Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Gestão Geral
Departamento / Department
Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Ano letivo / Execution Year
2018/2019
Pré-requisitos / Pre-Requisites
NA
Objetivos Gerais / Objectives
Neste curso, os participantes aprenderão a identificar as oportunidades e os riscos associados que os mercados estrangeiros nos trazem, enquadrados no quadro de decisão estratégica como no quadro de pesquisa de tópicos de investigação neste domínio.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final do curso, os alunos deverão ser capazes de desenvolver um plano estratégico para acesso a mercados estrangeiros, incluindo a diádica de produto/mercado bem como a seleção de modo de entrada. Por outro lado, também deverão ser capazes de avaliar os custos e riscos envolvidos no acesso a mercados internacionais. Os objetivos de aprendizagem são sintetizados nos seguintes: AO 1 ? perceber a envolvente relevante no âmbito dos negócios internacionais; AO2 ? Identificar alternativas estratégicas chaves para acesso a mercados internacionais; AO3 ? perceber a coordenação e os mecanismos de controlo; AO 4 ? Avaliar riscos e políticos e de mercado; AO 5 ? Identificar o potencial de internacionalização de novos empreendimentos.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Introdução ? Globalização, desenvolvimento económico e tendências de IDE (Ghemawat (2001). 2. Custos de transação e negócios internacionais. Tipos de multinacionais (Buckley and Casson,1998; Hennart, 1991). 3. A envolvente e as especificidades de negócios internacionais (Guillen and Garcia-Canal,(2009). 4. Estratégias de internacionalização: configuração vs. Coordenação. Controlo e coordenação em negócios internacionais (Porter, 1986). 5. Modos de entrada: conceção de estratégias de entrada, exportação e contratos (Root, 1998). 6. Cooperação e alianças estratégicas (Root, 1998). 7. IDE: joint-ventures e aquisições & fusões (Root, 1998). 8. Avaliação de país de investimento: dimensão do mercado, risco político. Multinacionais emergentes e born globals ? tendências e diferenciação (De la Torre et al. , 2011).
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
O programa é concebido de modo a atingir os objectivos de aprendizagem propostos e na seguinte relação: S1, S3 - AO1 S2, S5 - AO 2 S4, S6 - AO3 S7 - AO 4 S8 - AO5
Avaliação / Assessment
- Teste final: 85% - Participação em aula: 15%
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O curso é concebido para uma apresentação geral dos fundamentos teóricos dos negócios internacionais e tendências da globalização com exemplos de casos de sucesso. As metodologias de aprendizagem são: Expositiva, com apresentação de referências teóricas, estudos e situações concretas; Participativa, o que requer a a regular contribuição por parte dos alunos; Ativa, com estudo autónomo e interação em grupo para a discussão de tópicos selecionados.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Expositiva: OA 1, OA 2 Participativa: OA3, OA 3, OA 4 Ativa: OA2, OA 3, OA5, OA5
Observações / Observations
·
Bibliografia Principal / Main Bibliography
PORTER,M. (1986) ?Changing Patterns of International Competition?,California Business Review,Vol. 28,pp. 9-40. De la TORRE,J.,J. ESPERANÇA and J. MARTINEZ (2011) Organizational Responses to Regional Integration Among MNEs in Latin America,Management International Review: Volume 51,Issue 2 (2011),Page 241. HENNART J.F. (1991) "Control in MNEs: The Role and Price of Hierarchy",Management International Review,pp. 71-96. GUILLÉN M. and E. GARCÍA-CANAL (2009) ?The American Model of the Multinational Firm and the ?New? Multinationals From Emerging Economies?,Academy of Management Perspectives,pp. 23-35. GHEMAWAT,P. 2001. Distance still matters. The hard reality of global expansion. Harvard Business Review,79(8): 137. BUCKLEY,P. and M. CASSON (1998) ?Analyzing Foreign Market Entry Strategies: Extending the Internalization Approach?,Journal of International Business Studies,Vol. 29,No. 3,pp. 539-61. BARTLETT,C. and GHOSHAL,S. (2000) "Transnational Management",Addison Wesley
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Daniels, Radebaugh and Sullivan (14th Edition) International Business: Environment and Operations, Addison Wesley. Czinkota, M., I. Ronkainen and M. moffett (7th Edition) International Business, Dryden. PORTER,M. (1986) ?Changing Patterns of International Competition?,California Business Review,Vol. 28,pp. 9-40. De la TORRE,J.,J. ESPERANÇA and J. MARTINEZ (2011) Organizational Responses to Regional Integration Among MNEs in Latin America,Management International Review: Volume 51,Issue 2 (2011),Page 241. HENNART J.F. (1991) "Control in MNEs: The Role and Price of Hierarchy",Management International Review,pp. 71-96. GUILLÉN M. and E. GARCÍA-CANAL (2009) ?The American Model of the Multinational Firm and the ?New? Multinationals From Emerging Economies?,Academy of Management Perspectives,pp. 23-35. GHEMAWAT,P. 2001. Distance still matters. The hard reality of global expansion. Harvard Business Review,79(8): 137. BUCKLEY,P. and M. CASSON (1998) ?Analyzing Foreign Market Entry Strategies: Extending the Internalization Approach?,Journal of International Business Studies,Vol. 29,No. 3,pp. 539-61. BARTLETT,C. and GHOSHAL,S. (2000) "Transnational Management",Addison Wesley
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16