Sumários

PL 08

24 Outubro 2025, 14:30 Bernardo Pizarro Miranda


1.

Companhamento geral dos trabalhos em desenvolvimento;

2.

Caso de Estudo: Institute for Advanced Study, Princeton


Apresentação e discussão do modelo arquitetónico, institucional e cultural do Institute for Advanced Study (IAS) em Princeton como referência para o desenvolvimento de um centro de estudos avançados em contexto nacional.

Conteúdos abordados

  1. História e Fundação do IAS

    • Fundado em 1930 por Abraham Flexner.
    • Missão: promover investigação pura, livre de obrigações docentes.
    • Exemplo paradigmático de autonomia intelectual e interdisciplinaridade.
  2. Arquitetura e Implantação

    • Localização em Princeton, Nova Jérsia, em proximidade mas independência da universidade.
    • Campus integrado na paisagem, com edifícios de escala contida e linguagem clássica discreta.
    • Destaque para o edifício principal (Fuld Hall) e os espaços de convivência informal.
  3. Modelo Institucional

    • Residência temporária de investigadores de topo em diversas áreas (matemática, física, ciências sociais, humanidades).
    • Ausência de hierarquia rígida e estímulo à colaboração espontânea.
    • Financiamento privado e gestão autónoma.
  4. Impacto Cultural e Científico

    • Presença de figuras como Albert Einstein, Kurt Gödel, Freeman Dyson.
    • Produção de conhecimento de referência mundial.
    • Influência em modelos posteriores como Stanford Humanities Center ou Radcliffe Institute (Harvard).
  5. Discussão Aplicada

    • Reflexão sobre a possibilidade de transposição do modelo para o contexto da Casa de Albarraque.
    • Debate sobre a relação entre arquitetura, paisagem e cultura intelectual.
    • Considerações sobre escala, programa, financiamento e identidade institucional.

Atividades

  • Análise crítica de plantas e fotografias do campus de Princeton.
  • Debate em grupo sobre os elementos essenciais para um centro de estudos avançados em Portugal.
  • Esboço preliminar de ideias para adaptação do modelo à Casa de Albarraque.

Referências

  • Flexner, A. The Usefulness of Useless Knowledge.
  • Institute for Advanced Study – https://www.ias.edu
  • Documentação visual e cartográfica do campus de Princeton.

Conclusão da análise síntese da grelha de revisão da literatura. Introdução à fase 2c - Proposta de PFA.

22 Outubro 2025, 14:30 Teresa Marat-Mendes


Conclusão da análise síntese da grelha de revisão da literatura.

Introdução à fase 2c - Proposta de PFA.

Semana 5 T

22 Outubro 2025, 14:30 Pedro Mendes


Definição de estratégias de intervenção.

Apresentação e discussão da Fase 1 do Exercício. Conceitos e Literatura. Sistema Alimentar e Metabolismo Sustentável.

20 Outubro 2025, 14:30 Teresa Marat-Mendes


Apresentação e discussão da Fase 1 do Exercício. Conceitos e Literatura. Sistema Alimentar e Metabolismo Sustentável.

Semana 5

20 Outubro 2025, 14:30 Pedro Mendes


Definição de estratégias de intervenção.