Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Estatística e Análise de Dados
Departamento / Department
Ano letivo / Execution Year
2015/2016
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não Existem
Objetivos Gerais / Objectives
Apresentar aos alunos algumas das principais técnicas avançadas de pesquisa de mercados utilizadas pelos gestores na tomada de decisão.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
OA1. Identificar variáveis e métricas relevantes para a pesquisa de mercados; OA2. Aplicar técnicas de análise multivariada na pesquisa de mercados; OA3. Aplicações das técnicas de pesquisa de mercados em dados reais, incluindo para posicionamento.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Utilização de questionários CP2. Análise de Correspondências CP3. Multidimensional Scaling (MDS); CP4. Conjoint Analysis CP5. Aplicações em dados reais: utilização do software IBM SPSS Statistics (outro software poderá também ser utilizado).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Esta demonstração de coerência decorre da interligação dos conteúdos programáticos (P) com os objetivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: CP1 - OA1 CP2 - OA2, OA3 CP3 - OA2, OA3 CP4 - OA2, OA3 CP5  OA3
Avaliação / Assessment
A avaliação contínua inclui a realização de: a) Teste com ponderação de 70%. (OA 1, 2, 3). b) Trabalho de grupo com ponderação de 30%. (OA 2, 3). A avaliação contínua exige a presença em, pelo menos, 60% das aulas. Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 10 valores no teste individual e de 10 valores no trabalho deverão ser aprovados mediante um exame final (nota mínima de 10 valores).
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
As aulas serão lecionadas em laboratórios de informática. Metodologias de ensino-aprendizagem (ME): ME1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. ME2. Participativas, com análise de artigos científicos. ME3. Ativas, com realização de trabalho de grupo ME4. Experimentais, em laboratório de informática, realizando análises sobre dados reais. ME5. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo (TA) do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objetivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresentam-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respetivos objetivos. ME1 - OA 1, 2 ME2 - OA 1, 2 ME3 - OA 1, 2, 3 ME4 - OA 3 ME5 - OA 1, 2, 3
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Hair Jr, Joseph F., Black, William C., Babin, Barry J., and Anderson, Rolph E. (2010): Multivariate Data Analysis, Pearson Prentice Hall, 7th edition. Livros: Paul E. Green, Paul E. and Wind, Yoram (Jerry) (1975) New Way to Measure Consumers' Judgments. Harvard Business Review, July (https://marketing.wharton.upenn.edu/files/?whdmsaction=public:main.file&fileID=477). Artigos científicos indicados pela docente: Folhas de apoio às aulas elaboradas pela docente
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
(http://www.mit.edu/~hauser/Papers/NoteonConjointAnalysis.pdf) Paul Green, Abba M. Krieger, Jerry (Yoram) Wind (2001), Thirty Years of Conjoint Analysis: Reflection and Prospects, Interfaces, S56-S73. Jerry (Yoram) Wind (2011), Yoram (Jerry) Wind's Contributions to Marketing", Review of Marketing Research Special Issue: Marketing Legends, 8, 269 - 315 ( https://marketing.wharton.upenn.edu/files/?whdmsaction=public:main.file&fileID=575). Paul E. Green, Paul E. and Wind, Yoram (Jerry) (1975) New Way to Measure Consumers' Judgments. Harvard Business Review, July (https://marketing.wharton.upenn.edu/files/?whdmsaction=public:main.file&fileID=477).
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16