Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Competências Transversais
Departamento / Department
Núcleo de Competências Transversais
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
Não se aplica.
Objetivos Gerais / Objectives
Esta proposta tem como objetivos gerais: 1. Contribuir para a consciencialização da existência de diferentes tipos de stress e seu impacto no dia -a dia. 2. Dotar os indivíduos de competências que permitam identificar: - Sinais e sintomas de stress; - Reações de stress - Consequências físicas, psicológicas e sociais e no desempenho académico/ profissional 3. Contribuir salientar os aspetos funcionais das situações de stress, utilizando estratégias de gestão de stress que mais se adequam ao individuo. 4. Treino através de exercícios prático estratégias de relaxamento.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA1. Distinguir os diferentes tipos de stress e o impacto que tem no indivíduo. OA2.Distinguir Stress, Ansiedade e Depressão reconhecer os diferentes sinais e sintomas de stress. OA3. Identificar as principais fontes de stress em diferentes contextos e reconhecer o impacto a nível individual) CP3 OA4. Reconhecer estratégias de gestão de stress ?unhealthy ? e ajustar de forma eficaz para prevenir uma situação disfuncional. OA5. Reconhecer a necessidade de ajustar o estilo de vida e incorporar alguns hábitos de forma a gerir de forma mais eficaz as situações de stress. OA6. Realizar exercícios de respiração e mindfulness, como uma das estratégias de gestão de stress.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
CP1 Definição de Stress O que é o stress. Diferentes tipos de stress. CP2 Distinguir Stress, Ansiedade e Depressão Identificar sinais e sintomas de stress. CP3 Fontes de stress Identificar principais fontes de stress. Identificar reações de stress. Identificar consequências psicológicas, físicas, sociais e no desempenho. CP4 Prevenir e gerir o stress (I) Compreender a importância de prevenir e gerir o stress nos diferentes contextos (sociofamiliar, académico, trabalho) Reconhecer estratégias ?unhealthy ? de gestão de stress e consequências individuais CP5 Prevenir e gerir o stress (II) Estratégias saudáveis de gestão de stress Resiliência Mindset Estilos de vida saudáveis (Alimentação/ receitas económicas saudáveis, sono, exercício físico, convívio social) Técnicas de relaxamento (reconhecer as diferentes técnicas de relaxamento) CP6 Pare, respire, reflita, escolha Exercícios práticos de respiração e Mindfulness
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Os objetivos de aprendizagem (OA) são concretizados em conteúdos programáticos (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1. (Distinguir os diferentes tipos de stress e o impacto que tem no indivíduo). CP1 OA2. (Distinguir Stress, Ansiedade e Depressão; Reconhecer os diferentes sinais e sintomas de stress) CP2. OA3. (Identificar as principais fontes de stress em diferentes contextos e reconhecer o impacto a nível individual) CP3. OA4. (Reconhecer estratégias de gestão de stress ?unhealthy ? e ajustar de forma eficaz para prevenir uma situação disfuncional) CP4. OA5. (Reconhecer a necessidade de ajustar o estilo de vida e incorporar alguns hábitos de forma a gerir de forma mais eficaz as situações de stress) CP5. OA6. (Realizar exercícios de respiração e mindfulness, como uma das estratégias de gestão de stress) CP6.
Avaliação / Assessment
- Exposição; - Exercícios em sala de aula; - Discussões em sala de aula; - Leituras; - Discussões de casos (em pequenos grupos); - Dinâmicas de grupo; - Questionários de auto-diagnóstico. - Abordagem pedagógica: instrução, auto-exploração e experimental baseado em processo de aprendizagem NOTA: Todas as atividades propostas, são adaptadas à modalidade de ensino que estiver em vigor (ensino presencial, on-line ou híbrido). | O processo de avaliação é contínua realizado ao longo do período de aulas e por uma avaliação final. Ao longo das aulas, serão objeto de avaliação: Assiduidade (5%): este ponto pressupõe a frequência (e pontualidade) igual ou superior a 9 horas. Participação nos exercícios das aulas (15%) Trabalhos individuais (20%) Trabalho final individual (60%): Análise de caso prático com passagem obrigatória por pontos-chave a indicar.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
- Exposição; - Exercícios em sala de aula; - Discussões em sala de aula; - Leituras; - Discussões de casos (em pequenos grupos); - Dinâmicas de grupo; - Questionários de auto-diagnóstico. - Abordagem pedagógica: instrução, auto-exploração e experimental baseado em processo de aprendizagem NOTA: Todas as atividades propostas, são adaptadas à modalidade de ensino que estiver em vigor (ensino presencial, on-line ou híbrido).
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
Os objetivos da UC estão articulados com a Metodologia de Ensino do seguinte modo: i) Expositiva, para apresentação d e literatura de referência sobre as temáticas: Todos os OA ii) participativa, com análise e resolução de exercícios práticos: Todos os OA iii) ativa, com realização de trabalhos individuais e de grupo: OA 2, 3, 4, 5, e 6 iv) auto-estudo, relacionada com o trabalho autónomo do aluno: Todos os OA Trabalho autónomo (36h): Transversal a todos os OA.
Observações / Observations
- O processo de avaliação, é o mesmo, independentemente da modalidade de ensino que estiver em vigor (ensino presencial, on-line ou híbrido). - Em caso de situação de plágio, detetado no trabalho final, o aluno poderá ser proposto para avaliação oral.
Bibliografia Principal / Main Bibliography
(http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1658361220301128) Journal of Taibah University Medical Sciences, in press, 1-6. https://doi.org/10.1016/j.jtumed.2020.07.004. AlAteeq, A., Sumayah, A. Dalal, A., (2020). Perceived stress among students in virtual classrooms during the COVID-19 outbreak in KSA. Okhrimenko, I., & Lyhun, N.(2020). Stress Prevention and Management during the Quarantine. BRAIN. Broad Research in Artificial Intelligence and Neuroscience, 11(2Sup1), 157-164. https://doi.org/10.18662/brain/11.2Sup1/101 Fink, G. (2016). Stress : concepts, cognition, emotion, and behavior. London: Elsevier. Dewe, P. J., & Cooper, C. L. (2017). Work stress and coping. London: SAGE. Cooper, C. L. (2000). Theories of organizational stress. Oxford University Press.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Ramli, H., Hamizah, N., Masoumeh, A., Seyed, M., Abolghasem, & Ahmadi, A. (2018). Academic stress and self-regulation among university students in Malaysia: mediator role of mindfulness. Behavioral Sciences, 8(1), 1-9. Quick, J. C., Adkins, J. A., & Wright, T. A. (2013). Preventive stress management in organizations. (J. C. Quick, Ed.). Washington: American Psychological Association. Manimaran, S., Jayakumar, S., & Lakshmi, K. B. (2016). An education management information system with simultaneous monitoring of stress stimulators for students Mental Health management. Technology & Health Care, 24(6), 889-897. Lazarus, R. S., & Folkman, S. (1984). Stress, appraisal, and coping. New York: Springer Publishing Company. Kröll, C., Doebler, P., & Nüesch, S. (2017). Meta-analytic evidence of the effectiveness of stress management at work. European Journal of Work and Organizational Psychology, 26(5), 677-693. Grawitch, M. J.; Ballard, D. W.; Erb, K. R. (2015). To be or not to be (stressed): the critical role of a psychologically healthy workplace in effective stress management. Journal of the International Society for the Investigation of Stress, 31(4), 264.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16