Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03542
Acrónimo :
03542
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Ação Humanitária

Departamento / Department


ISCTE

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Nenhum

Objetivos Gerais / Objectives


A presente unidade curricular procura capacitar os seus participantes com conhecimento geral sobre a gestão de organizações e processos de carácter humanitário, com especial enfoque em técnicas de gestão e métodos que sejam aplicáveis em contexto humanitário. Esta unidade curricular procura salientar inovações de gestão que possam ser particularmente úteis no contexto do dia-a-dia de organizações de apoio humanitário.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final desta Unidade Curricular os alunos deverão ser capazes de: OA1: Identificar e saber aplicar os principais paradigmas de gestão a usar em contexto de acção humanitária; OA2: Definir a melhor solução para gerir processos e relações entre organizações em contexto de acção humanitária; OA3: Identificar os principais desafios de gestão em contexto de ação humanitária.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Gestão de redes em ação humanitária CP2. Introdução à gestão em contextos diferenciados CP3. Gestão estratégica em ação humanitária CP4. Introdução à gestão de Recursos humanos em contexto humanitário CP5. Design de projetos em contexto humanitário

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


É a seguinte a correspondência entre os objectivos de aprendizagem (OA) e os conteúdos programáticos (CP): OA1 - CP 1, CP 2, CP 3, CP4, CP5 OA2 - CP 1, CP 2, CP 3, CP4, CP5 OA3 - CP 1, CP 2, CP 3, CP4, CP5

Avaliação / Assessment


OPÇÃO 1: Avaliação periódica 50% trabalho de grupo final 50% teste escrito A aprovação à unidade curricular na modalidade de avaliação periódica requer uma classificação mínima de 8 valores (em 20) em cada uma das componentes de avaliação. OPÇÃO 2: Exame 100% teste escrito final A aprovação à disciplina, em qualquer das opções, requer uma nota final de no mínimo 10 valores (em 20).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


No decurso da UC recorrer-se-á a: 1. Metodologias expositivas. 2. Discussão de casos e textos de apoio. 3. Realização de trabalho individual. 4. Auto-estudo para preparação para exame.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adoptadas, no seu conjunto, permitem aos alunos adquirir conhecimentos e competências constantes dos Objectivos de Aprendizagem (OA). ME 1 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 2 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 3 - OA 1, OA 2, OA 3 ME 4 - OA 1, OA 2, OA 3

Observações / Observations


-Os estudantes abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais- deverão contactar o docente da UC, ou o Coordenador da mesma, na primeira semana de aulas de cada semestre, com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


- Villa, S., Urrea, G., Castañeda, J.A. & Larsen, E.R. (2019). Decision?making in Humanitarian Operations: Strategy, Behavior and Dynamics. Palgrave-Macmillan - Heintz, H-J, Thielberger, P. (2018). International Humanitarian Action. Springer

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


- Vojvodic, K., Dujak, D. & Plazibat, I. (2015). Humanitarian Supply Chain Management: a theoretical review. International OFEL Conference on Governance, Management and Entrepreneurship, Zagreb, 740-753. - Kovacs, G. & Spens, K. (2007). Humanitarian logistics in disaster relief operations. International Journal of Physical Distribution and Logistics Management, Vol 37, N. 2,pp. 99-114. - Ramalingam, B., Mitchell, J., Borton, J. & Smart, K. (2009). Counting what counts: performance and effectiveness in the humanitarian sector. ALNAP Review of Humanitarian Action. - OECD (2009). Better Aid Managing Aid Practices of DAC Member Countries: practices of DAC Member Countries, OECD Publishing - MacGinty, R. & Peterson, J. H. (2015). The Routledge companion to humanitarian action. Routledge. - James, E. (2008). Managing humanitarian relief: an operational guide for NGO?s. Intermediate Technology Publications Ltd. - Humanitarian Action Partnershing (2010). HAP Standard in Accountability and Quality Management - Clarke, P. (2013). Who is in Charge here? A literature review on approaches in humanitarian organizations. ALNAP/ODI. - Abu-Sada, C. (2012). Dilemas, Challenges, and Ethics of Humanitarian Action. McGill Queen?s Press - OCHA (ND). OCHA on message: humanitarian principles. OCHA.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16