Ficha Unidade Curricular (FUC)
Informação Geral / General Information
Carga Horária / Course Load
Área científica / Scientific area
Desenho
Departamento / Department
Departamento de Arquitectura e Urbanismo
Ano letivo / Execution Year
2022/2023
Pré-requisitos / Pre-Requisites
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Objetivos Gerais / Objectives
O programa da UC de Desenho II articula-se em torno dos processos e sistemas de representação de espaços exteriores e interiores e do exercício da mobilidade do olhar, tendo em vista a exploração de enquadramentos e a subversão das escalas dos objetos a representar. O programa tem como objetivos gerais: OG1. Promover o entendimento do Desenho como instrumento conceptual e operativo da Arquitetura. OG2. Incentivar a aplicação correta de processos e sistemas analógicos e digitais de representação gráfica do espaço. OG3: Dotar os estudantes de competências para o uso dos meios tecnológicos digitais que permitem a geração de formas bi- e tridimensionais simples e complexas. OG4. Fomentar o desenvolvimento de uma visão crítica e metodologias próprias de expressão e comunicação visual.
Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes
No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1. Interpretar graficamente objetos e espaços. OA2. Explorar criativamente as potencialidades das operações de enquadramento. OA3. Promover a descoberta de relações espaciais a partir da subversão de escalas. OA4. Exercitar práticas de instalação de objetos num espaço. OA5. Desenhar vistas ortogonais aplicando as regras de desenho de arquitetura. OA6. Realizar modelação 2D e 3D em CAD. OA7. Produzir imagens renderizadas OA8: Produzir impressões em papel de plantas, cortes e alçados através de software CAD. OA9. Produzir modelos digitais tridimensionais com base em desenho paramétrico.
Conteúdos Programáticos / Syllabus
1. Fatores estruturantes do discurso gráfico CP1. Forma - Forma | Superfície - Forma | Volume - Forma | Espaço 2. Processos e sistemas de representação do espaço CP2. Representação analógica -Axonometrias -Perspetiva linear -Perspetiva atmosférica CP3. Representação digital -Desenho bidimensional Modelação Impressão de desenhos - Modelação tridimensional Modelação geométrica Iluminação, sombras e materialidade - Desenho paramétrico Trabalhar com parâmetros e funções lógicas Formas 2D e 3D 3. A Reinvenção do espaço CP4. Espaço, luz e cor - Espaço cenográfico - Cenários
Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes
Nesta UC todos os objetivos de aprendizagem (OA) concretizam-se nos conteúdos programáticos. Desta forma, as relações seguintes demonstram essa coerência: CP1. OA1, 2, 3 CP2. OA1, 2 CP3. OA1, 5, 6, 7, 8, 9 CP4. OA1, 2, 3, 4
Avaliação / Assessment
Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação contínua. Constituem instrumentos de avaliação: 80% exercícios (sendo a ponderação de 1/3 e 2/3 para as duas componentes da UC de acordo com a respetiva carga horária); 20% participação nas aulas. Em cada exercício a avaliação incide sobre: assiduidade; aquisição de competências demonstradas na concretização dos exercícios, semanalmente discutidos com o/a docente. Assiduidade igual ou superior a 70%. Os estudantes ficam aprovados com avaliação igual ou superior a 10 valores. Não existe exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Metodologias de Ensino / Teaching methodologies
O processo de ensino-aprendizagem compreende aulas teórico-práticas. Nestas aulas apresentam-se os conceitos estruturantes, o enquadramento conceptual e operativo e as várias fases dos exercícios a realizar. Os temas a desenvolver durante as aulas teóricas suportarão a elaboração dos exercícios propostos. Estes exercícios são realizados nas aulas e no tempo de trabalho autónomo, prevendo-se sessões de exterior sempre que o seu desenvolvimento o justificar.
Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes
As metodologias de ensino convergem para o exercício continuado da exploração dos fatores estruturantes do discurso gráfico (OA1, 5), da experimentação de processos e sistemas de representação do espaço (OA2, 6, 8), da aquisição de competências relativas ao uso de sistemas de modelação CAD (OA5, 6, 7, 8, 9), e da aplicação destes conteúdos a projetos de reinvenção de espaços (OA3, 4).
Observações / Observations
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Bibliografia Principal / Main Bibliography
Simpson, I. (1992). Drawing: Seeing and Observation, London: A&C Black Publishers. Peters, b., De Kestelier, X. (editors) (2013) Computation Works. The Building of Algorithmic Thought (2013). Revista AD Architectural Design, March/April 2013. Le Corbusier (1994). Le Corbusier: Les Voyages d?Allemagne, Carnets (Ch.-E. Jeanneret), Milano: Electa, Paris: Fondation L.C. Kaupelis, R. (1992). Experimental Drawing, New York: Watson-Guptill Publications. Herbert, D. M. (1993). Architectural Study Drawing, New York: Van Nostrand Reinhold. Hensel, M., Menges, A., Weinstock, M. (2010). Emergent Technologies and Design: Towards a Biological Paradigm for Architecture. Routledge. Hauschild, M., Karzel, R. (2011). Digital Processes. Planning, Design, Production. Detail Practice, Birkhauser. Bielefeld, B., Skiba, I. (2007) Basics Technical Drawing. Birkhauser. AA.VV (2002). Desenho Projecto de Desenho, Lisboa: M. Cultura /Inst. Arte Contemporânea.
Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography
Wiffen, V. (2000). Une leçon de dessin, Paris: Fleurus. Sullivan, C. (1997). Drawing the Landscape, NY: John Wiley & Sons Inc. Rodrigues, A. L. M. (2000). O Desenho, Ordem do Pensamento Arquitectónico, Lisboa: Editorial Estampa. Massironi, M. (1989). Ver pelo Desenho - Aspectos Técnicos, Cognitivos, Comunicativos, (trad. portuguesa de Cidália de Brito), Lisboa: Edições 70. Hall, E. T. (1986). A Dimensão oculta, Lisboa: Relógio d?Água. Carneiro, Alberto (1995). Campo, sujeito e representação no ensino do desenho, Porto: FAUP Publicações. Careri, F. (2002). Walkscapes/El andar como prática estética, Barcelona: Editorial Gustavo Gili. Brusatin, M. (1993). «Desenho/Projecto» in Enciclopédia Einaudi, Vol. 25. Lisboa: INCM. AA. VV. (1995). O Desejo do Desenho, Casa da Cerca. Almada: C.M. de Almada. AA.VV. (2003) Desenho, Lisboa: Fundação Carmona e Costa/Assírio e Alvim.
Data da última atualização / Last Update Date
2024-02-16