Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03819
Acrónimo :
03819
Ciclo :
1.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :

Carga Horária / Course Load


Semestre :
2
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
54.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
56.0h/sem
Trabalho Autónomo :
94.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Desenho

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


Os objetivos gerais desta unidade curricular são os seguintes: OG1. Compreender cada um dos meios de representação como uma linguagem com um código gráfico próprio. OG2. Compreender a evolução histórica e cultural de cada um dos meios de representação. OG3. Operar com as ferramentas físicas e digitais necessárias à representação arquitetónica. OG4. Compreender a relação entre códigos de representação e edifícios construídos. OG5. Utilizar o desenho como ferramenta analítica e de registo do espaço e dos elementos que o configuram. OG6. Utilizar o desenho como forma imediata de explorar e comunicar arquitetura. OG7. Utilizar o desenho como modo de apreensão e fixação do “mundo” ao nosso redor. OG8. Representar graficamente o mundo visual: o espaço à escala do corpo. OG9. Representar através de CGI (Computer Generated Imagery).

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da unidade curricular o/a estudante deverá ser capaz de: OA1.1 Interpretar graficamente objetos e espaços. OA1.2 Manipular adequadamente as principais convenções gráficas. OA1.3 Utilizar o desenho como instrumento de comunicação. OA2.1 Compreender o uso de CGI para representação arquitetónica e como parte de uma problemática mais abrangente de relação das imagens com a representação do real. OA2.2 Utilizar de forma básica ferramentas específicas de modelação 3D. OA2.3 Utilizar de forma básica motores de renderização.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Ao longo da unidade curricular o/a estudante vai ter contacto com os seguintes módulos: Sistemas de Desenho e Representação Espacial CP1. Processos intermédios de desenho. - Consolidação do desenho de observação, com incidência em objetos à escala do corpo. - Forma, estrutura, configuração, proporção, superfície, volume, espaço. - Síntese: enfatismo e exclusão. CP2. Processos de geometria - Introdução à fotografia em arquitetura. - CGI - contexto histórico e cultural. - História das imagens. - Introdução a "softwares" de modelação. - Introdução aos motores de renderização.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) concretizam-se nos conteúdos programáticos (CP). As relações seguintes demonstram essa coerência: OA1.1, OA1.2, OA1.3 relaciona-se com CP1. OA1.1: Interpretar a partir de forma, estrutura, configuração, proporção, superfície, volume, espaço. OA1.2: Utilizar convenções gráficas no desenho de observação. OA1.3: A síntese ensinada no CP1 permite hierarquizar elementos gráficos, tornando mais eficaz a comunicação. OA2.1, OA2.2, 0A2.3 relaciona-se com CP2. OA2.1: O uso da CGI para representação a partir de contexto arquitetónico. OA2.2: Introdução a "softwares" e a ferramentas de modelação 3D. OA2.3: Introdução a "softwares" e a ferramentas de renderização.

Avaliação / Assessment


Dado o caráter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre. Isto implica uma presença mínima, em cada componente da UC, de 10 de um total de 12 aulas, discussões periódicas dos exercícios com o/a docente e entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas. A avaliação final resulta da soma das 2 componentes da UC na proporção da sua carga horária, isto é, de 2/3 e 1/3 respetivamente. Cada componente é avaliada numa ponderação de 70% exercícios + 30% presença e participação em aula. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


Os conteúdos programáticos do conjunto de disciplinas incluídas na área científica de Desenho, de que a UC de Desenho II faz parte, incidem sobre a problemática da representação em arquitetura: os diferentes meios, suas potencialidades, técnicas e contextos culturais. A cada um destes meios, corresponde uma linguagem, um código, que relaciona signos com matéria construída. A aprendizagem de cada linguagem é feita sempre numa relação entre conceitos/regras teóricas e sua aplicação – aulas de conteúdo teórico e aplicação das técnicas pelos/as estudantes, em trabalhos individuais ou de grupo, fora e dentro do ambiente de sala de aula. Os/As docentes acompanham estes trabalhos continuamente, dando "feedback" de forma informal e formativa, sendo estas sessões críticas e de debate fundamentais para a aprendizagem e para a avaliação, dado que os trabalhos são a principal fonte de verificação da aprendizagem. Trata-se, portanto, de uma aprendizagem de contínuo contacto com a prática, onde se pretende uma crescente autonomia e familiaridade dos estudantes com as técnicas de representação e seu conteúdo objetivo, mas também seu conteúdo subjetivo – as narrativas e meta-narrativas que o conjunto das técnicas de representação, cruzadas entre si, podem formar.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A unidade curricular de Desenho II divide-se em 2 componentes, uma com maior peso e carga horária, relacionada com o desenho de observação e outra com a introdução aos restantes meios de representação: fotografia e CGI. As componentes são lecionadas por docentes distintos. As metodologias de ensino, partem de uma base comum, adaptando-se aos respectivos objetivos de aprendizagem: Objetivos OA1.1, OA1.2, OA1.3 - Desenho de observação: O método reside em sessões de observação direta de objetos pré-definidos, e com um sucessivo grau de complexidade, ao longo do semestre. Os resultados, são alvo de sessões de "feedback" com o docente, individuais ou em grupo . Para além das sessões em aula, é necessário e altamente encorajado o trabalho autónomo, fora da sala de aula, também este sujeito às mesmas sessões críticas. Ocasionalmente, são dadas aulas expositivas, de conteúdo teórico-prático onde são enquadrados os exercícios no contexto cultural e histórico da prática de desenho. São ainda dados exemplos de respostas aos mesmos exercícios, ou de conteúdo análogo. Objetivos OA2.1, OA2.2, OA2.3 - fotografia e CGI O método baseia-se em aulas expositivas onde são enquadrados cada um dos métodos de representação, seus códigos, contexto cultural e evolução. Quando o meio de representação se relaciona com "software" específico, aulas de Demonstração e Prática Guiada. Complementarmente, o método exige a realização de trabalhos individuais, feitos fora e/ou dentro da sala de aula, cujo objetivo é a utilização dos diferentes meios de representação e onde são promovidas as competências de investigação e pensamento crítico. Os trabalhos são alvo de sessões de "feedback" com o/a docente, individuais ou em grupo.

