Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04033
Acrónimo :
04033
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Inglês, Português

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Aula Prática e Laboratorial (PL) :
0.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2024/2025

Pré-requisitos / Pre-Requisites


Leitura em língua inglesa.

Objetivos Gerais / Objectives


Esta UC tem como objetivos proporcionar aos alunos o conhecimento dos principais debates teórico-epistemológicos em antropologia, desenvolver ferramentas críticas e capacidades analíticas para debater questões fundamentais da teorização contemporânea, estimular a reflexão crítica sobre a relação entre produção de conhecimento e sociedade. A UC pretende capacitar os alunos para a aquisição de um conhecimento ativo da teoria antropológica, com particular destaque para os debates das últimas décadas, através dos seguintes eixos temáticos: genealogias e geografias plurais (e desiguais) da disciplina; relação/tensão entre teoria da prática e prática da teoria; epistemologias da diferença (da antropologia feminista à crítica descolonial); nexo entre poder e cultura; epistemologias colaborativas como espaço para refletir sobre a relação entre teoria antropológica e sociedade.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


No final da UC, a estudante deverá ser capaz de: OA1. Conhecer os principais debates teóricos-antropológicos e ter a capacidade de articular criticamente temas específicos no contexto mais geral do desenvolvimento histórico e teórico da antropologia e das ciências sociais; OA2. Explicar de forma critica e analítica os problemas teóricos abordados, demonstrando boa capacidade de argumentação, síntese e comparação; AO3. Formular um discurso articulado e informado sobre a relação entre antropologia e sociedade, desenvolvendo capacidade de reflexão crítica sobre a potencialidade e a relevância da teoria antropológica e social no espaço público.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


CP1. Unidade e diferença. Antropologia e teoria social. Tradições hegemónicas, genealogias plurais e “antropologias do mundo”. The elephant in the room: o conceito de cultura. CP2. Antropologia como teoria da prática e prática da teoria Experiência e cognição. Estrutura, agência e teorias da prática. Produção e reprodução. Comparação e “semelhanças de família”. CP3. Epistemologias da diferença Perspectivas feministas e crítica descolonial. Outras epistemologias e outras ontologias. CP.4. Cultura, poder, agência Meditações gramscianas. Hegemonia e subalternidade. Senso comum como categoria antropológica. CP5. Ética, prática, epistemologia Neutralidade científica e objetividade. Posicionalidade e “conhecimento situado”. Epistemologias colaborativas. Teoria antropológica e espaço público.

Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the curricular units content dovetails with the specified learning outcomes


Os conteúdos programáticos são coerentes com todos os objetivos de aprendizagem da UC, destacando-se as seguintes interligações: OA1 — CP1, CP2, CP3 OA2 — CP1, CP2, CP3, CP4 OA3 — CP2, CP3, CP4, CP5

Avaliação / Assessment


A avaliação decorrerá ao longo do semestre da seguinte forma: A) Assiduidade e participação nas aulas e debates: 20% B) Trabalho individual e colaborativo com apresentação de breves textos escritos ao longo da UC: 20% C) Ensaio final: 60% Opcionalmente, a avaliação pode ser feita através dum exame final: 100%.

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


De acordo com os objetivos de aprendizagem definidos (OA1, OA2, OA3), serão adotadas as seguintes Metodologias de Ensino (ME): 1. Expositivas: apresentação dos conteúdos da UC por parte do docente. 2. Participativas: análise e discussão dos conteúdos da UC sobre textos (ou excertos de textos) previamente distribuídos e lidos. 3. Ativa: realização de trabalhos individuais e colaborativos apresentados e debatidos ao longo da UC, sobre temas e/ou textos previamente concordados com o docente; os trabalhos consistirão na realização de breves textos escritos (até 2000 palavras), previamente circulados para favorecer a discussão; 4. Auto-estudo: trabalho autónomo do aluno na realização de breves trabalhos apresentados ao longo da UC e na preparação do exame. Eventuais leituras suplementares poderão ser comunicadas e fornecidas ao longo da UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


