Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
03954
Acrónimo :
03954
Ciclo :
3.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
18.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
32.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
2.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
34.0h/sem
Trabalho Autónomo :
416.0
Horas de Trabalho Total :
450.0h/sem

Área científica / Scientific area


Teoria e História da Arquitectura e do Urbanismo

Departamento / Department


Departamento de Arquitectura e Urbanismo

Ano letivo / Execution Year


2023/2024

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Não se aplica.

Objetivos Gerais / Objectives


OG1. Apontar os instrumentos e as metodologias indispensáveis à elaboração de um projecto de investigação, de natureza teórico, ou teórico-projectual; OG2. Incentivar uma rigorosa sistematização no arquivamento de fontes e factos, bem como no modo a partir do qual se poderá reconduzir toda a informação na formulação de hipóteses de trabalho originais; OG3. Fomentar uma atitude crítica perante a investigação.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


OA1. Aplicar adequadamente os instrumentos e as metodologias adquiridas; OA2. Estar apto a procurar e a gerir a informação necessária à estruturação do projeto de investigação; OA3. Adquirir competências para elaborar um projeto de investigação, nomeadamente no que se refere a: OA3.1:Definição e delimitação de um campo de pesquisa, formulação e justificação de uma hipótese, técnicas e métodos de planificação; OA3.2:Organização de um plano de tese: questão central, o objeto e o seu contexto, definição de objetivos. Definição de uma estrutura provisória; OA3.3:Concretização do projeto de tese: recursos, instrumentos e métodos de investigação.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


Metodologias de Investigação em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneo tratará especificamente, no horário de contacto, de: P1 - Caracterizar metodologias, normas e procedimentos de investigação; P2 - Realizar a apresentação de um conjunto de sessões temáticas que exemplificarão abordagens enfocadas nos campos disciplinares associados às dinâmicas metropolitanas.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As competências a adquirir pelos estudantes, nesta unidade curricular, inscrevem-se no domínio da metodologia de investigação. Neste sentido, definem-se objetivos e formulam-se hipóteses de investigação, sugerem-se modelos, aplicam-se propostas e exercita-se uma gestão de produção, recursos disponíveis e seu impacto na quantificação do processo de produção; A natureza teórica, ou teórico-projetual, da dissertação implica o desenvolvimento de competências específicas de investigação, que permitam aos estudantes desenvolver um sustentado itinerário de pesquisa. OA1. e OA2 - P1 OA3. - P2

Avaliação / Assessment


Os estudantes serão avaliados em regime de avaliação contínua, através de: - relatório de âmbito específico solicitado pelo docente - 80%. - assiduidade e participação nos debates - 20%. Não está previsto no funcionamento da UC a possibilidade de regime de avaliação final.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De acordo com a natureza teórica-prática (TP) da unidade curricular, a metodologia a adotar prevê: 1. Exposição oral com eventual recurso a materiais audiovisuais e o recurso sistemático a exemplos concretos de tratamento e angariação de informação, quer esta seja bibliográfica, digital, resultante de arquivo, projetual, estatística ou resultante de depoimento direto; 2. Trabalho de campo onde serão exploradas metodologias primárias de análise do real.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Nesta unidade curricular será seguida uma metodologia de transmissão de conhecimentos em paralelo com uma experimentação dos estudantes centrada em trabalho de campo e na estruturação dos seus próprios interesses de pesquisa. No caso de estudantes de doutoramento, esta unidade curricular de "Metodologias de Investigação em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos" será conduzida no sentido do desenvolvimento de investigações, para obtenção do grau, ao abrigo do disposto no DL 230/2009 de 14 de setembro. Deste modo a realização de uma investigação centrada numa vertente projetual, deverá ser enquadrada metodologicamente no sentido do estabelecimento bases específicas que permitam a sua realização.

Observações / Observations


Tendo em conta o comunicado do Gabinete do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, de 21.1.2021, no contexto das medidas extraordinárias do estado de emergência, o início das atividades letivas decorrerá em formato de ensino à distância. Todas as alterações que possam acontecer serão comunicadas aos estudantes. Devido à atual situação provocada pela COVID-19, o processo de avaliação poderá sofrer algumas adaptações, que serão comunicadas oportunamente, caso tal venha a ser necessário.

Bibliografia Principal / Main Bibliography


RAMOS, T. B. (ed), 2014. Arquitetura, Urbanismo, Design - Metodologias e Métodos. Casal de Cambra: Caleidoscópio. TROIANI, I., 2021. Visual Research Methods in Architecture. Bristol: Intellect Ltd. RAMÍREZ, J., 2005. Cómo escribir sobre arte y arquitectura. Madrid: Ediciones del Serbal. MANU, E., 2021. Secondary Research Methods in the Built Environment. New York: Routledge. GROAT, L., e WANG, D., 2013. Architectural Research Methods. New York: John Wiley & Sons. GRANZ, G., 2016. Ethnography for Designers. New York: Routledge. AZEVEDO, C. A. e AZEVEDO, A. G., 2008. Metodologia Científica: Contributos Práticos para a Elaboração de Trabalhos Académicos. Lisboa: Universidade Católica. APA., 2020. Publication Manual of the American Psychological Association, Seventh Edition. Washington, DC: American Psychological Association. ABUSAADA H., VELLGUTH C., ELSHATER A. (eds), 2019. Handbook of Research on Digital Research Methods and Architectural Tools in Urban Planning and Design. IGI Global.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 1975.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16