Sumários
As migrações das fotografias vernaculares: ecossistemas, trânsitos e retornos
11 Dezembro 2025, 18:00 • Paulo Raposo
Palestra com Fabiana Bruno (UNICAMP) no âmbito do seminnário Zonas de Contacto.
Céu Vermelho - arquivos e documentação, incursões artísticas e etnográficas
4 Dezembro 2025, 18:00 • Paulo Raposo
Concepção dos instrumentos de recolha, registo e de difusão do conhecimento. Escalas de abordagem. Arquivos e Documentação. Registos empíricos e conceptualizações teóricas. Questionamentos críticos e rupturas epistemológicas no pensamento antropológico e incursões artísticas.
Da construção do projeto à escrita da tese: interrogações metodológicas e éticas
27 Novembro 2025, 18:00 • Paulo Raposo
Diniz, Débora. (2012) Carta de uma orientadora. O primeiro projeto de pesquisa. Brasília: Letras Livres. Online
Grossi, Miriam. (1992) “A dor da tese” In Ilha Revista de Antropologia, Florianópolis, v.6, n.1 e n.2, julho de 2004, p. 221-23 online
Oliveira, Luís Roberto Cardoso de. (2004) “Pesquisa em versus Pesquisas com seres humanos” in Ceres Victória et all (orgs) Antropologia e ética: o debate atual noi Brasil, ABA – editora da UFF, Niterói, pp. 33-44 online
BECKER, Howard. S. Cap.3 A única maneira certa. In: _____. Truques da escrita. Para começar e terminar teses, livros e artigos. Rio de Janeiro: Zahar, 2015.
Projetos experimentais e cruzamentos transdisciplinares com Rafaele Francisco “Poéticas Transatlânticas: Mulheres negras em Movimento”
20 Novembro 2025, 18:00 • Paulo Raposo
Da revisão de literatura ao desenho do projeto. Componentes do projeto: Objetivos e fundamentação, Estado da arte e revisão bibliográfica.
Projetos experimentais e cruzamentos transdisciplinares.
Convidada: Rafaela Francisco, produtora cultural, coreógrafa e doutoranda em Performances Culturais da Universidade Federal de Goiás, Brasil, apresentando o projeto “Poéticas Transatlânticas: Mulheres negras em Movimento”
Apresentações intermédias dos projetos dos estduantes + convidada Ema Gonçalves
13 Novembro 2025, 18:00 • Paulo Raposo
Apresentações intermédias dos projetos dos/ass estudantes.
Esta apresentação une algumas reflexões decorrentes da minha pesquisa de mestrado sobre a rádio comunitária na Palestina e a minha atual (e em curso) pesquisa de doutoramento sobre as práticas de cuidado na resistência queer na Palestina. Espero trazer-vos algumas questões para pensar e levantar tantas outras, sobre a nossa posicionalidade e papel enquanto académicos e ‘produtores de conhecimento’, bem como o uso da linguagem e questões éticas e metodológicas a nível de disseminação de resultados, colaboração e construção de comunidade pós-pesquisa.
Vamos explorar metodologias decoloniais, queer e colaborativas, bem como o uso do visual e da arte através de zines, fotografia, filme documental e mapeamento coletivo. Sempre reforçando que a verdadeira decolonialidade está na tentativa, na reflexão, na crítica e na construção do que vem, sempre comprometida com ideais e práxis de libertação. E esta apresentação, bem como a pesquisa na qual é baseada, nada é mais senão também ela uma tentativa, que irá gerar tantas outras, repletas de erros, falhas e quem sabe talvez pequenos avanços ou vitórias.