Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03145
Acrónimo :
03145
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
.

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
10.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
4.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
15.0h/sem
Trabalho Autónomo :
60.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Ano letivo / Execution Year


2016/2017

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não

Objetivos Gerais / Objectives


Desenvolvimento das competências fundamentais de comunicação nas organizações de saúde. Entender o processo de Marketing centrado nos consumidores e nos valores da marca.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


- Entender a natureza e a complexidade da comunicação em organizações e programas de promoção da saúde; - Saber identificar e gerir as diversas realidades da comunicação em saúde; -Identificar a importância da marca como valor competitivo na saúde; -Desenvolver a percepção da comunicação efetiva nas organizações de saúde; -Adquirir competências para aplicar os princípios do processo de marketing e comunicação nas organizações de saúde; - Entender as implicações éticas dos processos de marketing e comunicação em saúde;

Conteúdos Programáticos / Syllabus


- A importância do Marketing na área da saúde - A estratégia de Marketing na saúde orientada pela marca - A importância da Comunicação nos diversos níveis da Saúde - Problemas de comunicação nas equipas e nas organizações de saúde - A comunicação interpessoal nos profissionais de saúde - A abordagem centrada no paciente como forma de minimizar as falhas na comunicação profissional de saúde-paciente - Gestão estratégica e comunicação em organizações da área da saúde (palestra) - A comunicação profissional e as intervenções em público (seminário) - Implicações Éticas da Comunicação em Saúde

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Esta "demonstração de coerência" decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objectivos de aprendizagem (OA), como a seguir se explicita: OA1 - A importância da Comunicação nos diversos níveis da Saúde OA2 - A estratégia de marketing nas organizações de saúde OA3 - Gestão estratégica e comunicação em organizações da área da saúde (palestra) OA4 - A comunicação profissional e as intervenções em público (seminário) OA5 - Implicações Éticas da Comunicação em Saúde

Avaliação / Assessment


Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de: - Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%; - Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores. Avaliação em 1ª e 2ª épocas - realização de um exame final que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Ao longo do período lectivo, o aluno deverá adquirir e desenvolver competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Para a aquisição destas competências serão utilizados um conjunto de métodos de ensino, como exposições teóricas, análise e discussão de casos que permitam o domínio das competências assinaladas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2. Participativas, com análise e resolução de casos práticos Todos 3. Auto-estudo Todos

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Crawford, Brown. Fast healthcare: Brief communication, traps and opportunities. Patient Education and Counseling 82 (2011) 3-10 - Pina, JA. Apresentações que falam por si. Lidel - Ed.Técnicas, Lisboa, 2011. - O'Toole, G. Communication: Core interpersonal skills for health professionals, 2nd Ed. Churchill Livingstone, Elsevier Australia, 2012. - Mena, R. e Aguiar, P. Health Care Marketing - Como criar, gerir e melhorar uma estratégia de marketing de saúde centrada nas pessoas, Texto Editores Lda, Alfragide, 2016.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Silverman J, Kurtz S, Draper J. Skills for Communicating with Patients. 2a ed. [S.l]: Radcliffe Publishing; 2008. - Gillespie, Chaboyer et al. The impact of organisational and individual factors on team communication in surgery: A qualitative study. International Journal of Nursing Studies 47 (2010) 732-741. - Sinek, Simon. Start With Why. Penguin Books, 2009. customer-driven health system, John Wiley & Sons, San Francisco, 2008. - Kotler, P., Shalowitz, J, Stevens, R.J., Strategic marketing for health care organizations: building a - Maxwell, Jonh C. Todos Falam, Poucos Comunicam. Smartbook, Lisboa, 2010.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16