Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Recursos Humanos
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não Existe
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, conheçam as principais técnicas de análise de dados aplicadas na gestão do capital humano, com recurso ao estudo de casos reais. Pretende-se ainda que os alunos saibam fazer aplicações de data analytics para estabelecer relações e suportar a tomada de decisão na gestão de pessoas com base em dados.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1,. Conhecer os conceitos básicos de gestão de pessoas e ciclo de vida do colaborador OA2. Identificar os principais indicadores de gestão de pessoas e a diferença entre indicadores de gestão e HR Analyrics OA3. Compreender o que é um mindset analítico num contexto de gestão de pessoas OA4. Conhecer e compreender os princípios para implementar uma capacidade HR analytics numa organização.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
PC1: Conhecimentos básicos de gestão de recursos humanos PC2: Indicadores clássicos de RH PC3: Desafios chave que o HR Analytics pode endereçar PC4: Roadmap de implementação da capacidade de HR Analytics
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 -> OA 1,2 CP2 -> OA 1,2,4 CP3 -> OA 1,2 CP4 -> OA 1,2,4
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua inclui a realização de: a) Teste com ponderação de 50%. (OA 1, 2, 3, 4). b) Trabalho de grupo com ponderação de 50%. (OA 1, 2, 3, 4). A avaliação contínua exige a presença em, pelo menos, 60% das aulas. Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 10 valores no teste individual e de 10 no trabalho de grupo serão remetidos para exame final.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas teórico-práticas decorrem sala. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, apresentação dos quadros teóricos de referência.. ME2. Ativas, realização de trabalho de grupo ME3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e interpretação, assim como de comunicação escrita e oral. As principais ligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos são apresentados de seguida: ME1 -> OA 1, 2, 3 ME2 -> OA 2,3,4 ME3 -> OA 2,3,4
Observações / Observations
.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Hoffman, C., Lesser, E., and Ringo, T. (2012). Calculating success: How the new workplace analytics will revitalize your organization. Boston, Mass: Harvard Business Review Press. Fitz-enz J. (2010). The new HR analytics: Predicting the Economic Value of Your Company's Human Capital Investments. New York: American Management Association. Artigos científicos indicados pelo docente. Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16