Observações / Observations


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Bibliografia Principal / Main Bibliography


Berger, J. [1987] (2002). Modos de Ver. 1ª edição. Lisboa: Antígona. Betti, C.; Sale, T. [1980] (1997). Drawing: A Contemporary Approach. Orlando: Harcourt Bace College Publishers. Collier, G. (1985). Form, Space and Vision. New Jersey: Prentice-Hall Gombrich, E. (2002). A História da Arte. Lisboa: Público. Hockney, D.; Gayford M. (2020). A History of Pictures. 1ª edição. Londres: Thames & Hudson. Robbins, E. (1994). Why Architects Draw (Architects Interviews). Massachusetts: MIT Press.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


AA.VV. (2002). Desenho Projecto de Desenho. Lisboa: Ministério da Cultura/Instituto de Arte Contemporânea. AA.VV. (1995). O Desejo do Desenho. Casa da Cerca. Almada: Câmara Municipal de Almada. Ackerman, J. S. (2002). Origins, imitation, conventions: representation in the visual arts. Cambridge and London: Mit Press. Arnheim, R. (1986). Arte e Percepção Visual. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. Cullen, G. Paisagem Urbana. [1961] (1983). Lisboa: Edições 70. Edwards, B. [1986] (1987). Drawing on the Artist Within. New York: Simon & Schuster. Fraser I.; Henmi R. (1994). Envisioning Architecture an Analysis of Drawing. New York: Van Nostrand Reinhold. Goldstein, N. [1973] (1999). The Art of Responsive Drawing. New Jersey: Prentice Hall. Herbert, D. M. (1993). Architectural Study Drawings. New York: Van Nostrand Reinhold. Holl, S. (2002). Written in water. Baden: Lars Müller. Johnson, E. J. ; Lewis, M. J.; Lieberman, R. (1996). Drawn from the source : The Travel Sketches of Louis I. Kahn. Cambridge, Massachusetts, London: MIT Press. Le Corbusier. (1990). Textes et dessins pour Ronchamp. Genève : Association Oeuvre de Notre Dame du Haut. Le Corbusier. [1994] (2002). Les voyages d’Allemagne. Milano: Phaidon Press. Le Corbusier. [1987] (2002). Voyage d’Orient. Milano: Phaidon Press. Quetglas, J. (2009). Les heures claires : proyecto y arquitectura en la Villa Savoye de le Corbusier y Pierre Jeanneret. Barcelona: Massilia. Massironi, M. (1989). Ver pelo Desenho – Aspectos Técnicos, Cognitivos, Comunicativos. Lisboa: Edições 70. Molina, J. J. G. (coord.) (1995). Las Lecciones del Dibujo. Madrid: Ed. Cátedra. Nicolaïdes, K. [1941] (1969). The natural way to draw. Boston: Houghton Mifflin. Pallasmaa, J. (2012). Los ojos de la piel: la arquitectura y los sentidos. Barcelona: Gustavo Gili. Pallasmaa, J. (2009). The Thinking Hand . West Sussex: Wiley. Pérez-Gómez, A. ; Pelletier, L. (1997). Architectural Representation and the Perspective Hinge. Cambridge, Massachusetts: MIT Press. Porter, T. [1997] (2013). The architect’s eye : visualization and depiction of space in architecture. New York : Routledge. Rawson, P. [1969] (1987). Drawing. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. Rodrigues, A. L. M. (2000). O Desenho, Ordem do Pensamento Arquitectónico. Lisboa: Editorial Estampa. Rodrigues, A. L. M. (2003). Desenho. Lisboa: Quimera. Sainz, J. [1990] (2005). El dibujo de arquitectura. Barcelona: Editorial Reverté. Sausmarez, M. (1979). Desenho Básico: as dinâmicas da forma visual. Lisboa: Editorial Presença. Siza, A. (1988). Esquissos de Viagem. Porto: Documentos de Arquitectura. Siza, A. (1998). Imaginar a evidência. Lisboa: Edições 70. Shitao (2001). A Pincelada Única. Guimarães: Pedra Formosa. Tainha, M. (2006). Manuel Tainha. Textos de Arquitectura. Casal da Cambra: Caleidoscópio. Zumphor, P. (2005). Pensar a arquitectura. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-25