As Metodologias de Ensino (ME) adotadas permitem abranger todos os Objetivos de Aprendizagem da seguinte forma: A assiduidade nas aulas e o regular trabalho autónomo dos alunos são indispensáveis para adquirir, gradualmente e positivamente, o conhecimento teórico da UC (OA1). A participação ativa nas aulas, os trabalhos individuais e colaborativos incentivam o desenvolvimento de boas capacidades de argumentação, favorecendo a aquisição ativa do conhecimento teórico (OA1, OA2). O confronto constante com os textos e o debate aberto nas aulas, bem como a reflexão individual e coletiva, permitem desenvolver o senso crítico e as capacidades analíticas sobre os temas e problemas teóricos abordados ao longo da UC (OA2). A realização e apresentação oral de trabalhos escritos, individuais e colaborativos, permitem estimular a capacidade expositiva e argumentativa dos alunos, incentivando, ao mesmo tempo, participação ativa, aptidão colaborativa e pensamento coletivo (OA2, OA3). As ME adotadas permitem, no seu conjunto, estimular a reflexão crítica e a discussão informada sobre os problemas e as potencialidades da dimensão pública do conhecimento antropológico (OA3).

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


Barnard, Alan (2022), History and Theory in Anthropology. Cambridge: Cambridge University Press. Candea, Matei (ed.) (2018), Schools and Styles of Anthropological Theory. London: Routledge. Herzfeld, Michael (2001), Anthropology: Theoretical Practice in Culture and Society. Oxford: Blackwell Publishing. Moore, Henrietta, & Todd Sanders (eds) (2014), Anthropology in Theory: Issues in Epistemology. London: Wiley Blackwell. Lins Ribeiro, Gustavo, & Arturo Escobar (eds) (2006), World Anthropologies: Disciplinary Transformations within Systems of Power. Oxford-New York: Berg. Lewin, Ellen (ed) (2006), Feminist Anthropology: A Reader. Malden, MA: Blackwell.

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


Allen, Jafari S., & Ryan Cecil Jobson (2016), The Decolonizing Generation: (Race and) Theory in Anthropology since the Eighties. Current Anthropology 57(2): 129-148. Alves de Matos, Patrícia (2023), Distributed agency: Care, human needs, and distributive struggles in Portugal. Critique of Anthropology 44(1): 82-96. Bastos, Cristiana, Miguel Vale de Almeida, Bela Feldman-Bianco, eds. 2002. Trânsitos coloniais: Diálogos críticos Luso-Brasileiros. Lisbon: Imprensa de Ciências Sociais. Candia, Matei (2018), Comparison in Anthropology: The Impossible Method. Cambridge: Cambridge University Press. Crehan, Kate (2004), Gramsci, cultura e antropologia. Lisboa: Campo da Comunicação (ed. orig. 2002). Crehan, Kate (2011), Gramsci’s concept of common sense: A useful concept for anthropologists? Journal of Modern Italian Studies 16(2): 273–287. Haraway, Donna (1988), Situated Knowledges: The Science Question in Feminism and the Privilege of Partial Perspective. Feminist Studies. 14 (3): 575–599. Kirsch, Stuart (2006), Reverse Anthropology: Indigenous Analysis of Social and Environmental Relations in New Guinea. Stanford University Press 2006. Lewin, Ellen, & Leni M. Silverstein (eds) (2016), Mapping Feminist Anthropology In The Twenty-First Century. New Brunswick: Rutgers University Press. Narotzky, Susana (2007), The Project in the Model: Reciprocity, Social Capital, and the Politics of Ethnographic Realism. Current Anthropology 48(3): 403-424. Trnka, Susanna, & Jesse Hession Grayman, L. L. Wynn (eds) (2023), Forum: Decolonizing Anthropology: Global Perspectives. American Ethnologist 50(3). Wolf, Eric R. (2001), Pathways of Power: Building an Anthropology of the Modern World. Berkeley: University of California Press. De la Cadena, Marisol, & Mario Blaser (eds) (2018), A World of Many Worlds. Durham & London: Dule University Press.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-07-31