Sumários

Aula 8

19 Novembro 2025, 20:00 Antonio Maria Pusceddu


Esta aula presenta o último conteúdo programático da disciplina: "ética, prática, epistemologia". Mais do que introduzir novos temas, esta aula pretendeu articular a discussão dos temas abordados nas aulas anteriores. A leitura do primeiro capítulo do livro de Herzfeld (Anthropology: Theoretical Practice in Culture and Society), serviu de orientação para a discussão sobre três pontos-chave: (1) neutralidade científica, objetividade e posicionalidade; (2) epistemologias colaborativas; (3) teoria antropológica e espaço público. 

Leitura:

Herzfeld, M. (2001), Orientations: Anthropology as a practice of theory. In Anthropology: Theoretical Practice in Culture and Society. Oxford: Blackwell Publishing, pp. 1-20.

Aula 7

12 Novembro 2025, 20:00 Antonio Maria Pusceddu


Esta aula aborda questão do poder em antropologia e a utilização de conceitos e perspetivas elaborados por Antonio Gramsci, nomeadamente "hegemonia" e "senso comum".

Leituras:

  1. Crehan, Kate (2004). Gramsci, cultura e antropologia. Lisboa: Campo da Comunicação (ed. orig. 2002). [Cap. 1: Introdução; 2. Vida e obra de Gramsci]
  2. Crehan, Kate (2011), Gramsci’s concept of common sense: A useful concept for anthropologists? Journal of Modern Italian Studies 16(2), pp. 273–287.
  3. Comaroff, Jean & John Comaroff (2014 [1991]). Introduction to Of Revelation and Revolution: Christianity, Colonialism, and Consciousness in South Africa. In H. Moore & T. Sanders (eds), Anthropology in Theory: Issues in Epistemology. London: Wiley Blackwell, pp. 308-321.
  4. Laidlaw, James (2018). The anthropological lives of Michel Foucault. In Candea, Matei (ed.), Schools and Styles of Anthropological Theory. London: Routledge, pp. pp.173-184.
  5. Wolf, Eric R. (2001). Facing Power - Old Insights, New Questions. In Pathways of Power: Building an Anthropology of the Modern World. Berkeley: University of California Press, pp. 383-397.

Aula 6

5 Novembro 2025, 20:00 Antonio Maria Pusceddu


Nesta aula abordámos três debates interligados: (1) o impacto crescente da crítica decolonial no debate antropológico contemporâneo; (2) a sua dimensão global e geopolítica, assim como se reflete no projeto plural das “antropologias do mundo”; (3) por fim, o debate sobre “outras epistemologias” e o conceito de “pluriverso”.  

Leituras: 

  1. Trnka, S. J. Hession Grayman, L. L. Wynn (2023). Decolonizing anthropology: global perspectives. American Ethnologist 50: 345-348. 
  2. Bolles, A. L. (2023). Decolonizing anthropology: An ongoing process. American Ethnologist 50: 519-522. 
  3. Sanchez, A. (2023). Kill your ancestors: The wars of decolonization. American Ethnologist 50: 439–445.  
  4. Nchoji Knwi, Paul. (2006). Anthropology in Postcolonial Africa: The Survival Debate. In G. Lins Ribeiro, & A. Escobar (eds), World Anthropologies: Disciplinary Transformations within Systems of Power. Oxford-New York: Berg, pp. 157-178. 
  5. De la Cadena, M. (2006). The production of other knowledges and its tensions: from Andeanist anthropology to interculturalidad? In G. Lins Ribeiro, & A. Escobar (eds), World Anthropologies: Disciplinary Transformations within Systems of Power. Oxford-New York: Berg, pp. 157-178. 
  6. De la Cadena, M. & M, Blaser (2018). Pluriverse: Proposals for a world of many worlds. In M. de la Cadena & M. Blaser (eds), A World of Many Worlds. Durham & London: Dule University Press, pp. 1-22.   
  7. Quijano, Aníbal. "Colonialidad del poder, eurocentrismo y América Latina" en Lander, Edgardo (comp.) La colonialidad del saber: eurocentrismo y ciencias sociales. Perspectivas latinoamericanas. Buenos Aires, CLACSO, 2000. En: http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/lander/quijano.rtf>;. 

