Sumários
Conferencia do Programa Pós-Graduação do ISCTE/FCSH com Ramon Sarró
6 Novembro 2025, 18:00 • Paulo Raposo
A aula foi realizada na conferencia do programa de pós-graduação do ISCTE e da UNL/FCSH que o Prof. Ramon Sarró proferiu na Universidade Nova de Lisboa com o título "Passos para uma Etnografia da Imaginação e das Ruínas"
Observação e registo etnográfico; Entrevistas etnográficas; Uso da imagem e das plataformas digitais; Métodos cruzados e experimentais.
30 Outubro 2025, 18:00 • Paulo Raposo
Observação e registo etnográfico; Entrevistas etnográficas; Uso da imagem e das plataformas digitais; Métodos cruzados e experimentais.
Convidado: André Castro Soares, (Doutorado em Antropologia pelo ISCTE, Investigador do CRIA) apresentado projeto e plataforma digital sobre Semba – Patrimonialização desta expressão cultural angolana
Leituras recomendadas (a definir pelo convidado)
Leituras complementares:
Caterine Reginensi e Paulo Raposo. (2023) «Caminhadas e itinerários entre Rio de Janeiro e Lisboa. Artistas e ativistas urbanos entre sociabilidades e formas de resistir», Ponto Urbe [Online], 31 | pp.
Goldman, Márcio (2021) “Pósfácio – Recontando Outras histórias” In Marcio Goldman (org.) Outras Histórias. Ensaios sobre a composição de mundos na América e na África, Viveiros de Castro edições, Rio Janeiro.
No Terreno. Primeiras incursões. Repérage, pesquisa bibliográfica e mediações.
23 Outubro 2025, 18:00 • Paulo Raposo
No Terreno. Primeiras incursões. Repérage, pesquisa bibliográfica e mediações.
O “rito de passagem” – trabalho de campo – e as suas vicissitudes e desafios.
Convidado: Douglas Santos (Mestre em Antropologia ISCTE/ doutorando, CRIA, ISCTE/NOVA) apresentando projeto sobre (in)visibilidade da comunidade moir e do Islão na Índia (Gôa).
Leituras recomendadas: (a fornecer pelo convidado)
Leituras complementares:
Cunha, Luís. « O investigador e o terreno: da construção do objecto à sua problematização ». Memória Social em Campo Maior, Etnográfica Press, 2006, https://doi.org/10.4000/books.etnograficapress.2904. https://books.openedition.org/etnograficapress/2904
Ecco, Umberto 1997 [1977]“O plano de trabalho e a elaboração de fichas”. In: Como se faz uma tese. Ed. Presença, Lisboa. (pag. 125-160)
O âmbito e os desafios da pesquisa.
16 Outubro 2025, 18:00 • Paulo Raposo
O âmbito e os desafios da pesquisa; as questões de pesquisa, as questões do/a pesquisador/a e as questões dos sujeitos de pesquisa ; definição e localização do objeto/sujeito de pesquisa; engajamento e implicação.
Convidado: Gustavo Gustrava Bonfiglolli (mestre em Antropologia pelo ISCTE) apresentando projeto sobre dissidências de género, politicas de identidade, teorias queer/cuir em coletivos carnavalescos
O que pode ser um projeto de pesquisa? Como desenhar uma pesquisa de campo?
9 Outubro 2025, 18:00 • Paulo Raposo
O que pode ser um projeto de pesquisa? Como desenhar uma pesquisa de campo? A antropologia como ciência e/ou como instrumento crítico? Interrogações teóricas ou afetações empíricas?
Convidada: Francisca Figueiredo (mestranda-finalista em antropologia ISCTE) apresentando sua pesquisa em contexto de convento de freiras em Portugal e Angola
Visionamento em casa: Etno-quê? – “Como desenhar uma pesquisa etnográfica?”
Leituras recomendadas (a definir pela convidada)
Leituras complementares:
Cardoso, Ruth. (1986) “Aventuras de antropólogos em campo ou como escapar das armadilhas do método” In A Aventura Antropológica. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Ecco, Umberto “Que é uma tese e para que serve” e “A escolha do tema”. In: Como se faz uma tese. Ed. Presença, Lisboa (pp. 27-68)
Recursos bibliográficos complementares:
Webinar – “Descoberta da pesquisa acadêmica - A pesquisa em antropologia” com Vanessa Moreira - Biblioteca Pública Estadual do Ceará
E-book: Survey of Anthropology , Tori Saneda, 2022, Cap 2. “What Is Anthropological Research?”