Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03478
Acrónimo :
03478
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
3.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
15.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
16.0h/sem
Trabalho Autónomo :
59.0
Horas de Trabalho Total :
75.0h/sem

Área científica / Scientific area


Gestão da Saúde

Departamento / Department


Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Frequência, bem sucedida, de UC relacionadas com a gestão de serviços de saúde

Objetivos Gerais / Objectives


Após a conclusão bem-sucedida desta UC os estudantes deverão compreender os processos de melhoria da qualidade dos serviços de saúde e conceber estratégias tendentes à otimização da qualidade com foco na segurança do doente.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1: Compreender os fatores que afetam a qualidade dos serviços, em especial os que ameaçam a segurança dos doentes OA2: Avaliar as políticas e práticas regulatórias da melhoria da qualidade em saúde e segurança do doente OA3: Conceber estratégias de melhoria da qualidade e da segurança dos doentes

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1. Qualidade e segurança 1.1. Definir qualidade e segurança do doente 1.2. O impacto da ausência de qualidade e segurança nos doentes e nos sistemas de saúde 2. Conceber projetos de melhoria da qualidade e da segurança eficazes 2.1 Adotar uma perspetiva sistémica 2.2. Adotar a perspetiva do doente 2.3. Integrar o papel das políticas e das práticas regulatórias 2.4. Integrar uma perspetiva baseada no risco 2.5. Distinguir os atributos de iniciativas de melhoria bem-sucedidas

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


O OA1 encontra-se focado na compreensão dos fatores que afetam a qualidade dos serviços de saúde, em especial os que põem em causa a segurança dos doentes. O CP1 contribui diretamente para atingir este objetivo. O OA2 leva os estudantes a avaliar os principais dilemas inerentes à melhoria da qualidade em saúde, considerando o enquadramento regulatório. Os CP1 e CP2, em especial a análise do impacto da ausência de qualidade no doente e nos sistemas de saúde e a adoção de uma perspetiva sistêmica dos projetos de melhoria da qualidade, contribuem para a consecução do OA2. O OA3 encontra-se configurado de modo que os estudantes desenvolvam estratégias concretas de melhoria da qualidade e segurança dos doentes. Os conteúdos cobertos pelo CP2, em especial os que situam a melhoria da qualidade no contexto das políticas e das práticas regulatórias, bem assim como os que permitem contrastar os atributos de iniciativas de melhoria bem e malsucedidas, contribui para atingir o OA3.

Avaliação / Assessment


Avaliação ao longo do semestre: realização de um trabalho individual (100%). Os alunos que não realizem esta avaliação, deverão submeter-se a exame (100%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Esta UC faz uso de abordagens pedagógicas diferenciadas, combinando metodologias expositivas, participativas e, sobretudo, ativas. Para além da apresentação de elementos concetuais centrais, faz-se recurso a estudos de caso que possam permitir a integração os conhecimentos. O trabalho individual implica a identificação de um problema de qualidade num serviço de saúde (ou uma oportunidade de desenvolvimento de uma área organizacional específica relacionada com a qualidade) e consequente definição de uma intervenção no domínio da qualidade. Esta abordagem destina-se a promover o trabalho autónomo e a capacidade de análise e de crítica por parte dos estudantes, bem assim como a combinação entre o conhecimento científico e o aplicado.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Para todos os objetivos de aprendizagem os estudantes deverão realizar, de forma autónoma, a leitura de artigos ou capítulos (presentes na bibliografia). Atendendo a que todos os objetivos de aprendizagem se baseiam em conhecimento teórico e respetiva evidência empírica, apelando à competência de compreensão, todas as aulas envolvem uma componente expositiva. No mesmo sentido, os objetivos de aprendizagem 2 e 3, orientados para o desenvolvimento de competências de compreensão, enquanto base, mas também de avaliação e de criação recorrem, sobretudo a metodologias participativas e ativas. A análise crítica em sala, dos principais métodos de melhoria existentes na literatura facilita o desenvolvimento de competências de diagnóstico. O OA3 ocupa um lugar central nesta UC e visa o desenvolvimento de competências de tipo criação, pelo que, para além de metodologias participativas, faz-se recurso principal a metodologias ativas, baseadas em trabalhos de grupo centrados em projeto e em estudos de caso reais. Para a consecução deste OA, concorre em especial o sistema de avaliação, baseado na análise de uma situação real que permite aprofundar a capacidade de diagnóstico e a reflexão sobre a adequabilidade de introdução de mudanças tendentes a melhorar a qualidade em serviços de saúde concretos.

Observações / Observations


Horário de atendimento por marcação. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC. O recurso a instrumentos baseados em inteligência artificial é permitido desde que o seu uso, incluindo prompts, seja explicitado. Revistas recomendadas International Journal for Quality in Healthcare BMJ Quality and Safety

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barroso, F., Sales, L. & Ramos, S. (2021). Guia Prático para a segurança do doente. Lidel. Direção Geral da Saúde (2021). Plano nacional para a segurança dos doentes 2021-2026: documento técnico para a implementação do plano nacional para a segurança dos doentes. National Health System (2019). The NHS patient safety strategy-safer culture, safer systems, safer patients. Vincent, C. & Amalberti, R. (2016). Safer health care: Strategies for the real world. Springer International Publishing. World Health Organization (2021). Global patient safety action plan 2021-2030: Towards eliminating avoidable harm in health care.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Anderson, J., Robert, G., Nunes, F. G., Bal, R., Burnett, S., Aase, K., Wiig, S., Karltun, A., Shanne, J., and Fulop, N. (2019). Translating research on quality improvement in five European countries into a reflective guide for hospital leaders: the ‘QUASER Hospital Guide’. International Journal for Quality in Healthcare, 31(8), G87-G96. Bates, D. W. & Singh, H. (2018). Two decades since To Err Is Human: An assessment of progress and emerging priorities in patient safety. Health Affairs (Project Hope), 37(11), 1736–1743. Despacho n.º 9390/2021 de 24 de setembro. Diário da República n.º 187/2021, Série II de 2021-09-24, páginas 96 - 103. Gandhi, T. K., Kaplan, G. S., Leape, L., Berwick, D. M., Edgman-Levitan, S., Edmondson, A., Meyer, G. S., Michaels, D., Morath, J. M., Vincent, C., & Wachter, R. (2018). Transforming concepts in patient safety: a progress report. BMJ Quality & Safety, 27(12), 1019–1026. Haugen, A. S., Sevdalis, N., & Søfteland, E. (2019). Impact of the world health organization surgical safety checklist on patient safety. Anesthesiology, 131(2), 420–425. Lark, M. E., Kirkpatrick, K., & Chung, K. C. (2018). Patient safety movement: History and future directions. The Journal of Hand Surgery, 43(2), 174–178. Nunes, F. G., Robert, G., Weggelaar-Jansen, A. M., Wiig, S., Aase, K., Karltun, A., & Fulop, N. J. (2020). Enacting quality improvement in ten European hospitals: A dualities approach. BMC Health Services Research, 20(1), 658. Singh, H., Graber, M. L., & Hofer, T. P. (2019). Measures to improve diagnostic safety in clinical practice. Journal of Patient Safety, 15(4), 311–316. Stockwell, D. C., & Sharek, P. (2022). Diagnosing diagnostic errors: It's time to evolve the patient safety research paradigm. BMJ Quality & Safety, 31(10), 701–703. Yaqoob, T., Abbas, H., & Shafqat, N. (2020). Integrated security, safety, and privacy risk assessment framework for medical devices. IEEE Journal of Biomedical and Health Informatics, 24(6), 1752–1761.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-08-09