Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2017/2018
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Nenhum
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, desenvolvam competências que lhes permitam compreender os conceitos relacionados com gestão da mudança em organizações de saúde e que sejam capazes de os aplicar de forma adequada.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de compreender os conceitos para: - Definir o processo de mudança mais apropriado a cada situação nas organizações de saúde - Definir as etapas na gestão da mudança nas organizações de saúde - Identificar as formas de resistência à mudança nas organizações de saúde - Definir as estratégias a seguir na gestão da mudança nas organizações de saúde
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Processo de mudança em organizações de saúde 2. Etapas da gestão da mudança em organizações de saúde 3. Resistência à mudança em organizações de saúde 4. Estratégias de mudança em organizações de saúde 5. Casos de sucesso e insucesso de gestão de mudança em organizações de saúde
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - Ponto 1 e 5 do programa OA2 - Ponto 2 e 5 do programa OA3 - Ponto 3 e 5 do programa OA4 - Ponto 4 e 5 do programa
Avaliação / Assessment
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 35%; - Uma prova individual, com a ponderação de 65% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral. Para a aquisição destas competências serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem: 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos 3.Activas, com realização de trabalho individualmente e em grupo 4.Auto-estudo
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Activas, com realização de trabalho individualmente e em grupo Todos 4. Auto-estudo Todos
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Leading Strategic Change In An Era Of Healthcare Transformation -2016
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Relatório um futuro para a Saúde - todos temos um papel a desempenhar - (2004) - Fundação Calouste Gulbenkian Pexton, Carolyn (2009) - Overcoming the Barriers to change in Health care system Kotter, John (1996) - Leading Change Parkin, Paul (2009). Managing Change in Healthcare: Using Action Research. Sage Publications.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16