Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02898
Acrónimo :
02898
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en), Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
-

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ciências da Comunicação

Departamento / Department


Departamento de Sociologia

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


A Unidade Curricular pretende preparar profissionais para compreenderem e contribuírem para o processo de gestão estratégica de organizações que atuam no mercado dos media. Nesse sentido, serão exploradas as diferentes características de plataformas convencionais e digitais e as suas implicações na gestão da mudança organizacional e no desenvolvimento de estratégias para cada uma das plataformas ou multi-plataforma.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1.Compreender o processo de gestão estratégica das organizações OA2.Articular as características atuais do mercado dos media e o impacto das novas plataformas digitais nesse mercado OA3.Explicar as diferenças essenciais entre as várias plataformas para o desenvolvimento de estratégias competitivas OA4.Identificar o papel do desenvolvimento organizacional na capacidade de uma organização para responder a contextos dinâmicos e imprevisíveis OA5.Desenvolver a capacidade crítica para compreender desafios estratégicos e contribuir para o desenvolvimento de estratégias.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. A estratégia empresarial num mundo imprevisível CP2.Novos modelos competitivos para novas plataformas de conteúdos CP3.Mudança e desenvolvimento organizacional para responder a desafios estratégicos CP4.Desenvolver estratégias para um mercado multi-plataforma.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os objetivos de aprendizagem (OA) definidos para esta UC são concretizados em conteúdos programáticos (CP) conforme as ligações seguintes: OA1 | CP1. OA2 | CP2 OA3 | CP3. OA4 | CP3 OA5 | CP4

Avaliação / Assessment


A avaliação é realizada em 2 momentos: 1) ao longo do período letivo e 2) avaliação final. 1- Frequência: 40% 2- Relatório: 50% 3- Participação: 10% Em alternativa os alunos podem submeter-se a exame final escrito, com valor de 100% da nota.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De um modo geral, uma sessão é dividida em duas partes distintas: a primeira parte da aula é expositiva, utilizando-se o powerpoint como ferramenta complementar à matéria leccionada; a segunda parte da aula aproxima-se mais de um seminário, com discussão generalizada com base na colocação de questões relativas a dois textos, os quais integram a bibliografia da UC, previamente lidos e preparados pelos alunos.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino e de avaliação estão em sintonia com os objectivos de aprendizagem, essencialmente centrados no reforço de competências por parte do aluno. A leitura dos artigos referidos na bibliografia de forma autónoma é condição determinante para que o aluno possa acompanhar de modo activo a leccionação das aulas, possibilitando uma discussão alargada, centrando-se esta principalmente em estudos de caso, que complemente a parte expositiva da matéria. Procura-se, desta forma, estabelecer uma ponte entre as vertentes teórica e prática, dando-se primazia à contextualização empírica dos conceitos leccionados. No plano da avaliação, o trabalho final implica uma análise comparativa entre casos práticos distintos, com a necessidade de os alunos apontarem a/s metodologia/s mais adequadas a aplicar em cada situação, justificando as suas escolhas em detrimento de alternativas leccionadas.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- BATTELLE, John (2005) The Search: How Google and Its Rivals Rewrote the Rules of Business and Transformed Our Culture, Penguin - FONSECA, José (2002) Complexity and Innovation in Organizations, Routledge - ANDERSON, Chris (2006) The Long Tail: Why the Future of Business is Selling Less of More, Hyperion - TAPSCOTT, Dan, WILLIAMS, Anthony D. (2010) MacroWikinomics: New Solutions for a Connected Planet, Penguin Books

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16