Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03444
Acrónimo :
03444
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Inglês (en)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
30.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
0.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
30.0h/sem
Trabalho Autónomo :
120.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Marketing

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


Pretende-se que os alunos, no final da unidade curricular, desenvolvam competências conceptuais e aplicacionais no âmbito da utilização do comércio electrónico numa perspectiva de aplicação ao setor da hotelaria e turismo.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


1. Diferenciar os principais tipos de transações modelos de negócio em comércio eletrónico 2. Sintetizar os tipos de mercados eletrónicos e descrever as suas características 3. Explicar a intermediação online e a sua caracterização 4. Diferenciar os principais tipos de modelos de negócio de e-commerce no setor da hotelaria e turismo. 5. Explicar as características dos principais modelos eletrónicos de B2B. 6. Planear aplicações de m-commerce 7. Definir a Web 2.0 e a revolução nas redes sociais 8. Diferenciar o processo de tomada de decisão dos consumidores, estudos de mercado e principais métodos publicitários utilizados na Internet

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Introduçao ao Comercio Eletrónico em Hotelaria e Turismo (E-Tourism) 2. E-Marketplaces 3. E-Tailing 4. Comercio Eletrónico B2B 5. Sistemas de Comercio Eletrónico Inovadores 6. M-Commerce 7. Web 2.0 e Redes Sociais 8. Comportamento do Consumidor Online, Estudos de Mercado eletrónicos e Publicidade na Internet

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


A demonstração de consistência decorre da interligação dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem (OA) e explica-se da seguinte forma: - Os conteúdos programáticos teóricos (CPT) do Ponto do Programa (PP) 1 encontram-se associados ao OA1 (Introdução ao Comercio Eletrónico). - Os CPT do PP 2 encontram-se associados ao OA2 (tipos de mercados eletrónicos). - Os CPT do PP 3 encontram-se associados ao OA3 (intermediação online). - Os CPT do PP 4 encontram-se associados ao OA4 (tipos de modelos de negócio de e-commerce). - Os CPT do PP 5 encontram-se associados ao OA5 (principais modelos eletrónicos de B2B). - Os CPT do PP 6 encontram-se associados ao OA6 (aplicações de m-commerce). - Os CPT do PP 7 encontram-se associados ao OA7 (Web 2.0 e Redes Sociais). - Os CPT do PP 8 encontram-se associados ao OA8 (comportamento do consumidor online, estudos de mercado eletrónicos e publicidade na internet).

Avaliação / Assessment


O sistema de avaliação avaliação ao longo do semestre inclui: Teste individual - 60% (nota mínima 8,5); Trabalho(s) de Grupo - 30% (n. mín. 10); Estudos de caso e análise de artigos - individual e/ou em grupo - 10% (n. mín. 10). A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. A UC contempla avaliação por Exame. São admitidos nesta modalidade os estudantes que por ela tenham optado, bem como os estudantes que não tenham obtido aprovação na avaliação ao longo do semestre. Nesta modalidade de avaliação, o Exame corresponde a 100% da nota final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Aluno deverá desenvolver competências de análise, síntese, pesquisa, crítica, comunicação escrita e oral. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas para apresentação de quadros teóricos de referência; 2. Participativas com análise e resolução de exercícios práticos, análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura; 3. Activas com realização de trabalhos individuais e de grupo; 4. Auto-estudo relacionadas com o trabalho autónomo do aluno.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As metodologias de ensino-aprendizagem visam o desenvolvimento das principais competências de aprendizagem dos alunos que permitam cumprir com cada um dos objectivos de aprendizagem, pelo que, na grelha a seguir, apresenta-se as principais interligações entre as metodologias de ensino-aprendizagem e os respectivos objectivos. Metodologias de ensino-aprendizagem (MEA) Objectivo de aprendizagem (0A) 1.Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência Todos 2.Participativas, com análise e resolução de exercícios práticos Todos 3. Participativas, com análise e discussão de casos de estudo, e textos de apoio e leitura Todos 4.Activas, com realização de trabalhos individuais e de grupo Todos 5.Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta no Planeamento das Aulas. Todos

Observações / Observations


Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Xiang, Z., Fuchs, M., Gretzel, U., & Höpken, W. (Eds.). (2022). Handbook of e-Tourism. Springer Cham: Switzerland. https://doi.org/10.1007/978-3-030-48652-5

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Bilro, R. G., Loureiro, S. M. C., & Guerreiro, J. (2018). Exploring online customer engagement with hospitality products and its relationship with involvement, emotional states, experience and brand advocacy. Journal of Hospitality Marketing & Management, 28(2), 147–171. https://doi.org/10.1080/19368623.2018.1506375 Laudon Kenneth, Traver Carol (2014) E-Commerce Essentials (1/E). Pearson. Bilro, R.G. and Loureiro, S.M.C. (2023), "I am feeling so good! Motivations for interacting in online brand communities", Journal of Research in Interactive Marketing, Vol. 17 No. 1, pp. 61-77. https://doi.org/10.1108/JRIM-07-2021-0182 Hamid, R. A., Albahri, A. S., Alwan, J. K., Al-Qaysi, Z. T., Albahri, O. S., Zaidan, A. A., ... & Zaidan, B. B. (2021). How smart is e-tourism? A systematic review of smart tourism recommendation system applying data management. Computer Science Review, 39, 100337. https://doi.org/10.1016/j.cosrev.2020.100337 Gretzel, U., Fuchs, M., Baggio, R., Hoepken, W., Law, R., Neidhardt, J., ... & Xiang, Z. (2020). e-Tourism beyond COVID-19: a call for transformative research. Information Technology & Tourism, 22(2), 187-203. https://doi.org/10.1007/s40558-020-00181-3

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-27