Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Ciências da Comunicação
Departamento / Department
Departamento de Sociologia
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
-
Objetivos Gerais / Objectives
A Unidade Curricular pretende preparar profissionais para compreenderem e contribuírem para o processo de gestão estratégica de organizações que atuam no mercado dos media. Nesse sentido, serão exploradas as diferentes características de plataformas convencionais e digitais e as suas implicações na gestão da mudança organizacional e no desenvolvimento de estratégias para cada uma das plataformas ou multi-plataforma.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1.Compreender o processo de gestão estratégica das organizações OA2.Articular as características atuais do mercado dos media e o impacto das novas plataformas digitais nesse mercado OA3.Explicar as diferenças essenciais entre as várias plataformas para o desenvolvimento de estratégias competitivas OA4.Identificar o papel do desenvolvimento organizacional na capacidade de uma organização para responder a contextos dinâmicos e imprevisíveis OA5.Desenvolver a capacidade crítica para compreender desafios estratégicos e contribuir para o desenvolvimento de estratégias.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. A estratégia empresarial num mundo imprevisível CP2.Novos modelos competitivos para novas plataformas de conteúdos CP3.Mudança e desenvolvimento organizacional para responder a desafios estratégicos CP4.Desenvolver estratégias para um mercado multi-plataforma.
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1. OA2 | CP2 OA3 | CP3. OA4 | CP3 OA5 | CP4
Avaliação / Assessment
Os alunos poderão optar pela avaliação ao longo do semestre ou pelo exame final. No período letivo, a assiduidade e pontualidade deve ser igual ou superior a 80%, sendo a contribuição para a avaliação da participação oral de 10%. Trabalho escrito de grupo. O tempo para o trabalho é contabilizado em cerca de 20h de pesquisa em biblioteca ou trabalho de campo. A versão final representa 50% da avaliação. Por sua vez, a originalidade e a inovação da investigação na redação do artigo contribuirá com 20% e a apresentação individual no trabalho de grupo em aula contribuirá com 20%. Em alternativa os alunos podem submeter-se a exame final escrito, com valor de 100% da nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
De um modo geral, uma sessão é dividida em duas partes distintas: a primeira parte da aula é expositiva, utilizando-se o powerpoint como ferramenta complementar à matéria leccionada; a segunda parte da aula aproxima-se mais de um seminário, com discussão generalizada com base na colocação de questões relativas a dois textos, os quais integram a bibliografia da UC, previamente lidos e preparados pelos alunos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino e de avaliação estão em sintonia com os objectivos de aprendizagem, essencialmente centrados no reforço de competências por parte do aluno. A leitura dos artigos referidos na bibliografia de forma autónoma é condição determinante para que o aluno possa acompanhar de modo activo a leccionação das aulas, possibilitando uma discussão alargada, centrando-se esta principalmente em estudos de caso, que complemente a parte expositiva da matéria. Procura-se, desta forma, estabelecer uma ponte entre as vertentes teórica e prática, dando-se primazia à contextualização empírica dos conceitos leccionados. No plano da avaliação, o trabalho final implica uma análise comparativa entre casos práticos distintos, com a necessidade de os alunos apontarem a/s metodologia/s mais adequadas a aplicar em cada situação, justificando as suas escolhas em detrimento de alternativas leccionadas.
Observações / Observations
O objectivo desta UC no quadro dos cursos onde é ministrada, é proporcionar espaço de ensino, experimentação e debate que permita cobrir os seguintes pontos, sendo sempre posicionada a sua abordagem em função dos objectivos do curso. Assim, procura-se: 1) Discutir as principais questões associadas à aceitação do processo de planeamento estratégico. 2) Identificar as estruturas organizacionais que são compatíveis com as direcções organizacionais declaradas. 3) Descrever técnicas para integrar as áreas funcionais de uma empresa com unidades estratégicas de negócios. 4) Identificar e analisar as fontes de informação utilizadas no desenvolvimento de um plano estratégico. 5) Analisar e avaliar a eficácia das estratégias a nível empresarial e corporativo. 6) Avaliar os rácios financeiros e as demonstrações financeiras e o seu impacto nas operações de uma organização. 7) Avaliar as agendas de marketing e a sua conformidade com a estratégia da organização. 8) Identificar e utilizar factores organizacionais internos e externos (pontos fortes, pontos fracos, oportunidades, ameaças) e competências essenciais para obter uma vantagem competitiva. 9) Formular, implementar e avaliar planos estratégicos. 10) Compreender o objetivo e a função das declarações de missão e visão. 11) Reconhecer a importância dos padrões éticos e da responsabilidade social como um valor fundamental de uma organização. 12) Avaliar os vários tipos de estratégias, estratégias de integração, estratégias intensivas, estratégias de diversificação estratégias de diversificação e estratégias de defesa que as organizações enfrentam atualmente para se manterem competitivas ou ganharem vantagem competitiva. 13) Preparar e apresentar um plano estratégico de negócios para uma empresa ou organização real ou hipotética.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Küng, Lucy ( 2008), Strategic Management in the Media: From Theory to Practice , London, SAGE . Sylvie, George: Media Management, A Casebook Approach—4th Edition. ISBN: 978-0805861976, Routledge Murschetz, P. C. & Tsourvakas, G. (2019). Media management. In D. Merskin (Ed.) The SAGE International Encyclopedia of Mass Media and Society. Thousand Oaks, CA: Sage 2019. Newman, Nic (2024), Journalism, Media, and Technology Trends and Predictions 2024, Reuters Institute for the Study of Journalism, DOI: 10.60625/risj-0s9w-z770
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Küng, Lucy (2015) Innovators in Digital News, I.B. Tauris & Co. Ltd. in association with the Reuters Institute for the Study of Journalism, University of Oxford. Küng, Lucy (2020), Hearts and Minds: Harnessing Leadership, Culture, and Talent to Really Go Digital, Reuters Institute for the Study of Journalism. Wirtz, B.W. (2020). Case Studies. In: Media Management. Springer Texts in Business and Economics. Springer, Cham. https://doi.org/10.1007/978-3-030-47913-8_15
Data da última atualização / Last Update Date
2024-08-02