 2002. MEARS, Peter. Quality Improvement Tools & Techniques, McGraw-Hill, Nova Iorque, 1995, 326 INSTITUTE OF MEDICINE. Crossing The Quality Chasm. A new Health System for the 21th Century. National Academy Press, Washington D.C., 2001 (5.ª Ed. de Junho 2004), 287. INSTITUTE OF MEDICINE. To Err is Human. Building a Safer Health System. National Academy Press, Washington D.C., 2000, 287. França, Margarida. "Gestão da qualidade e inovação em saúde". Financiamento Inovação e Sustentabilidade, apdh, Lisboa, Outubro 2008. FRAGATA, José et al. Risco Clínico. Complexidade e performance, Livraria Almedina, Coimbra, Maio 2006, 346 BERWICK, Donald M., A. Blanton Godfrey e Jane Roessner. Curing Health Care - New Strategies for Quality Improvement, Jossey-Bass Publishers, São Francisco, 1990, 287. ARANAZ, JM e al. Gestión Sanitaria. Calidad e seguridad de los pacientes. FUNDACÍON MAPFRE, Ediciones Diaz Santos, 2008, 395.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16