Sumários

AULA 6 (15 de novembro 2024)

15 Novembro 2024, 16:00 Antonio Maria Pusceddu


A aula foi ocupada pelo primeiro seminário com apresentações dos alunos e discussão dos temas apresentados. A ordem das apresentações foi a seguinte:

1.    Brian Albuquerque, Agência distribuída: Cuidados, necessidades humanas, e lutas distributivas em Portugal
2.    Daniela Duarte, Antropologias du mundo
3.    Jorge Silva Santos, A prática observada e a prática observante como formas de via linguístico-corporalmente conformadas
4.    Joana Rosa, As epistemologias da antropologia: Mediação e fluxo
5.    Duarte da Mata Ribeiro, Michel Foucault e a sua relevância para a antropologia
6.    Guilherme Filipe Antunes Santos, Poder e revolução

AULA 5 (13 de novembro 2024)

13 Novembro 2024, 20:00 Antonio Maria Pusceddu


Sumário: A aula discute a relação entre feminismo e antropologia, apresentando as questões epistemológicas e políticas de fundo que acompanham o desenvolvimento da antropologia feminista e a influencia marcante que tiveram na antropologia contemporânea — desde o debate sobre diferença e interseccionalidade, género e poder, reflexividade e posicionalidade, até o nexo entre produção e reprodução.

AULA 4 (6 de novembro 2024)

6 Novembro 2024, 20:00 Antonio Maria Pusceddu


Esta aula discute o problema da comparação como aspeto epistémico constitutivo da teoria e da prática antropológica. A questão da comparação é, portanto, abordada a partir dos enquadramentos epistemológicos da relação entre “experiência” e “cognição”. São discutidas formas diferentes de entender e praticar a comparação, as críticas persistentes às comparações tipológicas, a noção de semelhança de família e a visão hipercrítica do debate pós-moderno.

AULA 3 (30 de outubro 2024)

30 Outubro 2024, 20:00 Antonio Maria Pusceddu


Esta aula aborda um conjunto de debates teóricos desde os anos ’50 até os anos ’70, que incluem a crítica do estrutural-funcionalismo, as correntes “materialistas”, a antropologia simbólica, as teorias da prática e o neo-marxismo. Os problemas discutidos são os seguintes: relação entre “indivíduo” e sociedade/cultura; relação entre estruturas e agência; dimensão temporal da mudança/transformação dos sistemas socioculturais; idealismo e materialismo; produção e reprodução; por fim, a tentativa de operacionalizar a noção de prática como saída dos impasses teóricos durkheimianos.

AULA 2 (23 de outubro 2024)

23 Outubro 2024, 20:00 Antonio Maria Pusceddu


Nesta aula são apresentados os principais paradigmas dominantes da disciplina, até meados do século 20: evolucionismo, particularismo, funcionalismo, estrutural-funcionalismo e estruturalismo. São também discutidas as duas analogias de referência no debate teórico interno e entre esses paradigmas (analogia orgânica e linguística), assim como a centralidade da "função" no modelo de explicação. Por fim, esta aula aborda os termos principais do debate sobre o conceito de cultura na antropologia norte-americana, através o trabalho de Franz Boas e dos seus alunos.