Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Marketing
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2024/2025
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica
Objetivos Gerais / Objectives
Pretende-se que os alunos, no final desta unidade curricular, sejam capazes de aplicar criticamente os principais conceitos de marketing a partir da análise dos principais indicadores de mercado, utilizando as diversas ferramentas analíticas ao seu dispor com vista à construção de um correto plano de marketing. Pretende-se ainda que, numa perspetiva científica, analisem novas tendências de marketing.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
Depois de estudarem o programa de Estratégia de Marketing com Métodos Analíticos, os alunos devem ser capazes de: OA1.Descrever o processo de marketing e as forças que o influenciam OA2.Desenvolver os três passos do marketing estratégico OA3.Explicar como é que as empresas identificam os segmentos de mercado mais atrativos e definem uma estratégia de marketing para os mesmos OA4.Discutir como é que as empresas posicionam os seus produtos para maximizarem a sua vantagem competitiva no mercado nos vários pontos do ciclo de vida do cliente. OA5.Perceber e utilizar as ferramentas analíticas mais adequadas para ajudar os gestores de Marketing a implementar as suas estratégias
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1. Perceber o que é o Marketing e o Processo de Marketing CP2. O Planeamento Estratégico e o Processo de Marketing CP3. A Envolvente de Marketing CP4. Do Consumidor para a Estratégia de Marketing CP5. Desenvolvimento da Estratégia de Marketing, da vantagem competitiva sustentável e do Marketing-Mix CP6. Aplicações práticas dos conceitos à estratégia de marketing, utilizando métodos analíticos em dados estruturados e não estruturados. CP7. Novas Tendências de Marketing
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os conteúdos programáticos (CP1) e CP2 encontram-se associados ao OA1 e OA2 que refere que os alunos deverão descrever o processo de marketing e as forças que o influenciam e desenvolver os três passos do marketing estratégico. Os CP3 e CP4 encontram-se associados ao OA3 que refere que os alunos deverão explicar como é que as empresas identificam os segmentos de mercado mais atrativos e definem uma estratégia de marketing para os mesmos. Os CP5 encontram-se associados ao OA4 que refere que os alunos deverão discutir como é que as empresas posicionam os seus produtos para maximizarem a sua vantagem competitiva no mercado nos vários pontos do ciclo de vida do cliente. Os CP6 e CP7 encontram-se associados ao OA5 que refere que os alunos deverão perceber e utilizar as ferramentas analíticas mais adequadas para ajudar os gestores de Marketing a implementar as suas estratégias.
Avaliação / Assessment
Época Normal: avaliação ao longo do semestre, assiduidade mínima 2/3 - a) Exame individual, 50% b) Exercícios individuais (10%) em grupo (40%). Nota min de 7,5 valores em cada prova ou conjunto de provas individuais. Aprovação na UC: nota final miníma de 10 valores. Alunos que optem apenas por exame individual, ponderação 100%, nota min 10. Época de Recurso: para alunos que reprovarem na época normal, ou alunos que pretendem melhoria de nota, exame com ponderação 100%, nota min 10. Sem recurso a prova oral para melhoria de nota.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O aluno deverá adquirir competências de análise e síntese, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral e serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem (ME): 1. Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência 2. Participativas, com análise e resolução de casos. 3. Ativas, com realização de projetos de empresa 4. Auto-estudo, relacionado com o trabalho autónomo do aluno. Os grupos de trabalho devem ter entre 3 e 5 elementos.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
A metodologia adotada não só ajudará o desenvolvimento dos raciocínios de análise crítica desejáveis como também permitirá um enriquecimento da turma com os contributos específicos de cada estudante. A análise de casos e a elaboração do trabalho de grupo permitirá a integração entre o domínio teórico e a sua aplicação na prática. O exame final, de carácter individual, permitirá analisar se cada estudante absorveu e sabe aplicar noutros contextos todos os conceitos apresentados ao longo da UC. Metodologias de ensino aprendizagem (MEA) vs Objetivo de Aprendizagem (OA): 1. Aulas expositivas, para apresentação de quadros teóricos de referência: OA1 a OA5; 2. Aulas Participativas, com análise e resolução de casos práticos: OA1 a OA5; 3. Aulas Participativas, com análise e discussão de casos de estudo e textos de apoio: OA1 a OA5; 4. Aulas Ativas, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA1 a OA5; 5. Auto-estudo, relacionadas com o trabalho autónomo do aluno, tal como consta do Planeamento das Aulas: OA1 a OA5
Observações / Observations
O docente irá disponibilizar uma hora semanal para atendimento aos alunos. A utilização de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) é permitida na procura de informação de mercado para responder aos desafios da UC. No entanto, é necessário que os estudantes identifiquem sempre as fontes e as prompts que foram utilizadas para a geração desses insights e que sejam capazes de refletir com sentido crítico sobre os resultados apresentados. Esta UC contribui para o ODS de indústria, inovação e infraestruturas no sentido em que dota os estudantes de competências que permitam criar um espírito analítico, inovador e empreendedor nos mercados concorrenciais. Os alunos abrangidos pelo 'Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais' deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
Palmatier, R. W., Petersen, J. A., & Germann, F. (2022). Marketing Analytics: Based on First Principles. Bloomsbury Publishing.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Loureiro, S. M. C., Guerreiro, J. & Tussyadiah, I. (2021). Artificial intelligence in business: state of the art and future research agenda. Journal of Business Research. 129, 911-926. https://dx.doi.org/10.1016/j.jbusres.2020.11.001
Data da última atualização / Last Update Date
2024-07-27