Ficha Unidade Curricular (FUC)

Informação Geral / General Information


Código :
04033
Acrónimo :
04033
Ciclo :
2.º ciclo
Línguas de Ensino :
Português (pt)
Língua(s) amigável(eis) :
Português,Inglês

Carga Horária / Course Load


Semestre :
1
Créditos ECTS :
6.0
Aula Teórica (T) :
0.0h/sem
Aula Teórico-Prática (TP) :
20.0h/sem
Trabalho de Campo (TC) :
0.0h/sem
Seminario (S) :
0.0h/sem
Estágio (E) :
0.0h/sem
Orientação Tutorial (OT) :
1.0h/sem
Outras (O) :
0.0h/sem
Horas de Contacto :
21.0h/sem
Trabalho Autónomo :
129.0
Horas de Trabalho Total :
150.0h/sem

Área científica / Scientific area


Antropologia

Departamento / Department


Departamento de Antropologia

Ano letivo / Execution Year


2022/2023

Pré-requisitos / Pre-Requisites


-

Objetivos Gerais / Objectives


O objectivo fundamental da UC é avaliar criticamente os modos como contemporaneamente se define o conhecimento antropológico e, particularmente, a sua dimensão interpretativa. Indissociável da teoria sociológica, a teoria antropológica confrontou-se desde sempre com dimensões que tendem a ser estranhas à primeira: o papel central da etnografia, os desafios da diferença cultural, o significado não meramente epistemológico mas também político e moral do relativismo. Tomando por referência tais questões e os desenvolvimentos que caracterizaram a filosofia continental e o pragmatismo a cadeira considera criticamente as perspectivas teóricas e metodológicas hoje dominantes na disciplina e considera as potencialidades da dimensão humanística.

Objetivos de Aprendizagem e a sua compatibilidade com o método de ensino (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes) / Learning outcomes


Conhecimento das linhas fundamentais da história da teoria antropológica desde o século XIX até ao presente. Compreensão do carácter epistemologicamente problemático da conciliação entre relativismo cultural prescritivo e as concepções objectivistas de conhecimento. Conhecimento do modo como a escolha entre perspectivas teóricas explicativas e interpretativas foi condicionada pela especificidade das questões que tradicionalmente caracterizaram a investigação antropológica. Conhecimento das noções fundamentais da Fenomenologia, Hermenêutica e do Pragmatismo e das suas repercussões na consideração da teoria e conhecimento antropológico.

Conteúdos Programáticos / Syllabus


1 - Objetivismo v.s. Relativismo descritivo e prescritivo. A diferença cultural e o postulado da incomensurabilidade. Os debates sobre a racionalidade (1910-1980). 2 - Raízes históricas da metafísica da representação. Descartes e a "ansiedade metodológica". A crítica de Hume do racionalismo e a síntese kantiana. Husserl e a "crise das ciências europeias". 3 - Determinismo v.s. Indeterminismo - holismo e individualismo metodológico. Saber que v.s. saber como - da epistemologia à teoria da prática. A viragem pós-moderna. 4 - A viragem textual em Antropologia e a hermenêutica romântica. A fenomenologia hermenêutica de Heidegger. Gadamer e a crítica da consciência estética e da consciência histórica. 5 - O perspectivismo e a viragem ontológica em Antropologia. O debate racionalidade/relativismo. Incomensurabilidade, anti-etnocentrismo e intropatia. Os contributos da fenomenologia e hermenêutica. As categorias fundamentais da tradição humanística. A Antropologia e as Humanidades.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


Os conteúdos programáticos permitem simultaneamente uma discussão aprofundada das questões centrais da teoria antropológica na sua história e o modo como estas podem ser reconsideradas no contexto atual da reflexão filosófica e da teoria social.

Avaliação / Assessment


Participação nas aulas - 20%. Ensaio final (80%).

Metodologias de Ensino / Teaching methodologies


A unidade curricular funcionará em regime flexível, entre aulas e seminários. Algumas aulas consistirão numa exposição por parte do docente, noutras esta será precedida de um discussão sobre textos ou excertos de textos previamente distribuídos e lidos, se o seminário se revelar estimulante poderá ocupar toda uma aula.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino e avaliação com os objetivos de aprendizagem da UC / Evidence that the teaching and assessment methodologies are appropriate for the learning outcomes


A bibliografia é adequada para a aprendizagem dos temas fundamentais do programa. As aulas permitirão contextualizar e esclarecer os aspectos mais complexos da história da teoria antropológica e da filosofia hermenêutica. A realização de um projecto de trabalho, e a sua discussão, permitirão um acompanhamento pelo docente da evolução e eventuais dificuldades de aprendizagem dos alunos.

Observações / Observations


-

Bibliografia Principal / Main Bibliography


WACHTERHAUSER, Brice R. 2002 ?Getting it Right: Relativism, Realism, and Truth? in Dostal, Robert J. The Cambridge Companion to Gadamer, Cambridge University Press. VERDE, Filipe 2009 Explicação e Hermenêutica, Coimbra, Angelus Novus. RORTY, Richard 1991 Objectivism, Relativism and Truth. Cambridge, Cambridge University Press. INGOLD, Tim. 1994 "The Art of Translation in a Continuous World" in PÁLSSON, Gísli (Ed.) Beyond Boundaries - Understanding, Translation and Anthropological Discourse. FIGUEIREDO, Guilherme 2021 "Towards a Pragmatist Anthropology: Objectivity, Relativism, Ethnocentrism, and Intropathy." In Anthropological Theory 2021 GADAMER, Hans-George, 2013 (ed. original 1975) Truth and Method, (trad. Weinsheimer, Joel & Marshal, Donal, G.) Bloomsbury Publishing Inc. BERLIN, Isaiah, 1979, The Divorce between the Sciences and the Humanities em Against the Current: Essays in the History of Ideas, p.80-109. URL = http://berlin.wolf.ox.ac.uk/published_works/ac/divorce.pdf

Bibliografia Secundária / Secondary Bibliography


WRATHALL, Mark, 2005, How to read Heidegger, Granta, Londres, Gra? Bretanha. MUELER-VOLLMER, Kurt, 2006 (ed. original 1989) The Hermeneutics reader: texts of the German tradition from the Enlightenment to the present, Nova Iorque, E.U.A., Continuum. HEIDEGGER, Martin, Being and Time, 1962, (Macquarrie, J., & Robinson, E., trad.), Blackwell, Malden, MA. GADAMER, Hans-Georg, 1977, Philosophical Hermeneutics, Berkeley, California, Estados Unidos da Ame?rica, University of California Press. BACON, Michael 2012 Pragmatism - an introduction. Cambridge, Polity Press. ALEXANDER, Jeffrey 1995 Fin de Siècle Social Theory: relativism, reduction and the problem of reason.

Data da última atualização / Last Update Date


2024-02-16