Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
02928
Acrónimo :
02928
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Recursos Humanos

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2018/2019

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não Existe

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, conheçam as principais técnicas de análise de dados aplicadas na gestão do capital humano, com recurso ao estudo de casos reais. Pretende-se ainda que os alunos saibam fazer aplicações de data analytics para estabelecer relações e suportar a tomada de decisão na gestão de pessoas com base em dados.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1,. Conhecer os conceitos básicos de gestão de pessoas e ciclo de vida do colaborador OA2. Identificar os principais indicadores de gestão de pessoas e a diferença entre indicadores de gestão e HR Analyrics OA3. Compreender o que é um mindset analítico num contexto de gestão de pessoas OA4. Conhecer e compreender os princípios para implementar uma capacidade HR analytics numa organização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


PC1: Conhecimentos básicos de gestão de recursos humanos PC2: Indicadores clássicos de RH PC3: Desafios chave que o HR Analytics pode endereçar PC4: Roadmap de implementação da capacidade de HR Analytics

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (CP) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 -> OA 1,2 CP2 -> OA 1,2,4 CP3 -> OA 1,2 CP4 -> OA 1,2,4

Avaliação / Assessment


A avaliação contínua inclui a realização de: a) Teste com ponderação de 50%. (OA 1, 2, 3, 4). b) Trabalho de grupo com ponderação de 50%. (OA 1, 2, 3, 4). A avaliação contínua exige a presença em, pelo menos, 60% das aulas. Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 10 valores no teste individual e de 10 no trabalho de grupo serão remetidos para exame final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


As aulas teórico-práticas decorrem sala. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, apresentação dos quadros teóricos de referência.. ME2. Ativas, realização de trabalho de grupo ME3. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Ao longo do período letivo, o aluno deverá adquirir e/ou desenvolver competências de análise e interpretação, assim como de comunicação escrita e oral. As principais ligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos são apresentados de seguida: ME1 -> OA 1, 2, 3 ME2 -> OA 2,3,4 ME3 -> OA 2,3,4

Observações / Observations


.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Hoffman, C., Lesser, E., and Ringo, T. (2012). Calculating success: How the new workplace analytics will revitalize your organization. Boston, Mass: Harvard Business Review Press. Fitz-enz J. (2010). The new HR analytics: Predicting the Economic Value of Your Company's Human Capital Investments. New York: American Management Association. Artigos científicos indicados pelo docente. Folhas de apoio às aulas elaboradas pelo docente.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16