Aula 5

29 Outubro 2025, 20:00 Antonio Maria Pusceddu


Sumário:

Nesta aula abordámos a relação entre feminismo e antropologia, apresentando as principais questões epistemológicas e políticas que acompanharam o desenvolvimento da antropologia feminista e a influencia marcante que esses debates exerceram no debate antropológico contemporâneo. Esta aula é a primeira do CP sobre as “epistemologias da diferença”.

Leituras:

  1. Lewin, E. (2006), Introduction. In E. Lewin (ed). In E. Lewin (ed), Feminist Anthropology: A Reader. Malden, MA: Blackwell, pp. 1-37.
  2. Johnson, Jessica (2018), Feminist anthropology and the question of gender. In M. Candea (ed.), Schools and Styles of Anthropological Theory. London: Routledge, pp. 195-208.
  3. Curiel, Ochy, e Jules Falquet (2014). Introdução. In Verônica Ferreira et al. (orgs.), O Patriarcado Desvendado. Teorias de três feministas materialistas: Colette Guillaumin, Paola Tabet e Nicole-Claude Mathieu. Recife: edições sos corpos, pp. 7-26. [a versão integral do livro encontra-se na pasta "Leituras adicionais"]
  4. Abu-Lughod, Lila (2006), Writing against Culture [1991]. In E. Lewin (ed), Feminist Anthropology: A Reader. Malden, MA: Blackwell, pp. 153-169.
  5. Alves de Matos, Patrícia (2023), Distributed agency: Care, human needs, and distributive struggles in Portugal. Critique of Anthropology 44(1): 82-96.
  6. Brodkin (Sacks), Karen, Toward a Unified Theory of Class, Race, and Gender [1989]. In E. Lewin (ed). Feminist Anthropology: A Reader. Malden, MA: Blackwell, pp. 129-146.
  7. Oyěwùmí, Oyèrónké (2014). The Invention of Women [1997]. H. Moore, & S. Todd (eds), Anthropology in Theory: Issues in Epistemology. London: Wiley Blackwell, pp. 448-454 [na pasta "Leituras adicionais" é disponível a versão integral do livro de Oyěwùmí em tradução português, A invenção das mulheres].

Aula 4

22 Outubro 2025, 20:00 Antonio Maria Pusceddu


Nesta aula foi tratado o problema da comparação enquanto aspeto epistémico constitutivo da teoria e da prática antropológicas. A questão da comparação foi, portanto, abordada a partir dos enquadramentos epistemológicos da relação entre “experiência” e “cognição”. Foram discutidas diferentes formas de entender e praticar a comparação, bem como as críticas persistentes às comparações tipológicas, a noção de "semelhança de família" e a visão hipercrítica do debate pós-moderno.

Leituras:

  1. Bourdieu, P. (2014) Participant Objectivation [2003]. In Moore, Henrietta, & Todd Sanders (eds) (2014), Anthropology in Theory: Issues in Epistemology. London: Wiley Blackwell, pp. 556-559.
  2. Candea, M. (2018). The Impossible Method (capítulo 1). In Candia, Matei (2018), Comparison in Anthropology: The Impossible Method. Cambridge: Cambridge University Press, pp. 29-52.
  3. Herzfeld, M. (2001). Epistemologies. In Anthropology: Theoretical Practice in Culture and Society. Oxford: Blackwell Publishing, pp. 21-54
  4. Strathern, M. (2018). Persons and partible persons. In Candea, Matei (ed.) (2018), Schools and Styles of Anthropological Theory. London: Routledge, pp. 237-246