Sumários
PL 08
24 Outubro 2025, 14:30 • Bernardo Pizarro Miranda
1.
Caso de Estudo: Institute for Advanced Study, Princeton
Apresentação e discussão do modelo arquitetónico, institucional e cultural do Institute for Advanced Study (IAS) em Princeton como referência para o desenvolvimento de um centro de estudos avançados em contexto nacional.
Conteúdos abordados
-
História e Fundação do IAS
- Fundado em 1930 por Abraham Flexner.
- Missão: promover investigação pura, livre de obrigações docentes.
- Exemplo paradigmático de autonomia intelectual e interdisciplinaridade.
-
Arquitetura e Implantação
- Localização em Princeton, Nova Jérsia, em proximidade mas independência da universidade.
- Campus integrado na paisagem, com edifícios de escala contida e linguagem clássica discreta.
- Destaque para o edifício principal (Fuld Hall) e os espaços de convivência informal.
-
Modelo Institucional
- Residência temporária de investigadores de topo em diversas áreas (matemática, física, ciências sociais, humanidades).
- Ausência de hierarquia rígida e estímulo à colaboração espontânea.
- Financiamento privado e gestão autónoma.
-
Impacto Cultural e Científico
- Presença de figuras como Albert Einstein, Kurt Gödel, Freeman Dyson.
- Produção de conhecimento de referência mundial.
- Influência em modelos posteriores como Stanford Humanities Center ou Radcliffe Institute (Harvard).
-
Discussão Aplicada
- Reflexão sobre a possibilidade de transposição do modelo para o contexto da Casa de Albarraque.
- Debate sobre a relação entre arquitetura, paisagem e cultura intelectual.
- Considerações sobre escala, programa, financiamento e identidade institucional.
Atividades
- Análise crítica de plantas e fotografias do campus de Princeton.
- Debate em grupo sobre os elementos essenciais para um centro de estudos avançados em Portugal.
- Esboço preliminar de ideias para adaptação do modelo à Casa de Albarraque.
Referências
- Flexner, A. The Usefulness of Useless Knowledge.
- Institute for Advanced Study – https://www.ias.edu
- Documentação visual e cartográfica do campus de Princeton.
Conclusão da análise síntese da grelha de revisão da literatura. Introdução à fase 2c - Proposta de PFA.
22 Outubro 2025, 14:30 • Teresa Marat-Mendes
Conclusão da análise síntese da grelha de revisão da literatura.
Apresentação e discussão da Fase 1 do Exercício. Conceitos e Literatura. Sistema Alimentar e Metabolismo Sustentável.
20 Outubro 2025, 14:30 • Teresa Marat-Mendes
Apresentação e discussão da Fase 1 do Exercício. Conceitos e Literatura. Sistema Alimentar e Metabolismo Sustentável.